segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atividade sobre genetica

Fonte: 

01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.

03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.

a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?

b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

05- (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

06- (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?

09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

11- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:

a) hereditários

b) dominantes

c) genotípicos

d) adquiridos

e) recessivos

12- (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:

a) número de cromossomos

b) forma dos cromossomos

c) tamanho dos cromossomos

d) todas alternativas anteriores

e) nda

13- (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?

a) 1/2

b) 1/4

c) 1/8

d) 1/16

e) 1/32

14- (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:

a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.

b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas

c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas

d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes

e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.

15- (UFSCAR) O que é fenótipo?

a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente

b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características

c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo

d) é o conjunto de características de um indivíduo

e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:

a) a relação genes-cromossomos

b) a existência de cromossomos no núcleo celular

c) o processo de reprodução dos vegetais

d) a natureza química dos genes

e) o processo da meiose

17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:

a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes

b) alelos, recessivos, alelos, homólogos

c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos

d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos

e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes

18- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto

b) heterozigoto

c) heterogamético

d) homozigoto

e) haplóide

19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:



Cruzamento      Resultado
I x aa     100% púrpura
II x aa    50% púrpura; 50% amarelo
III x aa   100% amarelo
IV x Aa  75% púrpura; 25% amarelo
20- (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?

a) 150; 300

b) 150; 450

c) 300; 300

d) 150; 150

e) 450; 150

21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:

a) polimeria

b) interação gênica

c) pleiotropia

d) recessividade

e) co-dominância

22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica:

a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco

b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco

c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos

d) 25% brancos e 75% pretos

e) 25% brancos e 75% azuis

Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II

b) II e III

c) II e IV

d) I e IV

e) III e IV

23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantêm uma distância de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do genótipo MN/mn?

24- (UMC-SP) Um indivíduo de genótipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn
Pergunta-se:

a) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?

b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem?

c) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?

d) Qual é a distância dos loci m e n no mapa gênico?

25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:

- não ocorreu permuta entre os genes A e C

- ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D

- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A.


b) Justifique sua resposta.    

Animais invertebrado. Questoes para estudo.




1. (Ufc) As "Chaves Analíticas" são utilizadas pelos taxonomistas para a identificação de diferentes grupos de animais (ou outros seres vivos). A seguir temos o exemplo de uma chave usada para a identificação das diferentes classes do filo 'Arthropoda'. Nestes exemplos, cada classe está representada por uma letra (A, B, C, D e E). Identifique cada uma das cinco classes de acordo com as suas características e escreva seus nomes nos espaços reservados.

1 - Artrópodes com dez ou mais patas ....... vá para o item 2
   - Artrópodes com seis ou oito patas ....... vá para o item 4


2 - Cabeça fundida ao tórax (cefalotórax); abdome com segmentação nítida; dois pares de antenas ....... A........
   - Cabeça distinta do resto do corpo, que é formado por uma série de segmentos nítidos; um par de antenas ........ vá para o item 3

3 - Cada segmento do corpo com um par de patas ....... B .......
   - Cada segmento do corpo com dois pares de patas ....... C .......

4 - Oito patas; sem antenas e sem asas; cabeça indistinta por ser fundida ao tórax ....... D ........
   - Seis patas; antenas sempre presentes, asas quase sempre presente; corpo constituído por três partes distintas: cabeça, tórax e abdome ....... E .......

2. (Fgv) Crianças que freqüentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como "bicho-geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico é o 'Ancylostoma braziliense'.
Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
a) Ratos e pássaros.
b) Ratos e pombos.
c) Morcegos e pombos.
d) Cachorros e gatos.
e) Papagaios e pombos.

3. (Fuvest) O 'Ancylostoma' é um parasita intestinal que provoca o "amarelão", doença que se pode adquirir:
a) por picada de um hemíptero (barbeiro).
b) comendo carne de porco mal cozida.
c) comendo carne bovina contaminada.
d) por picada de pernilongo.
e) andando descalço.

