quarta-feira, 3 de abril de 2013

Revisao para o 2º ano do IECM-2013




1. (Faap) A qual das regiões fitogeográficas brasileiras se referem as características a seguir:

- Presença de vegetação exuberante, alta, com grande concentração de plantas epífitas, como orquídeas e bromélias
- Alto índice pluviométrico anual
- Sua área corresponde a 40% do território nacional

a) caatinga
b) hiléia amazônica
c) pantanal
d) cerrado
e) mata atlântica


2. (Fei) Associe a cada estado brasileiro o tipo de vegetação aí muito comum.

1) hiléia
2) caatinga
3) cerrado
4) floresta de araucária

(     ) Maranhão
(     ) Minas Gerais
(     ) Santa Catarina
(     ) Acre

A relação numérica, de cima para baixo, que estabelece a seqüência correta de estados é:
a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 3, 4, 1
c) 3, 4, 1, 2
d) 4, 1, 2, 3
e) 1, 2, 4, 3

3. (Fuvest) Observe o mapa a seguir onde estão representadas paisagens brasileiras. Plantas com as partes aéreas adaptadas para diminuir a perda d'água e árvores de pequeno porte com raízes muito profundas são elementos característicos da vegetação, nas regiões:












a) 4 e 7
b) 6 e 2
c) 3 e 6
d) 2 e 7
e) 4 e 2

4. (Uece) Xiquexique, espinheiros, gravatás, bromeliáceas e cactáceas, é a flora comumente encontrada:
a) nos cerrados
b) nos campos
c) nos cocais
d) na caatinga

5. (Unesp) As queimadas vêm destruindo grande parte de nossas formações vegetais que ainda constituem redutos da vegetação primária no país. No entanto, um tipo de vegetação apresenta alguns mecanismos de adaptação que possibilitam a sua sobrevivência após o fogo. Essa formação vegetal é conhecida como:
a) mangue
b) Mata Atlântica
c) mata ciliar
d) cerrado
e) restinga

6. (Cesgranrio) A existência de larvas, em muitos animais é conseqüência direta da:
a) defesa contra agentes externos e predadores, pela locomoção.
b) existência, nos seus ovos, de pequena quantidade de vitelo.
c) busca de acasalamento para dispersão da espécie.
d) necessidade de haver vários nichos ecológicos.
e) garantia de "habitat" próprio para a espécie.

7. (Fuvest) Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?
a) Número de folhetos embrionários formados.
b) Presença ou ausência de celoma.
c) Presença ou ausência de notocorda.
d) Tipo de segmentação do ovo.
e) Modo de formação do tubo neural.

8. (Puccamp) No desenvolvimento embrionário de um ovo de galinha, formam-se blastômeros
a) apenas na camada superficial.
b) apenas no disco germinativo.
c) iguais em toda a gema.
d) maiores no pólo vegetativo e menores no pólo animal.
e) maiores no pólo animal e menores no pólo vegetativo.

9. (Puccamp) Qual das afirmações a seguir, relativas a diferentes tipos de ovos, é verdadeira?
a) Ovos com muito vitelo no pólo vegetativo têm segmentação total.
b) Ovos com muito vitelo no centro têm segmentação discoidal.
c) Ovos oligolécitos têm segmentação parcial.
d) Os ovos da maioria dos artrópodos são oligolécitos.
e) Os ovos da maioria dos mamíferos são pobres em vitelo.

10. (Puccamp) A figura a seguir mostra uma blástula.







O mais provável é que ela tenha se formado a partir de um ovo
a) telolécito.
b) centrolécito.
c) heterolécito.
d) mediolécito.
e) isolécito.

11. (Puccamp) Comparando-se o desenvolvimento embrionário do anfioxo com o das aves, verifica-se que
a) no anfioxo, a segmentação é holoblástica; nas aves, é meroblástica.
b) o anfioxo é um animal protostômio; as aves são deuterostômias.
c) o anfioxo é um animal diploblástico; as aves são triploblásticas.
d) o embrião do anfioxo é protegido por anexos embrionários; o das aves só é protegido pela casca do ovo.
e) o embrião do anfioxo desenvolve-se fora do corpo materno; o das aves desenvolve-se no interior do útero materno.

