domingo, 29 de maio de 2011

Ambientalismo: Papel de besta.

Tolos desse Brasil, acalmais vossa alma. O meio Ambiente não é nosso.


Senhores ambientalistas, será que vocês não possuem dignidades?
Será que não conseguem ter um mínimo de amor próprio? Já tivemos um salvador! (lembra o que aconteceu com Ele?)

Começo minha crônica em tom questionador para tentar mostrar que os ambientalistas estão errados. Os que defendem o meio ambiente formam um bando de “mau amados” que estão esculhambando a ordem estabelecida. A ordem que vale.


Vejamos alguns números e fatos:

• Somente no Pará, nas últimas quatro décadas, mais de 800 pessoas perderam a vida em crimes cometidos no ambiente rural, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra). De todos esses casos, apenas 18 foram a julgamento. Oito pessoas foram condenadas, e somente uma cumpre pena.

• Foi assim com o seringueiro Chico Mendes, morto a tiros em casa em 1988, no município de Xapuri, no Acre. Foi assim com os 19 sem-terra brutalmente assassinados pela Polícia Militar do Pará em 1996, no mundialmente conhecido massacre de Eldorado dos Carajás. Foi assim com a missionária americana Dorothy Stang, morta a tiros em 2005 na cidade de Anapu, também no Pará.

• Foi assim agora, com José, que tinha 54 anos, e Maria, de 53, baleados na manhã de terça em uma estrada na zona rural de Nova Ipixuna.

• O Pará é o Estado que lidera as estatísticas. Lá, em 2010 foram registradas 18 mortes, mais que a metade do total relativo ao Brasil inteiro.

• O cenário é o mesmo quando se consideram os dados da Ouvidoria Agrária Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário: o levantamento apontou 63 homicídios no campo entre janeiro e dezembro de 2010, sendo 11 deles decorrentes de conflitos agrários. Destes 11, o Pará foi o palco de sete.

• A reforma agrária não é prioridade, mexer na concentração da terra não é uma política prioritária por parte do governo, e outro fator é o atual modelo econômico imposto para a Amazônia e para o campo brasileiro, que privilegia o agronegócio, o setor madeireiro e de mineração.

É por essa e por outras que eu digo sem o menor pudor de errar: SÃO OS AMBIENTALISTAS E OS DEFENSORES DA NATUREZA QUE ESTAO ERRADOS!

E estão errados por diversas maneiras:

  • Ninguem esta preocupados com o futuro do planeta a não ser os poucos ambientalistas que existem;
  • Quatro (04) ambientalista (que na verdade eram apenas pessoas que queriam explorar a floresta sem ter que matar as arvores) foram mortos apenas na semana passada e nada foi feito. E a imprensa apenas noticiou o fato. Mas no caso do “Casamento Real” parou toda programação e mais recentemente (para não dizer os quatro últimos dias) colocou como furo de reportagem em “quase” todos os canais a prisão de Pimenta Neves.
  • As pessoas ate choram e se comovem quando ouvem noticias de assassinatos de ambientalistas mas, como se ouve “Hotel Ruanda” continuam comendo seus jantares.

Nada é feito para acabar com esses assassinatos. O máximo que dizem são:

  • “A policia já tem indícios de quem foram os mandantes”;
  • “A Presidência convocou uma reunião de emergia para discutir o assunto”;
  • “Será criado uma força tarefa para analisar o caso”;
  • “O Ministério Publico vai dar atenção especial a essas denuncias”

Eu estou cansado disso! Cansado de tanta hipocrisia.

Todos (TODOS) sabem quem são, o que fez, quando fez. Só que nada fazem!

As pessoas não se importam realmente. Se não fosse assim não existiria tanta impunidade. Basta lembrar que a imprensa elege uma crime “importante” no dia seguinte já se tem o criminoso. Basta relembra o assassinato doo filho de Cissa Guimaraes, entre tantos outros!

Enfim companheiros ambientalistas, nossa luta é perdida!


Estamos fazendo “papel de besta”!

Somente “nós” lutamos pelo correto*! Os outros só querem manter “seu confortozinho de cada dia”, sem saber a que preço.


Ao ler essas palavras vocês podem imaginar que eu desistir de luta. Isso não é verdade!

Eu apenas cansei de ser “besta”, de “fazer papel de besta” ou de ser “metido a bonzão”!

Vou calar minha voz.

Verei todos detonarem nosso planeta, através desse consumismo imbecil e dessa busca pelo fútil e esperarei ate não restar mais nada. Nada para ser destruído! Nada para ser poluído! Nada para se tentar equilibrar.

Quem sabe chegando ao fim desse poço, comecemos a vim a tona.

*para aqueles que me criticarem por ter usado o "nós", peço desculpas antecipadas por esse soberba inclusão.

Um comentário:

  1. Olá Estéfane!

    Entendo sua angústia com toda essa situação! Pois, também tenho passado por isso!

    Até quando as pessoas serão indiferentes com esse tipo de coisas?

    O que mais chateia é que todo mundo vê essa situção, se "sensibiliza" mas, (quase) ninguém toma uma posição efetiva sobre a causa!

    Assim, vivemos entre a hipocrisia e a mediocridade!

    E tenho dito!

    Flavius08

    ResponderExcluir

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.