terça-feira, 10 de abril de 2012

Digestão: Qual a Trajetória dos Alimentos?


Pesquisa e publicação:
João Paulo & Daniel - Alunos do 3º ano
Fonte: 

    Grande maioria das pessoas preocupa-se em alimentar-se bem, consumindo alimentos saldáveis e optando cada vez mais por refeições nutritivas, mas essa mesma parcela da população talvez nunca tivesse a curiosidade em saber como de fato ocorre o processo digestivo dos alimentos ingeridos. Bem, convidamos vocês a partir de agora a explorar esse universo pouco conhecido entre os brasileiros...

  O sistema digestório humano é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago e intestinos (delgado e grosso), além de contar com as glândulas anexas, são elas: glândula salivar, fígado, pâncreas e vesícula biliar. O processo digestório compreende processos mecânicos e químicos. Os processos mecânicos são formados pela mastigação, deglutição e movimentos peristálticos (movimentos da parede muscular do esôfago, estômago e intestinos). Já os processos químicos referem-se ás transformações químicas que ocorrem ao longo do processo digestivo.

  A boca- primeiro órgão do sistema digestório, é destinado á ingerir os alimentos, na qual ocorre à mastigação e insalivação, nela encontramos os dentes, a língua e as glândulas salivares, órgãos que assessoram o processo de digestão alimentar. Os dentes auxiliam na trituração e mastigação dos alimentos, a língua participa da deglutição, além de contribuir para articulação das palavras e as glândulas salivares produzem saliva, que apresenta em sua composição a enzima ptialina ou amilase salivar, a qual atua, por sua vez, sobre o amido iniciando a sua digestão, transformando o amido em maltose. A saliva lubrifica e dilui os alimentos, facilitando a sua mastigação, gustação e deglutição.

    O alimento deglutido é jogado na faringe, que se contrai voluntariamente, empurrando o alimento para o esôfago (canal musculoso, com movimentos peristálticos involuntários, controlados pelo sistema nervoso autônomo). O esôfago atravessa o tórax, ligando a faringe ao estômago, as fortes contrações peristálticas do esôfago empurram o alimento em direção ao estômago. A entrada do alimento no estômago é controlada pela válvula Cárdia (porção inicial do estômago). Chegando ao estômago, o alimento estimula a produção do hormônio gastrina pelas células da mucosa do estômago, sob a ação desse hormônio, as células da região fúndica passam a produzir o suco gástrico, que contém ácido clorídrico e pepsinogênio. O ácido clorídrico apresenta o pH ácido( por volta de 2.0), e em meio ácido o pepsinogênio é transformado em pepsina (enzima ativa), a pepsina atua sobre moléculas de proteína decompondo-as em moléculas menores, mas de natureza protéica- as proteases e peptonas. Após permanecer no estômago por algumas horas, o alimento ganha o aspecto de massa pastosa denominada quimo. Através do esfíncter pilórico o quimo chega ao duodeno.
    
  Chegando ao duodeno (porção inicial do intestino delgado), o quimo apresenta certa acidez, que provoca uma reação na parede do duodeno, o qual passa a produzir dois hormônios: a secretina e a colecistocinina, que por sua vez, são lançados na corrente sanguínea. A secretina vai atuar no pâncreas, estimulando-o a produzir o suco pancreático, que será lançado no duodeno, o hormônio colecistocinina vai atuar na vesícula biliar (bolsa armazenadora de bile, fabricada pelo fígado), provocando contrações até que ocorra a liberação da bile, que é lançada juntamente com o suco pancreático no duodeno. Além do suco pancreático e da bile, o quimo sofre também ação do suco entérico, produzido pelas células da parede do intestino, e se transforma em quilo, que apresenta o pH alcalino por volta de 8.
   
   Parte do alimento não aproveitado dissolvido pelo intestino delgado passa para o ceco (porção inicial do intestino grosso), a região do ceco em sua parte inferior tem o apêndice, e em sua parte superior, o cólon ascendente; em seguida, o cólon transversal o cólon descendente e o reto. Na região do ceco, os resíduos alimentares já constituem o bolo fecal, que, devido aos pigmentos biliares, apresentam coloração marrom. As fezes compõem-se de água, resto não digerido de alimento (celulose) e bactérias, são eliminadas pelo esfíncter anal (abertura do reto) devido ao estímulo do sistema nervoso autônomo, que aumenta os movimentos peristálticos.
(João Paulo & Daniel)



Um comentário:

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.