quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema genital masculino compreende os órgãos genitais externos (genitália externa) e o s órgãos localizados no interior do corpo.
A genitália externa é formada pelo pênis e pela bolsa escrotal.
O pênis é o órgão copulador masculino. Ele possui em seu interior três cilindros de tecido esponjoso, chamados de corpos carvenosos, ricos em veias e capilares sanguíneos.Os corpos carvenosos , ao se encherem de sangue provocam a ereção do pênis. A região anterior do pênis é chamada de glande, e é recoberta por uma prega protetora chamada de prepúcio.
A bolsa escrotal aloja os testículos, que por estarem afastado do corpo, ficam numa temperatura inferior à temperatura do corpo, o que necessário para que o espermatozóide se forme normalmente.
Os testículos são constituído por tubos finos e enovelado , os túbulos seminíferos, onde os espermatozóide são formados, e por camadas de tecidos conjuntivo. O espermatozóide recém formado cai na cavidade interna dos túbulos seminíferos e são deslocados passivamente em seu interior, devido às contrações das paredes e ao fluxo de liquido nesses tubos.
O epidídimo é um enovelado localizado sobre os testículos, em comunicação direta com os túbulos seminíferos. É nesse tubo que os espermatozóides amadurecem por cerca de 3 dias .Durante esse período desenvolve se neles o flagelo , que os deixa capazes de se movimentar.
Os ductos deferentes são dois tubos musculoso que partem do epidídimo e sobem para o abdômen, contornando a bexiga. Sob a bexiga, os ductos deferentes provenientes de cada testículo se fundem em um único tubo chamado ducto ejaculador, que desemboca na uretra. No homem, a uretra é um ducto comum aos sistemas genital e urinário, diferentemente da mulher. Ela percorre o interior do pênis, abrindo-se para o exterior na extremidade da glande.
As glândulas vesiculosa (vesícula seminais) são duas glândulas que produzem um liquido nutritivo, o fluido seminal, que contem frutose (um tipo de açúcar) , cuja função é nutrir os espermatozóides . Sua secreção é lançada no ducto ejaculatório e constituem cerca de 60% do volume eliminado durante o ato sexual .
A próstata secreta uma substância viscosa e alcalina ( para combater a acidez da vagina) que auxilia a mobilidade dos espermatozóide . Próstata envolve a porção da uretra, onde lança sua secreção por uma serie de pequenos ductos. Ao conjunto formado pelos espermatozóide e os líquidos produzidos pelas glândulas seminais, pela próstata e também pelas glândulas bulbouretrais dá-se o nome de esperma ou sêmen .
Curiosidade: Durante uma ejaculação normal( lançamento do sêmen ,para fora do corpo), são expelido de 2 a 4 ml de esperma e cada ml contem aproximadamente 100 milhões de espermatozóide.
Atenção:
A próstata aumenta de tamanho em 50% do homens ate 50 ano e 80% ate 60 ano configurando o quadro hiperplasia prostática benigna. Mas em aproximadamente 10% dos casos, dos homens de 40 anos surge o cance de próstata, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo. É curável principalmente se detectado em fase inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.