12. (Puccamp) Um pesquisador ao examinar ovos em desenvolvimento observou que apresentavam as seguintes características:

- grande quantidade de vitelo
- clivagem parcial discoidal
- presença de âmnio, alantóide e cório
- somitos mesodérmicos
- tubo neural dorsal

De acordo com esses dados, conclui-se que os ovos
a) não eram de aves.
b) não eram de répteis.
c) eram de anfíbios ou de répteis.
d) eram de anfíbios ou de aves.
e) eram de répteis ou de aves.

13. (Pucsp) Dois irmãos se originam de blastômeros provenientes de um mesmo zigoto.
Pode-se afirmar que os mesmos são gêmeos:
a) univitelinos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo.
b) univitelinos, podendo ser de sexos diferentes.
c) fraternos e, obrigatoriamente, do mesmo sexo.
d) fraternos, podendo ser de sexos diferentes.
e) fraternos e, obrigatoriamente, de sexos diferentes.

14. (Uece) A zona pelúcida é uma estrutura encontrada nos(as) ____________________, cuja função é __________________.
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, na ordem, as lacunas, completando, corretamente, a afirmação.
a) pêlos de cães e proteção
b) traquéias de mamíferos e transporte
c) óvulos humano e proteção
d) trompas de falópio e transporte

15. (Ufpel) A função do vitelo é nutrir o embrião durante o desenvolvimento embrionário, ao menos em suas primeiras fases. No reino animal, a quantidade e distribuição do vitelo no ovo determinam as diferenças na segmentação, podendo esta ocorrer em todo o ovo ou só em parte dele. O tamanho das células formadas (Blastômeros) durante a segmentação pode ser igual ou diferente.
A tabela a seguir indica o tipo de ovo, conforme o teor e distribuição do vitelo, o tipo de segmentação e dá exemplos de animais que apresentam esses tipos de ovos e segmentação.










Analise as afirmativas

I. A letra A corresponde a animais como as aves e répteis, pois seus ovos possuem alto teor de vitelo, e a segmentação ocorre apenas em um dos pólos.
II. A letra B corresponde a um tipo de segmentação em que todos os blastômeros formados possuem o mesmo tamanho.
III. A letra C corresponde a ovos que possuem muito vitelo, ficando este distribuído igualmente no citoplasma.
IV. A letra D corresponde a um tipo de segmentação em que as células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.

Com base nos textos e em seus conhecimentos, quais afirmativas estão corretas:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) II e III.

16. (Ufv) Com relação ao óvulo centrolécito, é CORRETO afirmar que suas características são:
a) vitelo abundante ocupando quase toda a célula, com citoplasma e núcleo reduzidos à cicatrícula.
b) ausência ou uma quantidade mínima de vitelo homogeneamente distribuído por toda a célula.
c) presença de vitelo misturado com citoplasma no pólo vegetativo.
d) ausência de vitelo, mas apresentando zona pelúcida e corona radiata.
e) vitelo na região mediana da célula, com a maior parte do citoplasma localizado na periferia e uma pequena parte envolvendo o núcleo central.

17. (Cesgranrio)                        LIXO DE PROVETA

"Aproximadamente 3.300 embriões humanos congelados foram dissolvidos em água e álcool na Inglaterra."
                        ("Veja", agosto/96)

Os chamados bebês de proveta, apesar de serem fecundados em frascos de vidro, são mais tarde transferidos para o útero da mulher. A estrutura embrionária que funcionará como órgão de respiração e excreção do embrião é o(a):
a) alantóide.
b) âmnio.
c) córion.
d) saco vitelínico.
e) placenta.

18. (Uece) Analise as assertivas a seguir relativas à origem e estudo dos tecidos:

I. O zigoto é a célula inicial, resultante da fecundação dos organismos que se reproduzem sexuadamente.
II. Insetos e crustáceos são exemplos de animais com apenas dois folhetos embrionários (diploblásticos).
III. Os vertebrados são animais que já têm três folhetos embrionários, portanto são chamados triploblásticos.