4. (Uel) A figura a seguir mostra a contaminação do homem por um parasita.


A moléstia causada por esse parasita é a
a) elefantíase.
b) ancilostomose.
c) leishmaniose.
d) ascaridíase.
e) esquistossomose.

5. (Uel) A figura a seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano.


O verme causador da parasitose e o transmissor são, respectivamente,
a) a filária e um mosquito do gênero Culex.
b) a filária e um mosquito do gênero Anopheles.
c) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Culex.
d) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Anopheles.
e) o esquistossomo e um inseto do gênero Triatoma.

6. (Ufmg) A ingestão freqüente de terra por crianças é um comportamento que pode indicar
a) anemia, como conseqüência de necatoríase.
b) desnutrição, por deficiência de minerais para reposição de energia.
c) fome, pois a terra ingerida produzirá sensação de saciedade.
d) parasitose por Ascaris porque a ingestão de terra reduz a infestação.
e) raquitismo, portanto as crianças buscam, instintivamente, o cálcio necessário ao seu crescimento.

7. (Unesp) Existe uma frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: "Se nadou e depois coçou, é porque pegou". Esta frase refere-se à infecção por:
a) 'Plasmodium vivax'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia sollium'.
e) 'Ancylostoma duodenale'.

8. (Unesp) Considere a afirmação:

"O ciclo de vida se completa em um único hospedeiro".

Trata-se de:
a) 'Plasmodium falciparum'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia solium'.
e) 'Ascaris lumbricoides'.

9. (Fuvest) Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmos filos, pertencem, respectivamente:
a) lagosta, lula e estrela-do-mar.
b) abelha, lesma e água-viva.
c) camarão, planária e estrela-do-mar.
d) barata, mexilhão e ouriço-do-mar.
e) ouriço-do-mar, polvo e água-viva.

10. (Faap) Num passado, não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para se fazer sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual o filo pertence?
a) lesma, do filo Molusca
b) minhoca, do filo Annelida
c) lesma, do filo Artrópoda
d) sanguessuga, do filo Annelida
e) amarelão, do filo Asquelminte

11. (Uel) O esquema a seguir mostra parte de um animal.


Uma tal organização dos nefrídios, do sistema nervoso e do celoma encontra-se em
a) minhocas.
b) caramujos.
c) gafanhotos.
d) planárias.
e) ouriços-do-mar.

12. (Uerj) O esquema a seguir exemplifica o tipo de sistema nervoso constituído de cérebro composto de gânglios na extremidade anterior, cordão nervoso ventral duplo de gânglios e nervos segmentares.
 


Este tipo de sistema nervoso é encontrado em:
a) anelídeos
b) turbelários
c) vertebrados
d) equinodermos


13. (Ufes) As minhocas participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que
a) são animais dióicos, com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto.
b) têm um sistema reprodutor masculino bem desenvolvido, que apresenta testículos, receptáculos seminais e glândulas prostáticas.
c) emparelham-se no processo reprodutivo, mas apenas uma transfere esperma para a outra, separando-se logo em seguida.
d) armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca no momento da cópula.
e) liberam o esperma quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais, momento em que ocorre a fecundação.

14. (Ufmg) Observe a figura em que se representa um fenômeno biológico.
 


Todas as alternativas apresentam benefícios resultantes desse fenômeno, EXCETO
a) Aumento da aeração no solo.
b) Aumento da eficiência na ciclagem dos nutrientes na agricultura.
c) Aumento do número de consumidores favorecendo o fluxo de energia.
d) Maior disponibilidade de alimento para os peixes.
e) Manutenção da diversidade no ecossistema.

15. (Unesp) Os anelídeos têm em comum:
a) o habitat.
b) as ventosas.
c) a segmentação.
d) os parapódios.
e) as cerdas.

16. (Unesp) Observe o esquema.


