terça-feira, 27 de agosto de 2013

Revisao sobre Artropode (com gabarito)




1. (Unifesp) A revista "Ciência Hoje" (n¡. 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito 'Aedes aegypti'.

a) Cite uma doença transmitida por este mosquito.

b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.


2. (Unesp) O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas.
Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.

3. (Unesp) Em uma mata, encontramos vários animais pertencentes à classe dos insetos. Dentre esses, temos o grilo e o gafanhoto da ordem dos ortópteros, a cigarra e o vaga-lume, respectivamente, das ordens dos homópteros e dos coleópteros. Com base nestas informações, em qual dos grupos (grilo - gafanhoto ou cigarra - vaga-lume) você espera encontrar maiores semelhanças? Justifique sua resposta.

4. (Unicamp) O zumbido do vôo de um pernilongo é produzido pelo movimento de suas asas. Essa intensa atividade muscular, requerendo alto consumo de oxigênio, é compatível com o tipo de sistema circulatório dos insetos? Explique.

5. (G1) Caracterize uma aranha quanto às divisões do corpo, número de antenas e de patas.

6. (G2) Qual a função dos palpos, das quelíceras e das fiandeiras observadas nas aranhas?

7. (Ufes) A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema.
a) Caracterize morfologicamente os ácaros.
b) Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia para evitar o contato com os ácaros?
c) Por que as pessoas que moram em regiões secas são menos atacadas por esse tipo de alergia?

8. (Unicamp) Muitas vezes encontramos em jornais informes publicitários que anunciam o controle de pragas urbanas. Em um desses anúncios lemos: Quais os insetos e animais que integram o conjunto de pragas urbanas?

Resposta: aranhas, cupins, mosquitos (pernilongos), baratas, pulgas, formigas, escorpiões e animais como os ratos, morcegos e pombos.

a) Nem todos os invertebrados relacionados na resposta do anúncio são insetos. Quais são eles? A que grupo pertencem? Indique uma característica que os diferencia dos insetos.

b) Os vertebrados mencionados no anúncio podem ser separados em classes segundo a presença de pêlos ou de penas. Que classes são essas? Cite outras duas características exclusivas a cada uma dessas classes.

c) Forneça uma explicação para o aumento das pragas urbanas.

9. (G1) Quais são as características dos artrópodes? Dê dois exemplos de animais que pertençam a cada um das três classes principais de artrópodes.

10. (Ufg) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir:

abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca.

a) Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes.
b) Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, descreva o ocelo e o olho composto.

11. (Ufrj) Para alguns cientistas os artrópodes teriam surgido a partir dos anelídeos. Os peripatos (Peripatus) seriam os representantes atuais dos possíveis ancestrais dos artrópodes, uma vez que reúnem características dos anelídeos e dos artrópodes. Os peripatos apresentam corpo vermiforme, são dotados de traquéias, possuem nefrídios, têm circulação aberta e cutícula de quitina.

Quais dessas características são próprias dos anelídeos e quais características pertencem aos artrópodes?

12. (Unesp) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.
a) A que classes pertencem a pulga e o carrapato?
b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.

13. (Unesp) João e Pedro estão caminhando por um parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, "cascas", que João identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de exúvias. João conta a Pedro que a tradição popular diz que "as cigarras estouram de tanto cantar", explica que as cigarras são insetos e descreve o número de apêndices encontrado em um inseto generalizado.
a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que as exúvias são restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar"? Justifique sua resposta.
b) Qual o número de apêndices encontrados no tórax de um inseto adulto generalizado?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufmt) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

14. Existem atualmente cerca de um milhão de espécies de animais. Deste número aproximadamente 5% são vertebrados e os demais invertebrados, (Fonte: BARNES, R. D, 1984). Sobre os invertebrados, julgue os itens a seguir.
(      ) A sanguessuga pertence ao Filo Annelida, ou seja, são animais metaméricos vermiformes.
(      ) Os escorpiões são aracnídeos, com excreção por túbulos de Malpighi.
(      ) As baratas pertencem ao Filo Arthropoda e apresentam respiração do tipo traqueal.
(      ) As planárias pertencem ao Filo Porifera, com sistema nervoso difuso em forma de rede.

15. (Ufrs) Em 2005, iniciaram-se as comemorações do centenário da utilização da 'Drosophila' sp. na pesquisa científica.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir sobre esse inseto, amplamente utilizado em experimentos na área de genética e evolução.

