1. (Ufc) As "Chaves
Analíticas" são utilizadas pelos taxonomistas para a identificação de
diferentes grupos de animais (ou outros seres vivos). A seguir temos o exemplo
de uma chave usada para a identificação das diferentes classes do filo 'Arthropoda'.
Nestes exemplos, cada classe está representada por uma letra (A, B, C, D e E).
Identifique cada uma das cinco classes de acordo com as suas características e
escreva seus nomes nos espaços reservados.
1 - Artrópodes com dez
ou mais patas ....... vá para o item 2
- Artrópodes com seis ou oito patas .......
vá para o item 4
2 - Cabeça fundida ao
tórax (cefalotórax); abdome com segmentação nítida; dois pares de antenas
....... A........
- Cabeça distinta do resto do corpo, que é
formado por uma série de segmentos nítidos; um par de antenas ........ vá para
o item 3
3 - Cada segmento do
corpo com um par de patas ....... B .......
- Cada segmento do corpo com dois pares de
patas ....... C .......
4 - Oito patas; sem
antenas e sem asas; cabeça indistinta por ser fundida ao tórax ....... D
........
- Seis patas; antenas sempre presentes, asas
quase sempre presente; corpo constituído por três partes distintas: cabeça,
tórax e abdome ....... E .......
2. (Fgv) Crianças que
freqüentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam apresentaram,
praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como
"bicho-geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico
é o 'Ancylostoma braziliense'.
Quais os animais a
seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
a) Ratos e pássaros.
b) Ratos e pombos.
c) Morcegos e pombos.
d) Cachorros e gatos.
e)
Papagaios e pombos.
3. (Fuvest) O
'Ancylostoma' é um parasita intestinal que provoca o "amarelão",
doença que se pode adquirir:
a) por picada de um
hemíptero (barbeiro).
b) comendo carne de
porco mal cozida.
c) comendo carne bovina
contaminada.
d) por picada de
pernilongo.
e)
andando descalço.
4. (Uel) A figura a
seguir mostra a contaminação do homem por um parasita.
A moléstia causada por
esse parasita é a
a) elefantíase.
b) ancilostomose.
c) leishmaniose.
d) ascaridíase.
e)
esquistossomose.
5. (Uel) A figura a
seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano.
O verme causador da
parasitose e o transmissor são, respectivamente,
a) a filária e um
mosquito do gênero Culex.
b) a filária e um
mosquito do gênero Anopheles.
c) o ancilóstomo e um
mosquito do gênero Culex.
d) o ancilóstomo e um
mosquito do gênero Anopheles.
e)
o esquistossomo e um inseto do gênero Triatoma.
6. (Ufmg) A ingestão
freqüente de terra por crianças é um comportamento que pode indicar
a) anemia, como
conseqüência de necatoríase.
b) desnutrição, por
deficiência de minerais para reposição de energia.
c) fome, pois a terra
ingerida produzirá sensação de saciedade.
d) parasitose por
Ascaris porque a ingestão de terra reduz a infestação.
e)
raquitismo, portanto as crianças buscam, instintivamente, o cálcio necessário
ao seu crescimento.
7. (Unesp) Existe uma
frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: "Se
nadou e depois coçou, é porque pegou". Esta frase refere-se à infecção
por:
a) 'Plasmodium vivax'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma
mansoni'.
d) 'Taenia sollium'.
e)
'Ancylostoma duodenale'.
8. (Unesp) Considere a
afirmação:
"O ciclo de vida se
completa em um único hospedeiro".
Trata-se de:
a) 'Plasmodium
falciparum'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma
mansoni'.
d) 'Taenia solium'.
e)
'Ascaris lumbricoides'.
9. (Fuvest) Caranguejo,
caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses
mesmos filos, pertencem, respectivamente:
a) lagosta, lula e
estrela-do-mar.
b) abelha, lesma e
água-viva.
c) camarão, planária e
estrela-do-mar.
d) barata, mexilhão e
ouriço-do-mar.
e)
ouriço-do-mar, polvo e água-viva.
10. (Faap) Num passado,
não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários
para se fazer sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais
podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era
utilizado e a qual o filo pertence?
a) lesma, do filo
Molusca
b) minhoca, do filo
Annelida
c) lesma, do filo
Artrópoda
d) sanguessuga, do filo
Annelida
e)
amarelão, do filo Asquelminte
11. (Uel) O esquema a
seguir mostra parte de um animal.
Uma tal organização dos
nefrídios, do sistema nervoso e do celoma encontra-se em
a) minhocas.
b) caramujos.
c) gafanhotos.
d) planárias.
e)
ouriços-do-mar.
12. (Uerj) O esquema a
seguir exemplifica o tipo de sistema nervoso constituído de cérebro composto de
gânglios na extremidade anterior, cordão nervoso ventral duplo de gânglios e
nervos segmentares.
