terça-feira, 29 de setembro de 2020

REPRODUÇÃO

 A reprodução é fundamental para todos os seres vivos. Através dela as criaturas perpetuam a especie, ou seja, transmitem suas características para a próxima geração. 

A reprodução pode ser Sexuada e assexuada. Esses dois casos são exemplos reprodução assexuada por que não envolve a participação de gametas (nem espermatozoide nem ovulo)






Ja na reprodução SEXUADA existe a participação de gametas isto é, tem a participação de espermatozoide (CÉLULAS REPRODUTORAS MASCULINAS) e de ovulo (CÉLULAS REPRODUTORAS FEMININAS)



Na natureza individuo de especie diferente não podem cruzar entre si. Isso resultaria em uma aberração e a própria natureza se encarrega de eliminar isso nao deixando essas criaturas procriem. Veja o caso d do cruzamento de um cavalo (macho) com uma jumenta (fêmea) ou de uma égua (fêmea) com um jumento (macho). O resultado disso será ou um burro (macho) ou uma mula (fêmea). AMBOS SÃO ESTÉREOS, por tanto não reproduzem! 

Veja por que isso acontece, sabendo que as células do corpo humano são DIPLOIDE (2n)e as células reprodutora sao HAPLOIDE (n)

Especie Humana

Célula Diploide = 46 cromossomo.      Célula Haploide = 23 cromossomo.

Cachorro

Célula Diploide = 78 cromossomo.      Célula Haploide = 39 cromossomo.

Chimpanzé

Célula Diploide = 48 cromossomo.      Célula Haploide = 24 cromossomo.

Gato

Célula Diploide = 38 cromossomo.      Célula Haploide = 19 cromossomo.

Galinha

Célula Diploide = 26 cromossomo.      Célula Haploide = 13 cromossomo.

No caso do burro e da mula veja o que aconteceu:

No  Cavalo e na égua eles as células diploide com 64 cromossomos. Por tanto casa célula reprodutora dessa espécie tem 32 cromossomos;

Ja  no caso do Jumento ou da jumenta, as células diploides tem 62 cromossomos. Consequentemente as celulas reprodutora terão 31 pares de cromossomos. 

E O BURRO OU A MULA,quantos terão???

Eles terão 63 cromossomos!!!!! Ou seja nao é da especie do cavalo&egua nem do jumento&jumenta.




Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.