Assinale a alternativa correta relativa às assertivas anteriores:
a) somente I é verdadeira
b) I e III são falsas
c) I e III são verdadeiras
d) II e III são falsas

19. (Uel) A figura a seguir representa um corte através da gástrula de um animal.

O orifício assinalado pela seta originará a boca
a) na rã.
b) no anfioxo.
c) no tubarão.
d) na minhoca.
e) no ouriço-do-mar.

20. (Cesgranrio) A Terra tem uma idade estimada em 4,6 bilhões de anos e, durante este tempo, os seres vivos surgiram, se modificaram e muitos desapareceram. Estude as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA a respeito do processo evolutivo.
a) Alguns cientistas admitem que os primeiros organismos vivos utilizavam o alimento encontrado no meio (hipótese heterotrófica).
b) Acredita-se que os primeiros seres vivos surgiram na água e lentamente invadiram os continentes.
c) O estudo dos fósseis forneceram inúmeros indícios da vida primitiva, seja através dos seres petrificados, ou dos restos químicos por eles produzidos.
d) Pode-se considerar que as vitórias-régias e elódeas (plantas aquáticas) sejam mais primitivas que os pinheiros e sequóias.
e) A evolução do cavalo, constatado pelos fósseis, mostram como um pequeno animal de 60 cm de altura e três dedos se modificou até o aspecto atual.

21. (Ufrs) As afirmativas a seguir estão relacionadas com origem da vida e evolução.

I - O desenvolvimento de processos respiratórios aeróbicos permitiu maior aproveitamento de energia pelos organismos.
II - A presença de fósseis de um mesmo organismo em vários continentes é uma das evidências de que os continentes já estiveram unidos.
III - A ausência de oxigênio na atmosfera primitiva foi essencial para a formação das primeiras moléculas orgânicas, que, no caso contrário, teriam sido quebradas pelos radicais livres derivados do oxigênio.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III

22. (Unesp) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de
a) mórula.
b) gástrula.
c) nêurula.
d) formação do celoma.
e) formação da notocorda.

23. (Fatec) Hoje admite-se que a primeira forma de vida tenha surgido em lagos da Terra primitiva, que apresentava uma atmosfera diferente da atual. A partir desse acontecimento outros se sucederam, estabelecendo-se uma diversidade de formas e processos.
A primeira forma de vida (I), a composição da atmosfera primitiva (II) e a provável seqüência de processos para obtenção de alimento e energia (III) conquistados pelos seres vivos foram, respectivamente:

a) I = autótrofa;      II = sem oxigênio;     III = fotossíntese, fermentação, heterotrófico, respiração aeróbica
b) I = autótrofa;      II = com oxigênio;     III = fotossíntese, fermentação, heterotrófico, respiração aeróbica
c) I = heterótrofa;      II = sem oxigênio;     III = heterotrófico, fermentação, fotossíntese, respiração aeróbica
d) I = heterótrofa;      II = sem oxigênio;     III = heterotrófico, respiração aeróbica, fotossíntese, fermentação
e) I = heterótrofa;      II = com oxigênio;     III = heterotrófico, respiração aeróbica, fotossíntese, fermentação

24. (Fatec) Com relação à origem da vida são feitas três afirmações:

I. A idéia de que a vida surge a partir de vida preexistente é conhecida como biogênese.
II. A crença em que a vida poderia surgir a partir de água, lixo, sujeira e outros meios caracteriza a idéia de abiogênese.
III. A crença em que a vida é fruto da ação de um criador (como consta no livro Gênesis, da Bíblia) é denominada de Criacionismo.

Assinale a alternativa que classifica corretamente cada afirmação como derrubada (+) ou não derrubada (-) por Pasteur.
a) I. (+), II. (-), III. (-).
b) I. (-), II. (+), III. (-).
c) I. (-), II. (-), III. (+).
d) I. (+), II. (+), III. (+).
e) I. (-), II. (-), III. (-).

