quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Clonagem


Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas dum mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.Pode ser natural ou artificial.
A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo patrimônio genético.
A clonagem induzida artificialmente é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula um núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.
Essa é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica.
Clonagem embrionária
Através deste processo, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos, trigêmeos, etc. É um processo similar ao do que se observa na natureza. Embora em uso há anos com animais, muito pouco foi experimentado com seres humanos.
Clonagem terapêutica
A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato do blastócito não ser introduzido no útero: este é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
Potenciais da clonagem humana → Benefícios

O rejuvenescimento.
Cientistas renomados sugerem que um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento.A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos injetando células saudáveis nas áreas do coração que foram danificadas

Casos de infertilidade.
Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos. Os casais passam por um sofrimento psíquico e emocional muito grande, para uma possibilidade remota de ter filhos. Muitos perdem o seu tempo e dinheiro sem sucesso. A clonagem humana torna possível fazer com que muitos casais inférteis consigam ter filhos.

A Cirurgia plástica, reconstrutiva e estética.
Devido à clonagem humana e à sua tecnologia, os problemas, que, por vezes, ocorrem depois de algumas cirurgias de implantes mamários ou de outros procedimentos estéticos deixam de existir. Com a nova tecnologia, em vez de usar materiais estranhos ao corpo, os médicos serão capazes de manufaturar o osso, a gordura, ou a cartilagem que combina os tecidos dos pacientes exatamente. Qualquer um poderá ter a sua aparência modificada para sua satisfação, sem riscos de doença. As vítimas dos acidentes terríveis que deformam o rosto (por exemplo), devem assim conseguir voltar a ter as suas características, sendo reparadas e de maneira mais segura. Os membros para amputados também poderão vir a ser regenerados.

Genes defeituosos.
Cada pessoa carrega em média 8 genes defeituosos dentro dela. Estes genes defeituosos permitem que as pessoas fiquem doentes. Com a clonagem e a sua tecnologia pode ser possível assegurar-se de que não soframos mais por causa dos nossos genes defeituosos

Casos de Síndrome de Down.
As mulheres com risco elevado para a Síndrome de Down poderão evitar esse risco através da clonagem.
Problemas no fígado e nos rins; Acabar com A Leucemia; Fazer tetraplégico sair das suas cadeiras de rodas e voltar a andar; Testar algumas doenças genéticas; Recuperar as espécies em vias de extinção poderiam ser salvas.

Potenciais da clonagem humana → Riscos
A possibilidade de comprometer a individualidade; A perda de variabilidade genética;
Envelhecimento precoce; Grande número de anomalias; Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;
Um mercado negro de fetos pode surgir, de doadores "desejáveis" que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros; Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade; Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.
Esta temática da clonagem poderá contribuir, de certa forma, para o aumento da população mundial, o que significa que, se a clonagem começar a ser realizada, os recursos naturais poderão começar a esgotar-se ainda mais rapidamente, pois as pessoas serão em maior número e os recursos manter-se-ão ou diminuirão de quantidade.

FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem

Cnidarios

Os cnidários (do grego knide, irritante)
· São animais aquáticos (conhecidos popularmente como celenterados) de que fazem parte as hidras de água doce, as medusas ou águas-vivas, que são normalmente oceânicas, e os corais e anémonas-do-mar.
· O corpo dos cnidários é basicamente um saco formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia. Por esta razão, diz-se que os cnidários são diploblásticos.
· Ao redor da abertura, chamada arquêntero, os celenterados ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho, o nematocisto que pode conter uma toxina ou material mucoso. Estes "aparelhos" servem não só para se defenderem dos predadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem.
· São tipicamente carnívoros.
· Algumas células da gastroderme da cavidade central (o celêntero) segregam enzimas digestivas, enquanto que outras absorvem a matéria digerida.
· Na mesogleia, encontram-se dispersas células nervosas e outras com função muscular que promovem o fluxo de água para dentro e fora do animal.
· Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase medusa (com exceção dos antozoários, os corais e as anêmonas-do-mar, e hidra e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca a fase de medusa): os machos e fêmeas libertam os produtos sexuais na água e ali se conjugam, dando origem aos zigotos.
· Dos ovos saem larvas pelágicas chamadas plânulas, em forma de pêra e completamente ciliadas que, quando encontram um substrato apropriado, se fixam e se transformam em pólipos. Em alguns celenterados, como os corais, a fase de pólipo é a fase definitiva.
· Os pólipos reproduzem-se assexuadamente formando pequenas réplicas de si mesmos por evaginação da sua parede, chamadas gomos. No caso dos corais, estes novos pólipos constroem o seu "esqueleto" e continuam fixos, contribuindo para o crescimento da colônia.
· CLASSIFICAÇAO
· Anthozoa - as anémonas-do-mar e corais verdadeiros;






· Scyphozoa- as verdadeiras água-vivas;






· Cubozoa - as medusas em forma de cubo;






· Hydrozoa - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portuguesa) e os corais-de-fogo;



· Staurozoa - as medusas que habitam regiões costeiras dos oceanos em zonas temperadas e estão fixas pelos tentáculos;