Este tipo de sistema
nervoso é encontrado em:
a) anelídeos
b) turbelários
c) vertebrados
d) equinodermos
13. (Ufes) As minhocas
participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses
animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que
a) são animais dióicos,
com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto.
b) têm um sistema
reprodutor masculino bem desenvolvido, que apresenta testículos, receptáculos
seminais e glândulas prostáticas.
c) emparelham-se no
processo reprodutivo, mas apenas uma transfere esperma para a outra,
separando-se logo em seguida.
d) armazenam nas
vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca no momento da cópula.
e)
liberam o esperma quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos
receptáculos seminais, momento em que ocorre a fecundação.
14. (Ufmg) Observe a
figura em que se representa um fenômeno biológico.
Todas as alternativas
apresentam benefícios resultantes desse fenômeno, EXCETO
a) Aumento da aeração no
solo.
b) Aumento da eficiência
na ciclagem dos nutrientes na agricultura.
c) Aumento do número de
consumidores favorecendo o fluxo de energia.
d) Maior disponibilidade
de alimento para os peixes.
e)
Manutenção da diversidade no ecossistema.
15. (Unesp) Os anelídeos
têm em comum:
a) o habitat.
b) as ventosas.
c) a segmentação.
d) os parapódios.
e)
as cerdas.
16. (Unesp) Observe o
esquema.
Suponha que o pássaro,
se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis retângulos que contenham
pistas (informações) com características deste anelídeo, não podendo pular
nenhum retângulo. Um caminho correto a ser percorrido é
a) 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
b) 2, 3, 6, 5, 8 e 11.
c) 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
d) 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
e)
3, 2, 1, 4, 7 e 10.
17. (Uel) Entre os
artrópodos, a presença de dois pares de antenas caracteriza os
a) insetos.
b) crustáceos.
c) aracnídeos.
d) diplópodos.
e)
quilópodos.
18. (Furg) Com relação
ao filo dos Artrópodes, pode-se afirmar que:
I - são animais que
apresentam apêndices articulados, exoesqueleto rígido e sistema circulatório
fechado.
II - nos crustáceos, o
exoesqueleto pode sofrer impregnação de sais de cálcio.
III - os insetos são
mandibulados e caracterizam-se pela presença de três pares de apêndices
locomotores.
IV - os aracnídeos são
mandibulados e caracterizam-se pela presença de quatro pares de apêndices
locomotores.
V - a principal
característica dos crustáceos é apresentar um par de antenas e dois pares de
mandíbulas.
VI - nos insetos, a
respiração é traqueal e os túbulos de Malpighi realizam a excreção.
Assinale a alternativa
correta
a) I, II, IV e V estão
corretas.
b) II, III e IV estão
corretas.
c) III, IV, V e VI estão
corretas.
d) IV, V e VI estão
corretas.
e)
II, III e VI estão corretas.
19. (G2) Assinale a
opção que associa corretamente as Classes do Filo Arthropoda apresentadas na
coluna adiante, em algarismos arábicos, com as características morfológicas
apresentadas a seguir, em algarismos romanos:
1 - Insetos
2 - Crustáceos
3 - Aracnídeos
4 - Quilópodes
5 - Diplópodes
I. corpo dividido em
cabeça, tórax e abdome, hexápodes.
II. corpo dividido em
cabeça e tronco: um par de patas por segmento do corpo.
III. corpo dividido em
cefalotórax e abdome: aparelho bucal mandibulado.
IV. corpo dividido em
cefalotórax e abdome: quelicerados.
V. corpo dividido em
cabeça e tronco: dois pares de patas por segmento do corpo.
a) I - 1; II - 4; III -
2; IV - 3; V - 5.
b) I - 3; II - 2; III -
4; IV - 1; V - 5.
c) I - 1; II - 5; III -
3; IV - 2; V - 4.
d) I - 2; II - 4; III -
1; IV - 5; V - 3.
e)
I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.
20. (Mackenzie)
Considere o quadro a seguir sobre algumas características encontradas entre os
artrópodos.
A, B, C e D podem ser,
respectivamente:
a) cigarra, aranha,
camarão e lagosta.
b) sarna, percevejo,
lagostim e lacraia.
c) barata, piolho, cravo
e piolho-de-cobra.
d) gafanhoto, carrapato,
siri e lacraia.
e)
escorpião, pulga, camarão e piolho-de-cobra.
21. (Unitau)
Representantes da Classe Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo
e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence à
referida classe:
a) 'Ascaris
lumbricoides'.
b) 'Necator americanus'.
c) 'Ancylostoma
duodenale'.
d) 'Taenia saginata'.
e)
'Wuchereria bancrofti'.
22. (G1) Das
características a seguir, qual é exclusiva dos Equinodermos?
a) Sistema nervoso
ganglionar.
b) Aparelho digestivo
completo.
c) Sistema sensorial
representado por antenas e olhos.
d) Sistema
hidrovascular.
e)
Presença de conchas em alguns representantes.
