terça-feira, 10 de novembro de 2020

Matéria e mudanças de estado da matéria

 A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

Logo, as coisas que podem ser tocadas, sentidas serão concretas, logo, materia;

As coisas abstratas, que não são concre tas, não são matéria. Um bom exemplo de "coisas abstrata" é o amor, o ódios, a alegria. Nada disto é matéria. Outros exemplos que NÃO SÃO MATÉRIA:


  • Luz: 
    denominada de energia luminosa;


    Pressão: denominada de energia pressórica; 
      Som: denominado de energia sonora;
    Fogo: associação das energias térmica e luminosa;
     Eletricidade: denominada de energia elétrica;
    Calor: denominado de energia térmica;
 Raio-X: uma forma de energia eletromagnética;

A matéria se apresenta de 3 formas básica: Sólidas; Liquidas e Gasosas.
Porem essa matéria pode mudas de uma fase para outra, como podemos ver no desenho a seguir,


  1. Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido por meio do aquecimento. Por exemplo, um cubo de gelo que fora do congelador vai derretendo e se transformando em água.
  2. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso que é obtido de três maneiras: calefação (aquecedor), ebulição (água fervendo) e evaporação (roupas secando no varal).
  3. Liquefação ou Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio do resfriamento, por exemplo, a formação do orvalho.
  4. Solidificação: passagem do estado líquido para o estado sólido, ou seja, é o processo inverso à fusão, que ocorre por meio do arrefecimento, por exemplo, água líquida transformada em gelo.
  5. Sublimação: passagem do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa (sem passagem pelo estado líquido) e pode ocorrer pelo aquecimento ou arrefecimento da matéria, por exemplo, gelo seco (dióxido de carbono solidificado). Outro exemplo é a naftalina.
 

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.