quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vamos Quimicar?

Esse foi o tema desenvolvido por meus nobres guerreiros do 9º Ano do Instituto Educacional Cecília Meireles em sua Feira de Ciências 2010. Chamo de  guerreiros por que para falar de química, realmente precisa ser lutador para superar alguns obstánculos.


Esta turma, ao receber o mote: "produtos químicos", se jogaram em uma busca de informações sobre como falar de química de forma agradável e atrativa sem recorrer aos velho "cuspe e giz" que nós professores somos submetidos (por diversos motivos, é claro. Uns aceitáveis e outros nem tanto!)

Feita a divisões dos trabalhos e localizados as experiências,passou se para a parte mais difícil. Fundamentar cada experiências utilizada. Mas, guerreiro que é guerreiro não foge da luta! -Outra correria, porem com êxito novamente!

Cumprida essa etapa, chegou a parte mais difícil do trabalho deste "guerreiro da química": Transformar a sala de aula em um laboratório.  Seria uma tarefa impossível (sem torrar tubos e mais tubos de dinheiro) se não fosse a ajuda de alguns parceiros (Não ousaremos divulgar os nomes por que eles ajudaram por vontade própria e não por merchandagem. Eles não precisam disso!). Eles confiaram e disponibilizaram equipamentos que tornaram possível falar de química de forma agradável e inteligente.

Foi um sucesso só! (Sei que sou suspeito para falar, por isso solicitei a grupos aleatório de visitantes que avaliassem a apresentação e a menor nota foi 8,4 (oito virgula quatro)). É mais que bom!!!!!!



Conheça agora um pouco mais desses bravos heróis e suas experiências.


Da direita para a esquerda:
Matheus: Reação do  bicarbonato de sódio (Na2CO3 ) com o vinagre ( CH3COOH);
Ian Kelni: Extintor de incendio caseiro;
Kevin Leonardo : Latas que implodem (não é explodem!!)




 Da direita para esquerda:
Monica: mostrando a acidez e basicidade dos produtos;
Emanueli : mostrando a reação do sangue com a agua oxigenada;
Lucas David: mostrando a pilha feita de limão.















Da Direita para esquerda:
Roberta: mostrando como fazer uma mensagem oculta, usando limão;
Ludmila: demonstrando a Lei de Lavoisier (na natureza nada se perde, nada de cria. Tudo se transforma)










Da Direita para a esquerda:
Isabela: mostrando a descalcificação dos ovos;
Carolina: mostrando a sucção de ovo sem por a mão.
Joyce: mostrando a reação do álcool sobre as proteínas.













Raquel: mostrando a existência do ar e a formação de vácuo.




Fico devendo apenas as fotos dos guerreiros Ian Carlos e Henrique, que trabalharam com: o fogo que não queima e produção de gases inflamáveis. Fico devendo as fotos por que tinha muita gente para organizar as filas.


Foi dureza!!!!!




Foi tão dureza, que merece comemorar.






























































Valeu guerreiros. Até nossa proxima batalha!!!!!!!

Um comentário:

  1. obrigada mesmo por me fazer chorar ester,é brincadeira não chorei não,mas fiquei muito emocionada com tudo isso que vc escreveu.Ainda bem que vc reconheceu o nosso trabalho árduo e cansativo,mas quero lhe falar que sem vc não chegaríamos nem a metade disso,sei que as vezes eu discordo com vc e sou meia rebelde mas só assim pq tenho inveja da sua inteligencia, e a cada conversa nossa aprendo mais.
    obrigada por se quem vc é,uma pessoa boa,as vezes meio adoidado mas sempre com a razão em tudo.Estar mais do que certo que vc nasceu para ser professor,um dos melhores que ja tive. Isabela

    ResponderExcluir

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.