sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Questoes sobre Genetica, Evolução e Biomas.


Como combinado segues  "apenas" 35 questoes sobre Genética, Evolução e Biomas Brasileiros.  Estudem bastante para terem boas notas!

Observação:
As respostas serão tratadas em sala de aula e postada 2 dias antes da prova.

Boa Sorte!

Professor Estéfane Lindeberg



TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Cesgranrio) Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia ser outra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.

1- Suponhamos que o charco onde viva a preá e os outros seres vivos da nossa história, com o decorrer dos tempos, vá lentamente se modificando. O espelho d'água diminua, pela progressiva invasão de novas plantas, assoreamento e a instalação de plantas mais duradouras; pelo surgimento de novos animais e desaparecimento de outros. O cenário se modifica. Este fenômeno denomina-se:
a) Comunidade clímax.
b) Comunidade em equilíbrio dinâmico.
c) Comunidade em equilíbrio estático.
d) Sucessão ecótona.
e) Sucessão ecológica.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

2. Existem vários mecanismos que bloqueiam a troca de genes entre espécies que vivem em uma mesma área. As proposições apresentadas referem-se a mecanismos pré-zigóticos.
(     ) As espécies, embora vivam na mesma área, têm habitats diferentes, o que impede que se encontrem.
(     ) O zigoto se forma, porém não se desenvolve por inviabilidade do híbrido.
(     ) Embora convivam em uma mesma área, o amadurecimento sexual de cada espécie ocorre numa época diferente.
(     ) O híbrido se forma, porém é estéril, devido à meiose anômala por falta de pareamento, já que não há homologia entre os cromossomos.
(     ) Diferenças anatômicas nos órgãos reprodutores podem impedir a fecundação, o que se constituirá num isolamento do tipo mecânico.

3. "Hitler mentiu aos alemães. Não há raças puras. Todas as raças são heterogêneas pela própria dinâmica do mecanismo hereditário e pelas miscigenações sucessivas sofridas durante séculos e milênios. Só há uma humanidade." (FREIRE-MAIA, Newton. Brasil:" Laboratório Racial". 2a ed. Vozes. 1975. p. 29).

Com esta afirmativa, o geneticista Dr. Newton Freire-Maia queria dizer que:
(01) Na prática não há raças puras por não existirem populações totalmente homozigotas.
(02) São as características culturais, como língua, religião e tecnologia, que definem o homem como espécie.
(04) Todas as populações humanas são capazes de miscigenação e pertencem atualmente a uma única espécie: 'Homo sapiens'.
(08) Admitindo-se que não há raças puras, pode-se definir raça como uma população mais ou menos isolada que difere de outras populações da mesma espécie pela freqüência de características hereditárias.

soma = (      )

4. Com base nos estudos de Genética, é correto afirmar que:
(01) Uma planta de sementes brancas, autofecundada, será heterozigota para o caráter se entre os seus descendentes aparecerem alguns com sementes amarelas e outros com sementes brancas.
(02) Uma mulher do grupo sangüíneo A cuja mãe é do grupo O, casando-se com um homem doador-universal, terá filhos apenas do grupo sangüíneo O.
(04) Indivíduos heterozigotos para duas características produzem quatro tipos de gametas.
(08) Na interação gênica, ou polimeria, os genes de um par agem combinando-se com outro par (ou outros pares), a fim de condicionar um determinado fenótipo.
(16) Sendo a hemofilia uma anomalia condicionada por um gene recessivo ligado ao sexo, uma criança hemofílica nascida de pais normais só poderá ser do sexo feminino.

Soma (     )

5. (Cesgranrio) Organismos como bactérias são capazes de reproduzir-se a cada vinte minutos, o que num espaço de três dias daria uma população suficiente para cobrir toda a superfície da Terra. No entanto, isso NÃO acontece graças, entre outros, ao seguinte fator:
a) quantidade de alimento.
b) potencial biótico.
c) fixação de nitrogênio.
d) radiação infravermelha.
e) imigração progressiva.

6. (G2) Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população de hospedeiros:
a) cresça continuamente.
b) entre em declínio e depois permaneça em equilíbrio.
c) cresça até certo limite e depois permaneça em equilíbrio.
d) entre em equilíbrio imediatamente.
e) entre em declínio imediatamente.