Suponha que o pássaro, se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis retângulos que contenham pistas (informações) com características deste anelídeo, não podendo pular nenhum retângulo. Um caminho correto a ser percorrido é
a) 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
b) 2, 3, 6, 5, 8 e 11.
c) 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
d) 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
e) 3, 2, 1, 4, 7 e 10.

17. (Uel) Entre os artrópodos, a presença de dois pares de antenas caracteriza os
a) insetos.
b) crustáceos.
c) aracnídeos.
d) diplópodos.
e) quilópodos.

18. (Furg) Com relação ao filo dos Artrópodes, pode-se afirmar que:

I - são animais que apresentam apêndices articulados, exoesqueleto rígido e sistema circulatório fechado.
II - nos crustáceos, o exoesqueleto pode sofrer impregnação de sais de cálcio.
III - os insetos são mandibulados e caracterizam-se pela presença de três pares de apêndices locomotores.
IV - os aracnídeos são mandibulados e caracterizam-se pela presença de quatro pares de apêndices locomotores.
V - a principal característica dos crustáceos é apresentar um par de antenas e dois pares de mandíbulas.
VI - nos insetos, a respiração é traqueal e os túbulos de Malpighi realizam a excreção.

Assinale a alternativa correta
a) I, II, IV e V estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV, V e VI estão corretas.
d) IV, V e VI estão corretas.
e) II, III e VI estão corretas.

19. (G2) Assinale a opção que associa corretamente as Classes do Filo Arthropoda apresentadas na coluna adiante, em algarismos arábicos, com as características morfológicas apresentadas a seguir, em algarismos romanos:

1 - Insetos
2 - Crustáceos
3 - Aracnídeos
4 - Quilópodes
5 - Diplópodes

I. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, hexápodes.
II. corpo dividido em cabeça e tronco: um par de patas por segmento do corpo.
III. corpo dividido em cefalotórax e abdome: aparelho bucal mandibulado.
IV. corpo dividido em cefalotórax e abdome: quelicerados.
V. corpo dividido em cabeça e tronco: dois pares de patas por segmento do corpo.

a) I - 1; II - 4; III - 2; IV - 3; V - 5.
b) I - 3; II - 2; III - 4; IV - 1; V - 5.
c) I - 1; II - 5; III - 3; IV - 2; V - 4.
d) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 5; V - 3.
e) I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.

20. (Mackenzie) Considere o quadro a seguir sobre algumas características encontradas entre os artrópodos.


 
A, B, C e D podem ser, respectivamente:
a) cigarra, aranha, camarão e lagosta.
b) sarna, percevejo, lagostim e lacraia.
c) barata, piolho, cravo e piolho-de-cobra.
d) gafanhoto, carrapato, siri e lacraia.
e) escorpião, pulga, camarão e piolho-de-cobra.

21. (Unitau) Representantes da Classe Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence à referida classe:
a) 'Ascaris lumbricoides'.
b) 'Necator americanus'.
c) 'Ancylostoma duodenale'.
d) 'Taenia saginata'.
e) 'Wuchereria bancrofti'.

22. (G1) Das características a seguir, qual é exclusiva dos Equinodermos?
a) Sistema nervoso ganglionar.
b) Aparelho digestivo completo.
c) Sistema sensorial representado por antenas e olhos.
d) Sistema hidrovascular.
e) Presença de conchas em alguns representantes.

23. (G2) Assinale a alternativa que relaciona apenas animais exclusivamente marinhos:
a) camarão, lagosta, caranguejo.
b) lula, polvo, caramujo.
c) estrela-do-mar, polvo, coral.
d) camarão, polvo, ouriço-do-mar.
e) lagosta, caranguejo, pepino-do-mar.

24. (Uel) Considere as características reprodutivas a seguir.