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema genital masculino compreende os órgãos genitais externos (genitália externa) e o s órgãos localizados no interior do corpo.
A genitália externa é formada pelo pênis e pela bolsa escrotal.
O pênis é o órgão copulador masculino. Ele possui em seu interior três cilindros de tecido esponjoso, chamados de corpos carvenosos, ricos em veias e capilares sanguíneos.Os corpos carvenosos , ao se encherem de sangue provocam a ereção do pênis. A região anterior do pênis é chamada de glande, e é recoberta por uma prega protetora chamada de prepúcio.
A bolsa escrotal aloja os testículos, que por estarem afastado do corpo, ficam numa temperatura inferior à temperatura do corpo, o que necessário para que o espermatozóide se forme normalmente.
Os testículos são constituído por tubos finos e enovelado , os túbulos seminíferos, onde os espermatozóide são formados, e por camadas de tecidos conjuntivo. O espermatozóide recém formado cai na cavidade interna dos túbulos seminíferos e são deslocados passivamente em seu interior, devido às contrações das paredes e ao fluxo de liquido nesses tubos.
O epidídimo é um enovelado localizado sobre os testículos, em comunicação direta com os túbulos seminíferos. É nesse tubo que os espermatozóides amadurecem por cerca de 3 dias .Durante esse período desenvolve se neles o flagelo , que os deixa capazes de se movimentar.
Os ductos deferentes são dois tubos musculoso que partem do epidídimo e sobem para o abdômen, contornando a bexiga. Sob a bexiga, os ductos deferentes provenientes de cada testículo se fundem em um único tubo chamado ducto ejaculador, que desemboca na uretra. No homem, a uretra é um ducto comum aos sistemas genital e urinário, diferentemente da mulher. Ela percorre o interior do pênis, abrindo-se para o exterior na extremidade da glande.
As glândulas vesiculosa (vesícula seminais) são duas glândulas que produzem um liquido nutritivo, o fluido seminal, que contem frutose (um tipo de açúcar) , cuja função é nutrir os espermatozóides . Sua secreção é lançada no ducto ejaculatório e constituem cerca de 60% do volume eliminado durante o ato sexual .
A próstata secreta uma substância viscosa e alcalina ( para combater a acidez da vagina) que auxilia a mobilidade dos espermatozóide . Próstata envolve a porção da uretra, onde lança sua secreção por uma serie de pequenos ductos. Ao conjunto formado pelos espermatozóide e os líquidos produzidos pelas glândulas seminais, pela próstata e também pelas glândulas bulbouretrais dá-se o nome de esperma ou sêmen .
Curiosidade: Durante uma ejaculação normal( lançamento do sêmen ,para fora do corpo), são expelido de 2 a 4 ml de esperma e cada ml contem aproximadamente 100 milhões de espermatozóide.
Atenção:
A próstata aumenta de tamanho em 50% do homens ate 50 ano e 80% ate 60 ano configurando o quadro hiperplasia prostática benigna. Mas em aproximadamente 10% dos casos, dos homens de 40 anos surge o cance de próstata, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo. É curável principalmente se detectado em fase inicial.

Filo platelmintos

O filo Platyhelminthes (do grego platy, achatado + helmins, verme)

· São considerados vermes, tais como o são considerados os integrantes dos filos Nematelmintos e Anelideos.
· São vermes achatados dorso ventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema respiratório/circulatório.
· Apresentam simetria bilateral. Têm como habitat ambiente muito úmido, a água doce e o mar. Também parasitam alguns animais.
· O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto.
· Alguns Platelmintos são parasitas, entretanto, existem vida livre, que alimentam-se de pequenos insetos e vivem em local úmido no meio ambiente.
· Esses vermes são triblásticos acelomados. Como conseqüência disso, não formam completamente alguns sistemas (respiratório, digestório). Outra conseqüência é a sua forma achatada. Suas células têm que ficar próximas ao meio externo (para respirar) e próximas ao intestino (para obter nutrientes).
· São destituídos de Sistema Respiratório e circulatório . Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia, sendo que as trocas são feitas por difusão através do epitélio permeável. Já nos parasitas a respiração é anaeróbia. Pela ausência do sistema circulatório, as ramificações do sistema digestivo auxiliam a distribuição do alimento.
· Quanto à respiração, os platelmintos ainda a realizam por difusão (os de vida livre, como a planária) ou, então, fazem a respiração anaeróbica (os endoparasitas, como as tênias ou solitárias).
· Possui apenas uma abertura em todo o sistema, portanto é incompleto. Constitui-se por boca, faringe e intestino ramificado que termina em fundo cego. Os cestóides(animais endoparasitas, exemplo: a tênia) não possuem sistema digestivo. A digestão é extra e intracelular.
· A excreção é feita através dos protonefrídios que possuem células terminais multiciliadas denominadas de células-flama (ou solenócitos). Estruturas típicas dos platelmintos, as células-flama eliminam os excretas para dentro de ductos anastomosados, e por vezes ciliados, que eventualmente abrem-se para o exterior por um ou mais poros.
· São amoniotélicos, isto é, excretam amônia e não uréia como nós seres humanos.
· Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese.
· O desenvolvimento pode se direto ou indireto.
· Os exemplos mais característicos de platelmintos são a tênia, a planária e o esquistossomo..
· REPRESENTANTES:

Turbellaria (Turbelários) - Platelmintos de vida livre, com epitélio ciliado. Exemplo: Planária (Digesia tigrina)




Trematoda (Trematódios) - Vermes parasitas com epiderme não-ciliada e uma ou mais ventosas. Exemplo: Schistosoma




Cestoda (Cestódios) - Formas parasitas com corpo dividido em anéis ou proglotes. Exemplo: Taenia solium.
Tênia Solium: um platelminto que parasita o ser humano



Principais doenças provocadas por platelmintos:
- Taenia Solium provoca no ser humano a teníase e a cisticercose.
- Esquistossomo provoca a esquistossomose.
- Tremátodes provocam doenças no sangue e no fígado.

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.