domingo, 10 de junho de 2012

Laranjeira/Se. tradição e religiosidade ao longo das gerações

Laranjeiras é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 10º48'23" sul e a uma longitude 37º10'12" oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 25.928 habitantes. Possui uma área de 163,4 km².
O município de Laranjeiras, a 19 quilômetros de Aracaju, é um dos poucos onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonialRuas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da culturaeducaçãopolíticae da economia. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política de Inácio Joaquim Barbosa, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju.

Laranjeiras nasceu, como afirmou numa visão poética o Vigário Filadelfo Jônatas de Oliveira, das flores das laranjeiras que emolduravam o Rio Cotinguiba. Era sob a sombra dessas árvores que os passantes se acomodavam a cantar as histórias e as belezas naturais do local.

Entre o final do século XVI e a primeira metade do século XVII houve a distribuição das terras da região do Vale do Cotinguiba aos donatários que, muito lentamente, trataram de sua ocupação. Primeiramente surgiram as povoações da Manilha e do Bom Jesus. Posteriormente o crescimento do número de engenhos espraiados pela zona rural e as duas residências jesuíticas, Retiro e Comandaroba. A presença escrava trouxe para Laranjeiras a riqueza dos costumes africanos deixados como herança cultural, o que contribuiu para que a cidade se tornasse o berço da cultura negra em Sergipe.

Laranjeiras foi, no século XIX, uma das mais importantes cidades de Sergipe. Tão importante que chegou ser cogitada a hipótese de se tornar capital. Sua localização privilegiada, na Barra do Cotinguiba, posicionou o município em destaque durante o período açucareiro, quando a cidade viveu seu apogeu econômico e cultural. Em tempos atuais, caminhar pelas suas ruas calçadas de pedras permite-nos observar essa história parcialmente conservada, em suas edificações civis, religiosas e comerciais.

Entretanto, não somente seu patrimônio edificado desperta atenção. A cidade, que é Patrimônio Histórico Nacional, destaca-se no cenário cultural brasileiro devido à riqueza de sua cultura popular, possuído as mais belas e representativas manifestações folclóricas e religiosas. No mês de Janeiro é realizado o Encontro Cultural de Laranjeiras, reunindo estudiosos, grupos folclóricos de todo o Brasil e público de todas as partes do mundo, num encontro que colore a cidade e marca a todos que têm oportunidade de participar.

Laranjeiras adentra o século XXI resgatando o apogeu de seus melhores momentos, "com o passado presente na construção da história". O Campus Cultural de Laranjeiras da UFS, assentado na formidável restauração patrimonial do "quarteirão dos trapiches", revitalizando o conjunto arquitetônico do século XIX, significa um renascimento cultural da "Atenas Sergipana" e uma janela aberta para o Brasil e para o Mundo.

Uma cidade que respira história, cultura e é extremamente acolhedora. Laranjeiras é assim.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.