(     ) Apresenta variantes genéticas facilmente observáveis.
(     ) Apresenta autofecundação.
(     ) Apresenta ciclo reprodutivo curto e fecundidade alta.
(     ) Apresenta pequeno número de cromossomos.
(     ) Não apresenta dimorfismo sexual.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é
a) F - V - F - F - V.
b) F - F - V - F - V.
c) V - V - F - V - F.
d) V - F - V - V - F.
e) V - F - F - V - V.



GABARITO

1. a) O mosquito 'Aedes aegypti' é o transmissor da dengue e da febre amarela.

b) As substâncias liberadas pela queima da vela de andiroba são capazes de diminuir o apetite das fêmeas dos mosquitos. Desta forma, os pernilongos atacarão com menor voracidade o ser humano. Assim, a produção dos ovos destes mosquitos, que depende do sangue ingerido pelos animais, será menor e haverá diminuição da densidade populacional destes vetores. Conseqüentemente, diminuirá, portanto, a proliferação das doenças por eles veiculadas.

2. a) Corpo segmentado (metameria), exoesqueleto quitinoso e presença de apêndices articulados.
b) Camarão é crustáceo dividido em cefalotórax e abdome, possui 4 antenas e geralmente 10 patas locomotoras. Abelha é inseto dividido em cabeça, tórax e abdome, possui 2 antenas e 6 patas locomotoras.

3. Grilo e gafanhoto, porque pertencem à mesma Ordem.

4. Os insetos possuem circulação aberta, lenta e sangue sem pigmento respiratório, o que é incompatível com o alto consumo de oxigênio por esses animais. O alto consumo para a produção de energia na respiração celular é possível graças ao sistema respiratório traqueal que leva o oxigênio diretamente às células dos tecidos.

5. Aranhas possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e se deslocam utilizando 8 patas.

6. Palpos servem para segurar a presa, quelíceras para injetar o veneno e as fiandeiras para tecer a teia.

7. a) Acarinos, com cefalotórax e abdome fundidos, ausência de antenas e 8 patas.
b) Evitar carpetes, cortinas, cobertores e outros elementos que são reservatórios de poeira aonde vivem os ácaros.
c) Porque estes artrópodes dependem de umidade para sobreviver.

8. a) Aranhas e escorpiões são aracnídeos. Distinguem-se dos insetos pelas seguintes características: corpo dividido em cefalotórax e abdome, ausência de antenas, presença de quelíceras e palpos (pedipalpos).

b) Os vertebrados revestidos por pêlos e penas são, respectivamente, mamíferos e aves.
Mamíferos apresentam glândulas mamárias, diafragma, aorta sinistra, hemácias anucleadas, sete vértebras cervicais, pregas vocais na laringe.
Em aves encontramos: ossos pneumáticos, aorta destra, sacos aéreos nos pulmões, siringe.

c) A ocorrência de pragas urbanas pode ser explicada pela ausência de inimigos naturais, locais propícios para abrigo e reprodução, além de alimento disponível nos depósitos de lixo.

9. Patas articuladas; exoesqueleto quitinoso; corpo metamerizado; triblásticos.
Crustacea: camarão, lagosta.
Insecta: mosquito, borboleta.
Aracnida: aranha, escorpião.

10. a) Camarão, caranguejo e lagosta: classe dos crustáceos.
Abelha, besouro, formiga, grilo e mosca: classe dos insetos.
Aranha e escorpião: classe dos aracnídeos.

b) Os ocelos são estruturas visuais pequenas e isoladas, constituídas de células sensoriais, revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo ótico. Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagem.
Os olhos compostos são estruturas visuais grandes formando par, constituídos de muitas unidades visuais hexagonais, denominadas omatídeos, e dotados de córnea e cristalino. Cada omatídeo capta uma pequena parte da cena observada e a transmite ao sistema nervoso, que compõe as imagens parciais, de modo a produzir uma imagem total definida.

11. Corpo vermiforme e presença de nefrídios são características dos anelídeos. Presença de traquéias, circulação aberta e cutícula de quitina são próprias dos artrópodes.

12. a) A pulga e o carrapato são animais do Filo Artrópodes pertencentes, respectivamente, às classes Insetos e Aracnídeos.

b) Pulga - corpo dividido em cabeça + tórax + abdome com 6 patas locomotoras.
Carrapato - corpo com cefalotórax e abdome fundidos com 8 patas especializadas em mantê-lo aderido ao hospedeiro.

13. a) Exuvias são exoesqueletos liberados durante a muda.
b) Presença ou ausência de asas; presença de seis patas (hexápodes).

14. V V V F

15. [D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.