7. (Uece) Dentre os seres vivos a seguir relacionados que participam do processo de uma sucessão primária:

I - Crustáceos
II - Algas
III - Anelídeos
IV - Bactérias
V - Espongiários
VI - Rotíferos
VII - Protozoários
VIII - Peixes

Indique a opção que contém a seqüência mais provável dos seres por ordem progressiva de aparecimento no processo de sucessão:
a) II ë IV ë VII ë V ë VI ë III ë I ë VIII
b) I ë III ë IV ë VII ë VIII ë II ë VI ë V
c) II ë VII ë VIII ë IV ë VI ë V ë III ë I
d) I ë IV ë III ë VIII ë VII ë VI ë II ë V

8. (Enem) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
            (CORSON, Walter H, "Manual Global de Ecologia", 1993)

No texto anterior, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela
a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, considerado os "pulmões do mundo".
e) rápida reciclagem dos nutrientes potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

9. (Faap) A qual das regiões fitogeográficas brasileiras se referem as características a seguir:

- Presença de vegetação exuberante, alta, com grande concentração de plantas epífitas, como orquídeas e bromélias
- Alto índice pluviométrico anual
- Sua área corresponde a 40% do território nacional

a) caatinga
b) hiléia amazônica
c) pantanal
d) cerrado
e) mata atlântica
10. (Fei) Associe a cada estado brasileiro o tipo de vegetação aí muito comum.

1) hiléia
2) caatinga
3) cerrado
4) floresta de araucária

(     ) Maranhão
(     ) Minas Gerais
(     ) Santa Catarina
(     ) Acre

A relação numérica, de cima para baixo, que estabelece a seqüência correta de estados é:
a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 3, 4, 1
c) 3, 4, 1, 2
d) 4, 1, 2, 3
e) 1, 2, 4, 3

11. (G2) Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas às condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. Assim pode-se encontrar xeromorfismo aparente:
a) nos campos limpos, no cerrado e na vegetação de brejo.
b) nos desertos, nas epífitas das matas e na vegetação de restinga.
c) na mata amazônica, na mata atlântica, e no cerrado.
d) na vegetação halófita, nos manguezais e nos campos limpos.
e) nos campos limpos, nos cocais e no cerrado.

12. (Ufrs) No Rio Grande do Sul, a região dos Campos de Cima da Serra abriga uma formação vegetal denominada "Mata com Araucária" e a região do Litoral Norte do Estado uma formação chamada "Mata de Restinga". As diferenças fisionômicas e na composição das espécies são marcantes. O desenvolvimento destas comunidades florestais de maneira tão diversa pode ser explicado, principalmente, por diferenças significativas de
a) solo e longitude.
b) clima e solo.
c) latitude e formação geológica.
d) salinidade e formação geológica.
e) latitude e longitude.

13. (Unesp) As queimadas vêm destruindo grande parte de nossas formações vegetais que ainda constituem redutos da vegetação primária no país. No entanto, um tipo de vegetação apresenta alguns mecanismos de adaptação que possibilitam a sua sobrevivência após o fogo. Essa formação vegetal é conhecida como:
a) mangue
b) Mata Atlântica
c) mata ciliar
d) cerrado
e) restinga
14. (Cesgranrio) "Tuberculose contra-ataca com bactéria indestrutível"

Depois de ter sido quase erradicada nos países ricos e controlada no terceiro Mundo, a doença volta a se espalhar, sob forma mais ameaçadora: uma variedade resistente a drogas.
                        ("Folha de São Paulo" - 23/05/93).
                       
Essa variedade de bactéria resistente é fruto da:
a) ação mutagênica de certos antibióticos.
b) ação direta de certos antibióticos sobre o DNA bacteriano.
c) contínua exposição das bactérias a determinados antibióticos que induzem a resistência.
d) seleção natural de bactérias acostumadas ao antibiótico.
e) seleção de linhagens de bactérias mutantes, resistentes aos antibióticos.

