Laranjeiras é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 10º48'23" sul e a uma longitude 37º10'12" oeste, estando a uma altitude de 9 metros. Sua população estimada em 2004 era de 25.928 habitantes. Possui uma área de 163,4 km².
O município de Laranjeiras, a 19 quilômetros de Aracaju, é um dos poucos onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial. Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da cultura, educação, políticae da economia. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política de Inácio Joaquim Barbosa, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju.
Laranjeiras nasceu, como afirmou numa visão poética o Vigário Filadelfo Jônatas de Oliveira, das flores das laranjeiras que emolduravam o Rio Cotinguiba. Era sob a sombra dessas árvores que os passantes se acomodavam a cantar as histórias e as belezas naturais do local.
Laranjeiras foi, no século XIX, uma das mais importantes cidades de Sergipe. Tão importante que chegou ser cogitada a hipótese de se tornar capital. Sua localização privilegiada, na Barra do Cotinguiba, posicionou o município em destaque durante o período açucareiro, quando a cidade viveu seu apogeu econômico e cultural. Em tempos atuais, caminhar pelas suas ruas calçadas de pedras permite-nos observar essa história parcialmente conservada, em suas edificações civis, religiosas e comerciais.
Uma cidade que respira história, cultura e é extremamente acolhedora. Laranjeiras é assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário