segunda-feira, 12 de abril de 2021

Sistemas Encontrado no Corpo Humano

 Os corpos são estruturados e organizado em uma sequencia que parte de uma organização mais simples para uma mais complexa. 

De forma geral o nível de complexabilidade seguem essa sequencia: ÁTOMO; MOLÉCULA; CÉLULA; TECIDO; ÓRGÃO; SISTEMA; ORGANISMO.

Por questões de tempo, vimos o assunto de célula e iremos dar uma olhada nos sistemas encontrados no corpo humano.

 Apresentação dos sistemas do corpo humano. (Foto: shutterstock)

Sistema respiratório

O sistema respiratório é um dos principais sistemas do corpo humano. Ele é constituído pelos pulmões e vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios), que são responsáveis por fazer o transporte do oxigênio para dentro e fora das cavidades pulmonares. 

Além disso, o sistema é responsável pela eliminação de gás carbônico retirado de dentro das células. Como é um sistema mais delicado, existem algumas doenças respiratórias que atrapalham o desempenho de suas funções, como a rinite, a bronquite e asma, por exemplo.




Sistema circulatório

O sistema circulatório é responsável por realizar o transporte do sangue. Além do sangue, ele é composto pelo coração e vasos sanguíneos: artérias, veias e vasos capilares. Assim, o sistema também transporta oxigênio e demais nutrientes para diversas regiões do corpo.

Outras funções desempenhadas por esse sistema são: o transporte de carbono e resíduos das células, a manutenção do equilíbrio ácido-básico do corpo, proteção contra doenças e regulação da temperatura corporal.

Sistema muscular

O sistema muscular é constituído por aproximadamente 600 músculos. Os músculos trabalham em conjunto com os ossos, as articulações e os tendões. A sua principal função é contribuir para a execução de movimentos, além de produzir calor e manter a postura do ser humano. 

Sistema nervoso

O sistema nervoso é classificado da seguinte forma: sistema nervoso central, compreendendo o encéfalo e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, formado pelos nervos cranianos e raquidianos.

Entre as funções desse sistema está a regulação das atividades corporais por meio de impulsos nervosos, onde ele captura as mudanças no ambiente e transmite informações para o corpo, como se fosse uma rede de comunicação do organismo. As células da glia (ou neuróglia) e os neurônios são células que se destacam nesse sistema.

Sistema digestório

Entre os sistemas do corpo humano, o sistema digestório é responsável pela absorção de nutrientes importantes retirados dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelo tubo digestório que engloba a boca, faringe, esôfago e estômago, intestino delgado e grosso, e ânus. 

Esse sistema realiza dois tipos de digestão: a digestão mecânica, realizada pela trituração dos alimentos na boca e a digestão química, que faz a digestão dos alimentos através das enzimas. Além disso, os sistema é composto por órgãos anexos, que inclui as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. 

Sistema sensorial

O sistema sensorial abrange os cinco principais sentidos do ser humano (visão, olfato, paladar, audição e tato). Entre os sistemas do corpo humano, o sensorial realiza o transporte das informações recebidas para o sistema nervoso, que irá identificar e devolver as respostas para o corpo.

Um exemplo da ação do sistema sensorial é o olfato. Ao cheirar um alimento, por exemplo, a informação é transmitida ao sistema nervoso por meio dos neurônios sensoriais presentes no nariz.

Sistema endócrino

O sistema endócrino é constituído por um conjunto de glândulas e tecidos, responsáveis por realizar atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, entre outros. Além disso, essas glândulas produzem substâncias (hormônios) químicas reguladoras das funções do corpo. 

Os hormônios são lançados na corrente sanguínea, exercendo funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal e outros. 

Sistema excretor

Entre os sistemas do corpo humano, o sistema excretor desempenha a função de eliminar resíduos descartados pelo corpo humano, após passar pelo processo de digestão dos alimentos. Ele é formado pelos rins e vias urinárias.

Sistema Urinário

O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Ele regula o volume e composição química do sangue, eliminando as substâncias tóxicas em excesso no corpo através da urina.

Sistema esquelético

O sistema esquelético contribui para o desenvolvimento dos outros sistemas do corpo humano. Ele é responsável por garantir a sustentação do corpo, proteger órgão internos, armazenar minerais e alojar células produtoras de células sanguíneas.

Sistema reprodutor

O sistema reprodutor é dividido em sistema reprodutor feminino e masculino, ambos exercem a função igual de reproduzir seres. O sistema reprodutor feminino é formado pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina. 

O sistema reprodutor masculino é composto por testículos, epidídimos, canais (ductos) deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis. Além da reprodução, esse sistema produz hormônios que controlam o metabolismo.

Sistema Imunológico e linfático

Assim como os outros sistemas do corpo humano, o sistema imunológico desempenha papel fundamental na proteção do corpo contra ataques externos (bactérias, vírus, micróbios, etc.). Assim, esse sistema é responsável por produzir anticorpos para proteger o organismo contra doenças. O sistema linfático ajuda na proteção das células imunes, além de garantir a absorção dos ácidos graxos e o equilíbrio dos fluidos nos tecidos.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar ou pele humana é composto por duas camadas distintas: a derme e a epiderme, juntas, elas ajudam a controlar a temperatura do corpo humano. Esse sistema também constituído pelos anexos de pele, como os pelos, as glândulas sebáceas e sudoríparas, e as unhas.

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/sistemas-do-corpo-humano

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.