16. (Ufrrj) Áreas com alta incidência de Malária:

85% de indivíduos siclêmicos
15% de indivíduos normais


Áreas com baixa incidência de Malária:

40% de indivíduos siclêmicos
60% de indivíduos normais

Observando os dados anteriores, pode-se afirmar que as diferenças entre as porcentagens de indivíduos que possuem anemia falciforme decorre da
a) irradiação adaptativa.
b) seleção natural.
c) convergência adaptativa.
d) seleção artificial.
e) sobreposição de nicho.

17. (Ufsc) Os fatores evolutivos são aqueles que levam ao desequilíbrio das freqüências gênicas das populações.
     
Com relação a esse assunto é CORRETO afirmar que:
(01) Alterações destas freqüências, devidas a fatores casuais, são mais sentidas em populações pequenas, sendo este fenômeno conhecido como oscilação ou deriva genética.
(02) A migração, entrada e/ou saída de genes das populações, é um destes fatores evolutivos.
(04) A mutação gênica, apesar de ocorrer em freqüências normalmente muito baixas, é um fator gerador de variabilidade genética.
(08) A seleção natural é um importante fator evolutivo, responsável pela adaptação dos tipos fenotípicos às condições a que eles são expostos, eliminando os tipos mal adaptados.
(16) Ao contrário da deriva genética, fator em que não se consegue prever a direção das alterações nas freqüências gênicas, a migração, a seleção natural e a mutação são fatores cujos resultados são previsíveis.
(32) Caso as mutações deixem de ocorrer nas populações, o processo evolutivo ficará estagnado, podendo, no máximo, haver a extinção de espécies já existentes.

17. (Unirio) O processo de evolução requer condições que produzam modificações na freqüência de um determinado alelo gênico. Dentre os fatores que podem alterar essa freqüência encontram-se:

I - mutação;
II - migração;
III - seleção;
IV - recombinação.

Os fatores que introduzem novos alelos na população são:
a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

18. (Cesgranrio) A borboleta 'Kallima sp.', quando pousada, parece uma folha seca. Igualmente o bicho-pau se parece com um graveto. Qual das explicações a seguir é correta para explicar o fato?
a) O animal adota a forma para melhor se defender.
b) É resultado do seu hábito alimentar.
c) É totalmente fortuito.
d) Animais e vegetais tiveram a mesma origem.
e) É o resultado da seleção natural.

19. (Fatec) A seleção natural origina mecanismos que garantem a adaptação das espécies ao seu ambiente. Mimetismo, coloração de aviso e mimecria são exemplos desses mecanismos.

I. Mimetismo
II. Coloração de aviso
III. Mimecria

A - A espécie se adapta imitando o ambiente.
B - A espécie possui sabor desagradável ou toxidade e atrai o predador com desenhos e cores marcantes.
C - A espécie imita a coloração de aviso de outra espécie.

Analise os termos e proposições. Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
a) I A; II B; III C.
b) I A; II C; III B.
c) II A; III B; I C.
d) II A; III C; I B.
e) I C; II B; III A.

20. (Uel) Um mamífero, que apresenta pelagem escura durante o verão e pelagem branca, muito mais longa e espessa no inverno, está adaptado para viver
a) em manguezais.
b) no deserto do Saara.
c) em florestas tropicais.
d) na tundra canadense.
e) nas savanas africanas.

20. (Unb) Os homens sempre se espantaram diante das belezas naturais. Poetas, pintores, cada um a seu modo, tentam retratar a profunda beleza do mundo dos seres vivos. Uma das coisas que mais atraem os olhos é a imensa variedade de formas e cores. Além de encanto para os olhos, essas cores muitas vezes estão ligadas a funções biológicas e foram sendo selecionadas ao longo da evolução. A esse respeito, julgue os itens abaixo.

(1) Flores de cores vivas atraem insetos e pássaros, que ajudam na polinização.
(2) O urso branco e a onça pintada são exemplos de animais cujas cores fazem com que sejam menos visíveis por possíveis presas.
(3) Frutos de cores vivas espantam pássaros que poderiam comê-los.
(4) As plantas de folhas vermelhas não realizam fotossíntese.
(5) As penas multicoloridas das aves muitas vezes têm papel significativo nos seus rituais de acasalamento.

21. (Unirio) Encontram-se a seguir etapas de um processo de especiação.

I - Quando a temperatura da região se eleva, duas populações se isolam nas encostas de montanhas 

diferentes.

II - Uma espécie de pássaro, adaptada ao frio, habita todo um vale.