I. sexos separados
II. dimorfismo sexual
III. fecundação externa
IV. desenvolvimento indireto

Nos equinodermos ocorrem, geralmente, APENAS
a) I e II
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV

25. (Unaerp) Os animais A, B e C apresentam as seguintes características:

A: pés ambulacrários, espinhos no corpo e simetria radiada.
B: cefalotórax, quelíceras e exoesqueleto de quitina.
C: presença de rádula, massa visceral e concha.

A, B e C podem ser, respectivamente:

a) pepino-do-mar, minhoca e polvo.
b) aranha, pepino-do-mar e polvo.
c) estrela-do-mar, aranha e caracol.
d) estrela-do-mar, aranha e minhoca.
e) minhoca, aranha e pepino-do-mar.

26. (Fei) Um aluno da FEI foi a um jantar onde havia camarão, ostra, lula e lagosta. Esta refeição continha portanto:
a) apenas peixes
b) apenas crustáceos
c) apenas moluscos
d) apenas crustáceos e moluscos
e) apenas peixes e moluscos

27. (Puccamp) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cafalização é o dos
a) poríferos.
b) cnidários.
c) artrópodes.
d) platelmintos.
e) equinodermos.

28. (Ufes) O esquema a seguir representa o ciclo reprodutivo de um animal. Após analisá-lo, podemos afirmar que o tipo de reprodução assinalado em I é:


a) autogamia
b) neotenia
c) partenogênese
d) pedogênese
e) poliembrionia

29. (Ufpi) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos.
a) Artrópodes;
b) Cnidários;
c) Anelídeos;
d) Poríferos;
e) Nematódeos.

30. (Ufrn) Os poríferos ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros grupos, porque
a) seu esqueleto constitui um suporte rígido que impede deslocamentos.
b) a ausência de sistemas sensitivos que lhes assegurem defesa os torna vulneráveis à ação de predadores.
c) a falta de sistema nervoso os impossibilita de se alimentarem de matéria em suspensão.
d) sua fixação a substratos dificulta a captura de algas e, conseqüentemente, sua sobrevivência.

31. (Ufrs) Em relação a grupos de invertebrados, considere as características citadas abaixo.

1 - presença de dois pares de antenas
2 - corpo metamerizado
3 - habitat exclusivamente marinho
4 - presença de exoesqueleto
5 - locomoção através de sistema ambulacrário

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre o grupo animal e suas características.

a) Anelídeos - 2 e 5
b) Moluscos - 2 e 4
c) Crustáceos - 3 e 4
d) Insetos - 1 e 4
e) Equinodermos - 3 e 5

32. (Ufsm)


SOARES, J. L. "Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções". São Paulo: Scipione, vol. 2, 2000. p. 91.

Considere as afirmações sobre o desenho:

I. A seta 1 aponta para uma cavidade do tipo pseudoceloma.
II. O organismo se reproduz por alternância de gerações e de formas.
III. As setas 2 e 3 apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) apenas III.

33. (Ufsm) Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) coanócitos - espículas - pinacócitos
b) amebócitos - pinacócitos - coanócitos
c) amebócitos - espículas - coanócitos
d) pinacócitos - amebócitos - porócitos
e) porócitos - pinacócitos - amebócitos

34. (Pucmg) O esqueleto dos equinodermos é um:
a) endoesqueleto ectodérmico quitinoso.
b) endoesqueleto mesodérmico calcáreo.
c) exoesqueleto endodérmico calcáreo.
d) exoesqueleto ectodérmico quitinoso.
e) exoesqueleto mesodérmico quitinoso.

35. (Fatec) A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas
a) arqueócitos.
b) porócitos.
c) coanócitos.
d) pinacócitos.
e) amebócitos.

36. (Unitau) Alguns animais não possuem sistema ou órgão responsável pelas trocas gasosas. Existem aqueles que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico por difusão, através da superfície epidérmica, como é o caso da
a) mosca.
b) aranha.
c) planária.
d) lesma.
e) estrela-do-mar.




Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.