quarta-feira, 9 de novembro de 2011

IFES em Tobias. Pros e contra.

A Prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, está se esforçando ao máximo para trazer à nossa cidade, um núcleo de ensino técnico e profissionalizante - IFES. O Pólo Centro-Sul pretende oferecer à população tobiense os cursos de mecânica, técnico em edificação e informática. Possibilitando, dessa forma, não só o aperfeiçoamento dos profissionais da área, mas, sobretudo, a qualificação técnica dos jovens e desempregados, com vistas ao ingresso no primeiro emprego.(Portal da Prefeitura)

Eu seria louco se dissesse que isso é ruim para o municipio. Muito pelo contrario!
É um grande passo dado pelo municipio, diferente do que foi feito pela gestao passada, quando nao permitiu que um polo da UFS se instalasse em Tobias, priorizando com isso, as univerdades particulares.

Porem, algumas consideraçoes precisam serem poderadas:
  • Não basta termos um IFS em Tobias. É preciso dota-los da infraestrutura necessária sempre, e nao apenas em sua inauguração;
  • Não vejo como sinal de "responsabilidade" inauguramos a IFS em um predio que nao seja exclusivamente destinado a isso. Essa instalação será feita onde? No CAIC? E o CAIC para onde vai?
Sei que no CAIC existem muito espaço ocioso ou com pouco uso, mas tenho certeza que nao faltam em Tobias necessidade de uso. Basta ver a quantidade de jovens em situação de risco em nosso municipio.

Me preocupa saber que nossos problemas nao são resolvidos,mas apenas modificado em outro.

Sei que a instalação de uma unidade do IFS engrandecerá muito o municipio ((ver histórico da IFS em Sergipe) mas acredito tambem que, se nao for levado a sério, sérá mais uma obra "faraonica ou elefante branco", como se diz popularmente, quando se trata de esperdicio de dinheiro publico.

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.