III - As diferenças genéticas acumuladas durante o período de isolamento não permitem que os membros 

das duas populações se cruzem.

IV - Após milhares de anos, a temperatura volta a baixar e as duas populações espalham-se pelo vale.

A seqüência lógica dessas etapas é:

a) I, II, III, IV.

b) II, I, III, IV.

c) II, I, IV, III.

d) II, III, IV, I.
  e) IV, III, II, I
22. (Ufg) O processo evolutivo da espécie humana não é totalmente conhecido pela ciência, porém sabe-se que o 'Homo sapiens'

(     ) viveu numa atmosfera primitiva rica em metano, submetida a altas temperaturas e com muitas descargas elétricas.
(     ) tem sua origem explicada pela teoria da geração espontânea ou abiogênese.
(     ) é um ser eucarionte, heterótrofo, com digestão extracelular e circulação dupla, completa e fechada.
(     ) possui capacidade diferente de se adaptar às condições impostas pelo ambiente.

23. (Ufu) Leia o trecho a seguir.

"No processo evolutivo, muitos animais foram extintos depois de se diferenciarem de seus parentes mais próximos. Boa parte deles virou fóssil e, quando descobertos, ajudaram a remontar o passado das espécies [...]."
            "ISTOÉ", Ed. 1934, 24 de janeiro de 2007.

Acerca da evolução dos organismos, considere as afirmativas a seguir.
I - Para avaliar as relações evolutivas entre as espécies são consideradas as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares, bem como os fósseis.
II - Os fósseis humanos encontrados até o momento fortaleceram as primeiras hipóteses da origem humana, já que é possível se estabelecer quaisquer graus de variações entre as espécies fósseis e a espécie atual.
III - O grande avanço na passagem evolutiva de australopiteco para 'Homo sapiens' é o desenvolvimento do sistema nervoso e, conseqüentemente, da inteligência, evidenciado pelo aumento do volume craniano.

Assinale a alternativa que apresenta, apenas, afirmativas corretas.
a) I, II, III
b) I e III
c) II e III
d) I e II

23. (Fatec) Analise o texto a seguir:

"No balcão da farmácia alguém diz, interrogando:
- Amigo, por que a minha infecção não foi eliminada com o remédio que tomei? Será que ele está vencido?
Responde o balconista:
- Bem, as bactérias que causaram a infecção se acostumaram com o antibiótico e tornaram-se resistentes a ele.  Veja, a data do vencimento! Ainda faltam dois anos. O cliente, desesperado, pergunta:
- E agora, vou morrer?
O balconista retruca:
- Não! Vamos trocar por outro antibiótico mais forte, e acabaremos com elas.
O cliente, apavorado, grita:
- E, se elas também se acostumarem, o que fazer?
O balconista ironiza:
- Comece a rezar...".

Assinale a alternativa que revela a teoria evolucionista que está contida de maneira indireta no diálogo anterior.
a) Lamarquismo.
b) Biogênese.
c) Neodarwinismo.
d) Seleção natural.
e) Mutação genética.

24. (Uel) Considere as frases a seguir.

I. A semelhança do bicho-pau a um graveto é devida à seleção natural.
II. Os peixes do interior de cavernas são cegos, por não fazerem uso da visão.
III. Os herbívoros desenvolveram um estômago complexo, por só comerem vegetais.
IV. As girafas atuais têm pescoço comprido porque seus ancestrais se esticavam para atingir as folhas das árvores.

Refletem o pensamento de Lamarck,
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

25. (Fuvest) Uma idéia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações gênicas.
e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

26. (G2) As infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comuns. Esse fato deve-se a:
a) indução nas bactérias de resistência aos antibióticos.
b) convivência de diversos portadores de diversos tipos de infecção.
c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos.
d) rejeição dos antibióticos pelo organismo humano.
e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.

27. (Unitau) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Segundo Lamarck, os organismos teriam evoluído pela transmissão de modificações adquiridas pelo uso ou desuso de certos órgãos.
b) Para Darwin, a evolução resultaria da sobrevivência dos organismos mais aptos na competição por espaço e alimento.
c) A grande diversidade de estruturas e comportamento dos indivíduos de uma população pode ser explicada pelas mutações.
d) Duas populações só constituem efetivamente duas espécies distintas quando perdem a capacidade potencial de trocar genes entre si.
e) A seleção natural garante o equilíbrio genético da população através dos processos de adaptação.

