terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aula passeio.Todo mundo ganha!




 Mais unm ano letivo se inicia e alguns dilemas continuam batendo a porta da sala: Como atrair a atenção dos alunos? Como criar no alunos, o gosto por voltar de novo, entusiasmado para aula do dia seguintes? Como ensinar meus conteudos de uma forma diferente?
Esses questionamento parecem impossíveis de serem resolvido. Isso não é verdade!

Acontece que "feijão com arroz" o tempo todo até o estómago enjoa.

Uma alternativa que venho implementado a quase 10 anos é as excursões temáticas. A famosa aula fora da sala.  O sucesso é INFALIVEL!

Para alguns "ignóbeis" esse tipo de atividade é enrolação e o aluno nao aprende nada, pois na cabeça destas criaturas "aprender é sentar na cadeira e copiar". Acredite. É esse tipo de conduta que tanto promove a evasão escolar.

Quem primeiro pensou neste conceito foi Freinet.

Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso, desenvolveu o conceito de aula passeio por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela. Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.


As aulas passeios são de extrema importância, porem não pode ser feita de qualquer forma. Requer planejamento e muita atenção. Nao se trata apenas de levar o alunos para um outro lugar! Se assim fosse, motoristas seriam os humanos mais inteligentes, não é verdade?

Como já mencionei ante, possuo "vasta" experiencia neste tipo de aula. Com equipamento, roteiro e projeto elaborado. Qualquer interesse, mantenha contado.

Lazer em Tobias. Temos? Precisamos?


Outro dia, conversando com o amigo na net, ele me falava da importância de termos mais área de lazer em nossa cidade. Essa obvio informação me fez vim a tona uma indagação: Por que não temos área de lazer na cidade?
Acredito que seja por que não temos muitas opções ou por que somos uma cidade muito acanhada, praticamente sem potencial alguns!

Andando pelas cidades que nos cercam e viajando pelas cidades desse  nosso estado, percebi que essas respostas não cabem. Temos potencial! O grande "fato" é que fazemos questão de não usar ou usar de forma muito errada, o que dispomos.

Vejamos:

  • Temos área de preservação, com lindas paisagens e não exploramos para pratica de ecoturismo;
  • Já tivemos uma sala de cinema muito boa e derrubamos;
  • Temos grande potencial para o turismos de artesanato e não usamos;
  • Temos possibilidade de usar área para banho, na Barragem do Jabeberi e usamos mal;
  • Ja tivemos um importante zoologico municipal que foi fechado;
  • Temos uma juventude talentosa (Basta ver o numero de bandas que existem!) que não é estimulada;
  • Já presenciamos o "nascimento" e "morte" de tantos atletas que eu nem consigo relacionar.
  • Temos radios, jornais, escritores mas, nada frutifica ou melhor, NADA É PLANTADO!
Agora eu fico pensando:-Quantos comerciantes chegam aqui em Tobias, com uma mão na frete e outra atraz, como se diz popularmente, e, em um piscar de olhos amanhecem ricos? Quantos "riquinhos" e "riquinhos" exibem seus carros e motos possantes avenida acima e abaixo ou em exibiçoes em eventos em outras cidades, sem qualquer preocupação com sua "terra natal"?

 E nós, povo, o que temos?

-Formiguinha Fest; Popeye Fest; Bloco disto e bloco daquilo. Todas festa particulares que, ao termino do evento serviu para:
  • Aumentar astronomicamente as contas bancarias destes "promotores" de eventos;
  • Aumentar o numero de adolescentes gravidas;
  • Incrementar o mercado consumidor de cerveja;
  • Aumentar o numero de jovens que "descobrem" maconha, cocaina e crak;
  • e a unica coisa que diminui: PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NAS ESCOLAS E O EXITO ESCOLAR.
Parece que minto ou exagero ao dizer isso, mas procure dados. Veja a criminalidade na cidade; Veja a frequência nas escolas; Veja a distribuição da riqueza em nosso município.
Será que precisamos de lazer sadio em Tobias Barreto???

"Seu Nau" e o antigo projetor do Cine Nogueira.

"reserva" do Olho d'agua- Madeiro
"reserva" do Olho d'agua- Madeiro

Cachoeira do formoso- Macacos
Vista da barragem do Jabiberi

Vista da barragem do Jabiberi

Parque dos Missionário, no início.

Parque dos Missionário, hoje.

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.