quarta-feira, 18 de maio de 2011

Delicado Equilibrio.

A população de três espécies ameaçadas de abutres asiáticos continuam em declínio, mas cientistas relataram que finalmente uma medida crucial adotada há cinco anos está surtindo efeito. Após a proibição do uso veterinário do medicamento diclofenaco, em 2006, a proporção de carcaças de bois contaminadas pelo fármaco diminuiu 40%. Mesmo nas carcaças contaminadas, foi verificado que a concentração do produto também ficou menor.


O consumo de carcaças de animais tratados alguns dias antes com o diclofenaco, remédio usado contra dores e inchaços no rebanho, causa falência renal nos abutres e é apontada como a principal, embora não seja a única, causa da redução drástica do número destas aves na Ásia. Os resultados da pesquisa, financiada pela Iniciativa Darwin do governo do Reino Unido e pela Sociedade Real para a Proteção de Pássaros, foram publicados na edição do dia 11 de maio, do periódico científico PLoS ONE.

As três espécies de abutres são classificadas com criticamente ameaçados pela IUCN e, apesar da boa notícia, ainda não estão salvas. Os cientistas esperam agora que a taxa de declínio da espécie mais susceptível, o abutre-indiano-de-dorso-branco (Gyps bengalensis), caia e chegue a 18% ao ano, ou seja, as medidas ainda não são suficientes para salvar o animal. Desde 1992, a população desta espécie caiu de dezenas de milhares de animais para apenas 11 mil indivíduos, uma redução de 99,9%
Fonte:Eco. Veja artigo completa

Todos os seres vivos desempenham um grande papel na natureza, mas, não consigo entender por a maioria das pessoas não conseguem entender ou perceber essa relação mutua. Associamos, quase, sempre a "beleza" ou "importancia para o homem" como o item mais importante a ser considerado. Como se fossemos os unicos no planeta.

A reportagem mostra um pouco dessa dasatenção.
Os urubus (do Brasil e do Mundo), por mais que achemos feios, desempenham um importante papel de limpeza no planeta. Tambem, ao contrario do que muita gente pensa, os urubus são animais hingienicos.
basta voce perceber que, como eles se alimentam de animais em decomposição, se eles não fossem hingienicos, morreriam logo apos se alimentarem. Assim, logo que eles fazem suas refeiçoes, eles se dirigem para uma local com bastante agua, para se limpar. (por isso vemos bastante urubus perto de um lago, quando existe carniça por perto! É o grupo que ja fez a refeição.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.