28. (Cesgranrio) Em sua viagem às ilhas Galápagos, Darwin observou as diferentes espécies de tentilhões que as habitam. Percebeu que a principal diferença entre elas estava na forma do bico e que esta forma se relacionava ao tipo de alimento disponível para as aves de cada uma das ilhas.
A respeito do processo de evolução dos tentilhões a partir de um ancestral comum, fazem-se as seguintes afirmações:

I - Mutações diferentes ocorreram em cada ilha, determinadas pela necessidade de as aves se adaptarem ao alimento disponível.
II - Em cada ilha, a seleção natural eliminou os mutantes não-adaptados.
III - Mutações foram-se acumulando nas populações de cada ilha e as aves tornaram-se tão diferentes que se estabeleceu o isolamento reprodutivo.

Assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

29. (Faap) Durante o ano de 95 no "Jô Soares Onze e meia" surgiu uma questão interessante "Por que as baratas inglesas são mais resistentes aos venenos e inseticidas comuns?" Uma explicação coerente com as idéias de Darwin e neodarwinista seria que:
a) as baratas inglesas ganharam, com o passar do tempo, resistência aos venenos, tornando-as imunes aos mesmos.
b) as baratas inglesas são mais sadias, mais bem alimentadas que de outras partes do mundo.
c) as baratas inglesas foram selecionadas durante toda a industrialização inglesa por conviverem com lixo tóxico, sobrevivendo apenas aquelas com características resistentes a todo tipo de toxinas.
d) as baratas inglesas tornaram-se imunes as toxinas de tanto comê-las.
e) as baratas inglesas selecionam o tipo de lixo que comem, evitando assim de comer lixo tóxico.

30. (Fuvest) Um estudante levantou algumas hipóteses para explicar porque em alguns rios de caverna os peixes são cegos. Qual delas está de acordo com a teoria sintética da evolução?
a) No ambiente escuro das cavernas, os olhos se atrofiaram como conseqüência da falta de uso.
b) Os olhos, sem utilidade na escuridão das cavernas, se transformaram ao longo do tempo em órgãos táteis.
c) No ambiente escuro das cavernas, os peixes cegos apresentaram vantagens adaptativas em relação aos não cegos.
d) A falta de luz nas cavernas induziu mutação deletéria drástica que levou à regressão dos olhos num curto espaço de tempo.
e) A falta de luz nas cavernas induziu mutações sucessivas que ao longo de muitas gerações levaram à regressão dos olhos.

31. (Unirio) Nos Estados Unidos da América, existe um pequeno grupo de pessoas que formam a chamada Ordem Amish, fundada há 200 anos por somente três casais.
Do ponto de vista evolutivo, podemos dizer que as diferenças entre esta população e a população original foram geradas PRINCIPALMENTE por:
a) seleção natural.
b) deriva genética.
c) migração.
d) recombinação.
e) euploidia.

32. (Unitau) Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por
a) apenas Lamarck.
b) apenas Darwin.
c) Neodarwinistas.
d) Lamarck e Darwin.
e) Darwin e Neodarwinistas.

33. (Cesgranrio) Sobre conceitos básicos de evolução, são feitas as seguintes afirmativas:

I- A forma do corpo da baleia e do tubarão, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.
II- Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.
III- "O urso polar é branco porque vive na neve" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista de evolução.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

34. (Fei) O processo de formação de raças se inicia através do(a):
a) diversificação gênica
b) seleção natural
c) isolamento reprodutivo
d) isolamento geográfico
e) biocenose


35. (Unesp) Existe um dito popular que pergunta: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Sendo a galinha uma ave, do ponto de vista biológico e evolutivo, a alternativa correta para responder a essa questão é:
a) o ovo, pois as aves são todas ovíparas.
b) o ovo, pois as aves descendem dos répteis, que também põem ovos.
c) a galinha, pois o ovo surgiu nas aves posteriormente.
d) o ovo, que deu origem às aves e depois aos répteis.
e) a galinha, pois os répteis que originaram as aves não punham ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.