25. (Mackenzie) I - Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir.
II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica.
III - Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas.
IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo.

Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas:
a) II, III e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e IV.

26. (Pucrs)












O aparelho cuja montagem é representada acima permitiu verificar a possibilidade da origem de aminoácidos a partir
a) da atmosfera rica em oxigênio que existiu no início do nosso planeta.
b) de descargas elétricas em um meio muito rico em compostos orgânicos.
c) da atmosfera atual que envolve o nosso planeta.
d) da chamada atmosfera primitiva que envolvia o nosso planeta em seus primórdios.
e) de descargas elétricas em um meio rico em gás carbônico e etano.

27. (Pucrs) Responder à questão com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso planeta.

I. Aumento gradativo da concentração de O‚ na atmosfera.
II. Aparecimento dos organismos heterótrofos.
III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa.

A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa
a) I - II - III
b) I - III - II
c) II - I - III
d) II - III - I
e) III - II - I

28. (Fuvest) O gráfico a seguir representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.
Quais são, respectivamente, os hormônios A e B?
a) Luteinizante e folículo-estimulante.
b) Folículo-estimulante e luteinizante.
c) Luteinizante e progesterona.
d) Progesterona e estrógeno.
e) Estrógeno e progesterona.












29. (G1) Observe a legenda;

1. trompa de falópio
2. testículo
3. duto ejaculador
4. vagina
5. canal deferente
6. epidídimo
7. uretra
8. útero

Para que a fecundação ocorra, o espermatozóide deverá percorrer:
a) 2 - 6 - 5 - 3 - 7 - 4 - 8 - 1
b) 6 - 5 - 4 - 3 - 7- 8 - 1 - 2
c) 4 - 7 - 6 - 5 - 1 - 2 - 3 - 8
d) 3 - 2 - 5 - 7 - 6 - 4 - 8 - 1
e) 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

30. (Mackenzie) O DIU (dispositivo intra-uterino) é um contraceptivo que tem como ação principal:
a) matar os espermatozóides.
b) impedir que os espermatozóides cheguem ao óvulo.
c) impedir a ovulação.
d) matar o óvulo no momento da ovulação.
e) impedir que o embrião se fixe à parede interna do útero.

31. (Ufmg) A vasectomia tem sido um dos recursos procurados atualmente por homens que não desejam ter filhos. A eficácia desse método anticoncepcional deve-se a.
a) impedimento da ejaculação.
b) ausência de espermatozóides no sêmen.
c) impedimento da produção de espermatozóides.
d) alteração do controle hormonal.


32. (Ufu) Com relação à reprodução humana, marque a alternativa correta.
a) Indivíduos vasectomizados têm os ductos seminíferos seccionados, o que impede a passagem dos espermatozóides.
b) Na criptorquidia, a temperatura do local onde os testículos se alojam é maior que a ideal para a espermatogênese, o que leva à esterilidade masculina.
c) A fecundação, que em condições normais acontece na cavidade uterina dois dias antes da nidação, depende da ação de enzimas hidrolíticas.
d) Os ovários localizam-se atrás do útero. Para a produção constante de ovócitos é necessário que os ovários estejam 2 °C abaixo da temperatura abdominal.

33. (Unesp) Uma senhora deu à luz dois gêmeos de sexos diferentes. O marido, muito curioso, deseja saber informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir da fecundação. O médico respondeu-lhe, corretamente, que:
a) dois óvulos foram fecundados por um único espermatozóide.
b) um óvulo, fecundado por um espermatozóide, originou um zigoto, o qual dividiu-se em dois zigotos, formando dois embriões.
c) um óvulo foi fecundado por dois espermatozóides, constituindo dois embriões.
d) dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozóide, originando dois embriões.
e) o uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois.



3 comentários:

  1. cade as respostas em????
    amanha nao vai ter nao a prova viu demoraaaaaaaaaaaaaaa

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  2. aleluia apareceu o gabarito!!

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  3. alguém tem o gabarito?

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Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.