terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aula passeio.Todo mundo ganha!




 Mais unm ano letivo se inicia e alguns dilemas continuam batendo a porta da sala: Como atrair a atenção dos alunos? Como criar no alunos, o gosto por voltar de novo, entusiasmado para aula do dia seguintes? Como ensinar meus conteudos de uma forma diferente?
Esses questionamento parecem impossíveis de serem resolvido. Isso não é verdade!

Acontece que "feijão com arroz" o tempo todo até o estómago enjoa.

Uma alternativa que venho implementado a quase 10 anos é as excursões temáticas. A famosa aula fora da sala.  O sucesso é INFALIVEL!

Para alguns "ignóbeis" esse tipo de atividade é enrolação e o aluno nao aprende nada, pois na cabeça destas criaturas "aprender é sentar na cadeira e copiar". Acredite. É esse tipo de conduta que tanto promove a evasão escolar.

Quem primeiro pensou neste conceito foi Freinet.

Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso, desenvolveu o conceito de aula passeio por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela. Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.


As aulas passeios são de extrema importância, porem não pode ser feita de qualquer forma. Requer planejamento e muita atenção. Nao se trata apenas de levar o alunos para um outro lugar! Se assim fosse, motoristas seriam os humanos mais inteligentes, não é verdade?

Como já mencionei ante, possuo "vasta" experiencia neste tipo de aula. Com equipamento, roteiro e projeto elaborado. Qualquer interesse, mantenha contado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.