quarta-feira, 18 de maio de 2011

Delicado Equilibrio.

A população de três espécies ameaçadas de abutres asiáticos continuam em declínio, mas cientistas relataram que finalmente uma medida crucial adotada há cinco anos está surtindo efeito. Após a proibição do uso veterinário do medicamento diclofenaco, em 2006, a proporção de carcaças de bois contaminadas pelo fármaco diminuiu 40%. Mesmo nas carcaças contaminadas, foi verificado que a concentração do produto também ficou menor.


O consumo de carcaças de animais tratados alguns dias antes com o diclofenaco, remédio usado contra dores e inchaços no rebanho, causa falência renal nos abutres e é apontada como a principal, embora não seja a única, causa da redução drástica do número destas aves na Ásia. Os resultados da pesquisa, financiada pela Iniciativa Darwin do governo do Reino Unido e pela Sociedade Real para a Proteção de Pássaros, foram publicados na edição do dia 11 de maio, do periódico científico PLoS ONE.

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.