segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Níveis de Organização da vida e Estruturas celulares.

 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo.

·         Átomos formam moléculas, que por sua vez, constituem moléculas maiores, as macromoléculas;

·         Essas moléculas estão organizadas em células, a unidade básica da vida;

·         Grupos especializados de células formam os tecidos;

·         Os tecidos então se arranjam em órgãos como o coração, o estômago e o rim;

·         Grupos de órgãos formam os sistemas orgânicos;

·         Todos esses sistemas se unem para formar o corpo ou o organismo humano.




A célula e suas estruturas.


 A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.

A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.

O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.

Membrana plasmática

A membrana plasmática é o revestimento exterior da célula. Ele separa a célula do seu meio ambiente e permite que os materiais para entrar e sair da célula.

O citoplasma

Dentro das células, o citoplasma é constituído por um fluido gelatinoso (chamado o citosol) e de outras estruturas que rodeiam o núcleo.

Núcleo

O núcleo serve como centro de comando da célula, o envio de indicações para a célula a crescer, amadurecer, dividir, ou morrer. Abriga também o DNA (ácido desoxirribonucléico).

A Matéria e suas transformações.

 A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

Logo, as coisas que podem ser tocadas, sentidas serão concretas, logo, materia;

As coisas abstratas, que não são concretas, não são matéria. Um bom exemplo de "coisas abstrata" é o amor, o ódios, a alegria. Nada disto é matéria. Outros exemplos que NÃO SÃO MATÉRIA:

  • Luz: denominada de energia luminosa;

  • Pressão: denominada de energia pressórica;

  • Som: denominado de energia sonora;

  • Fogo: associação das energias térmica e luminosa;

  • Eletricidade: denominada de energia elétrica;

  • Calor: denominado de energia térmica;

  • Raio-X: uma forma de energia eletromagnética;


A matéria se apresenta de 3 formas básica: Sólidas; Liquidas e Gasosas.
Porem essa matéria pode mudas de uma fase para outra, como podemos ver no desenho a seguir,


  1. Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.
  2. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
  3. Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.
  4. Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
  5. Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado). Outro exemplo é a naftalina.
 

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.