quarta-feira, 20 de julho de 2011

20 de Julho. Data marcante para a genetica.

Essa data é importante porque assinala o nascimento de uma grande figura da biologia. Trata-se de Gregor Johann Mendel ( Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa, em 6 de janeiro de 1884) um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.

Mendel é responsavel por estabelecer, o que hoje chamamos de Leis de Mende. Porem esse reconhecimento só veio apos sua morte.


Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".
Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários.

O dizem as Leis de Mendel?
Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

Segunda Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

Segundo uma antiga lenda rabínica, entre as pedras cortadas para construir o Templo de Salomão havia uma
muito grande, que os construtores não sabiam onde colocar e terminaram rejeitando-a.
Na hora de pôr os fundamentos do ângulo do templo, não achavam nada apropriado, até que lembraram dela. A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular do templo. As leis de Mendel foram a base de uma nova Ciência: a Genética.
O trabalho de Mendel passou mais de trinta anos sem ter o reconhecimeto devido. Recebeu diversas criticas. Porem em nenhum momento ele se abalou em sua crença. Hoje, mais de 140 anos depois, recorremos a Mendel para explicar hereditariedade e sua combinaçoes. Isso, por si só, ja demonstra a importancia do dia 20 de julho para a vida na Terra.
Salve Mendel! 

2 comentários:

  1. falta texto e tbm nao explica mta coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto foi apenas uma síntese. Tinha por objetivo apenas lembrar a data. Tudo que entendemos hoje sobre genética, devemos a Mendel (como disse no texto!) e muito sobre existe para se falar.

      De qualquer sorte, peço desculpas antecipada se frustei sua pesquisa, porem neste endereço tem muita coisa boa:

      http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/genetica.htm

      Excluir

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.