23. (G2) Assinale a
alternativa que relaciona apenas animais exclusivamente marinhos:
a) camarão, lagosta,
caranguejo.
b) lula, polvo,
caramujo.
c) estrela-do-mar,
polvo, coral.
d) camarão, polvo,
ouriço-do-mar.
e)
lagosta, caranguejo, pepino-do-mar.
24. (Uel) Considere as
características reprodutivas a seguir.
I. sexos separados
II. dimorfismo sexual
III. fecundação externa
IV. desenvolvimento
indireto
Nos equinodermos
ocorrem, geralmente, APENAS
a) I e II
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e)
II, III e IV
25. (Unaerp) Os animais
A, B e C apresentam as seguintes características:
A: pés ambulacrários,
espinhos no corpo e simetria radiada.
B: cefalotórax,
quelíceras e exoesqueleto de quitina.
C: presença de rádula,
massa visceral e concha.
A, B e C podem ser,
respectivamente:
a) pepino-do-mar,
minhoca e polvo.
b) aranha, pepino-do-mar
e polvo.
c) estrela-do-mar,
aranha e caracol.
d) estrela-do-mar,
aranha e minhoca.
e)
minhoca, aranha e pepino-do-mar.
26. (Fei) Um aluno da
FEI foi a um jantar onde havia camarão, ostra, lula e lagosta. Esta refeição
continha portanto:
a) apenas peixes
b) apenas crustáceos
c) apenas moluscos
d) apenas crustáceos e
moluscos
e)
apenas peixes e moluscos
27. (Puccamp) Na
história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de
animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cafalização
é o dos
a) poríferos.
b) cnidários.
c) artrópodes.
d) platelmintos.
e)
equinodermos.
28. (Ufes) O esquema a
seguir representa o ciclo reprodutivo de um animal. Após analisá-lo, podemos
afirmar que o tipo de reprodução assinalado em I é:
a) autogamia
b) neotenia
c) partenogênese
d) pedogênese
e)
poliembrionia
29. (Ufpi) Assinale a
alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos
complexos.
a) Artrópodes;
b) Cnidários;
c) Anelídeos;
d) Poríferos;
e)
Nematódeos.
30. (Ufrn) Os poríferos
ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no
entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns
estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade
em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros
grupos, porque
a) seu esqueleto
constitui um suporte rígido que impede deslocamentos.
b) a ausência de
sistemas sensitivos que lhes assegurem defesa os torna vulneráveis à ação de
predadores.
c) a falta de sistema
nervoso os impossibilita de se alimentarem de matéria em suspensão.
d)
sua fixação a substratos dificulta a captura de algas e, conseqüentemente, sua
sobrevivência.
31. (Ufrs) Em relação a
grupos de invertebrados, considere as características citadas abaixo.
1 - presença de dois
pares de antenas
2 - corpo metamerizado
3 - habitat
exclusivamente marinho
4 - presença de
exoesqueleto
5 - locomoção através de
sistema ambulacrário
Assinale a alternativa
que apresenta a correspondência correta entre o grupo animal e suas
características.
a) Anelídeos - 2 e 5
b) Moluscos - 2 e 4
c) Crustáceos - 3 e 4
d) Insetos - 1 e 4
e)
Equinodermos - 3 e 5
32. (Ufsm)
SOARES, J. L.
"Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções". São Paulo: Scipione,
vol. 2, 2000. p. 91.
Considere as afirmações
sobre o desenho:
I. A seta 1 aponta para
uma cavidade do tipo pseudoceloma.
II. O organismo se
reproduz por alternância de gerações e de formas.
III. As setas 2 e 3
apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e)
apenas III.
33. (Ufsm) Nos
poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de
sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam
por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do
esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos
na digestão executada pelos __________.
Assinale a alternativa
que preenche corretamente as lacunas.
a) coanócitos -
espículas - pinacócitos
b) amebócitos -
pinacócitos - coanócitos
c) amebócitos -
espículas - coanócitos
d) pinacócitos -
amebócitos - porócitos
e)
porócitos - pinacócitos - amebócitos
34. (Pucmg) O esqueleto
dos equinodermos é um:
a) endoesqueleto
ectodérmico quitinoso.
b) endoesqueleto
mesodérmico calcáreo.
c) exoesqueleto
endodérmico calcáreo.
d) exoesqueleto
ectodérmico quitinoso.
e)
exoesqueleto mesodérmico quitinoso.
35. (Fatec) A digestão
dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas
a) arqueócitos.
b) porócitos.
c) coanócitos.
d) pinacócitos.
e)
amebócitos.
36. (Unitau) Alguns
animais não possuem sistema ou órgão responsável pelas trocas gasosas. Existem
aqueles que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico por difusão, através da
superfície epidérmica, como é o caso da
a) mosca.
b) aranha.
c) planária.
d) lesma.
e)
estrela-do-mar.
muito bom, agradeçida (:
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