terça-feira, 27 de agosto de 2013

Revisao Sobre Genetica com Gabarito



TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufg) O texto que se segue foi extraído de "Xadrez, truco e outras guerras", de José Roberto Torero. Servimos-nos de algumas de suas estruturas para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

            "Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o General mandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam.... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...
            À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiu um impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta?"
            (TORERO, J. Roberto. "Xadrez, truco e outras guerras")


1. "O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado (...)"

Em algumas fazendas são introduzidas novas espécies, sem uma avaliação da capacidade adaptativa da espécie ao local.

a) Cite e explique 3 conseqüências positivas da introdução de novas espécies num determinado ambiente.
b) Explique a relação existente entre desequilíbrios ambientais e mutação. Exemplifique.

2. (Ufes) A Siclemia ou Anemia Falciforme é uma doença genética grave em que os homozigotos SS, por só produzirem hemoglobina anormal do tipo S, apresentam anemia profunda e, se não tiverem um tratamento médico eficiente, dificilmente atingirão a idade reprodutiva. No entanto, observa-se que a freqüência do gene S é bastante alta na Grécia, África e Índia, regiões endêmicas para a malária.
a) Explique a relação entre a freqüência do gene S e a malária.
b) Qual é o agente etiológico, o vetor e o ciclo de vida, no homem, do protozoário causador da malária?

3. (G1) Acredita-se que na pré-história lobos e chacais se tornaram mais dóceis, menos ferozes. Como isto foi possível?

4. (Ufrj) O rato canguru é um pequeno mamífero, comum no deserto americano, que consegue sobreviver nessa região hostil graças às várias adaptações que possui: ele se alimenta à base de sementes com elevado conteúdo de gordura, não possui glândulas sudoríparas, tem hábitos noturnos e um focinho afilado e comprido.
Essas características representam adaptações do animal a um aspecto marcante de seu habitat.
a) Identifique esse aspecto marcante.
b) Escolha duas das quatro adaptações citadas e explique como elas contribuem para a sobrevivência do rato canguru.

5. (G1) Qual a importância do fogo na evolução do homem? Explique de que maneira o fogo contribuiu para que o homem vivesse mais socialmente?

6. (G1) Com o passar do tempo, os homens aumentaram suas vantagens sobre os outros animais. Explique como isso foi possível.

7. (Ufes) Na caatinga existem lagoas temporárias que são formadas apenas durante o curto período de chuvas. Nessas lagoas existem algumas espécies de peixes conhecidas por "peixes das nuvens" ou "peixes anuais". O ciclo de vida desses peixes, de pequeno tamanho, está ajustado às alterações ambientais entre os períodos seco e chuvoso. Apresente hipóteses plausíveis, do ponto de vista científico, que expliquem a presença de peixes em lagoas desse tipo.

8. (Uerj) Segundo o Teorema de Hardy Weinberg, uma população ideal deve atingir o equilíbrio, ou estado estático, sem grandes alterações de seu reservatório genético.
Em uma das ilhas do arquipélago de Galápagos, uma das condições estabelecidas por Hardy e Weinberg para populações ideais foi seriamente afetada por uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de cem mil anos. Esta erupção teria diminuído drasticamente a população de jabutis gigantes da ilha.
a) Cite duas das condições propostas por Hardy e Weinberg para que o equilíbrio possa ser atingido.
b) Defina o conceito de evolução em função da freqüência dos genes de uma população e indique de que forma a diminuição da população afetou a evolução dos jabutis gigantes.

9. (G1) Qual é a diferença entre mimetismo e camuflagem? Cite exemplos de animais que podem se camuflar e outros que sejam miméticos.

10. (Ufsc) Os fatores evolutivos são aqueles que levam ao desequilíbrio das freqüências gênicas das populações.
     
Com relação a esse assunto é CORRETO afirmar que:
(01) Alterações destas freqüências, devidas a fatores casuais, são mais sentidas em populações pequenas, sendo este fenômeno conhecido como oscilação ou deriva genética.
(02) A migração, entrada e/ou saída de genes das populações, é um destes fatores evolutivos.
(04) A mutação gênica, apesar de ocorrer em freqüências normalmente muito baixas, é um fator gerador de variabilidade genética.
(08) A seleção natural é um importante fator evolutivo, responsável pela adaptação dos tipos fenotípicos às condições a que eles são expostos, eliminando os tipos mal adaptados.
(16) Ao contrário da deriva genética, fator em que não se consegue prever a direção das alterações nas freqüências gênicas, a migração, a seleção natural e a mutação são fatores cujos resultados são previsíveis.
(32) Caso as mutações deixem de ocorrer nas populações, o processo evolutivo ficará estagnado, podendo, no máximo, haver a extinção de espécies já existentes.

11. (Unb) Nos últimos anos, os Bálcãs têm sido agitados por uma série de conflitos étnicos, dos quais o mais recente foi a guerra no Kosovo. Os conflitos chamam a atenção, entre tantos outros aspectos, para a questão das etnias humanas, Julgue os itens a seguir, relacionados a conceitos de evolução e genética de populações.

(1) Antes dos atuais conflitos, na década de 80, a distribuição de genes na população da Iugoslávia seguia o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
(2) Além do isolamento geográfico, aspectos culturais como os costumes e a religião influem na evolução das etnias humanas.
(3) Os Bálcãs exemplificam bem que a migração aumenta a variabilidade genética.
(4) É provável que a freqüência de heterozigose seja semelhante na população brasileira e na população sérvia.

12. (Ufpe) Quando se considera o processo evolutivo, se tem em mente que as populações experimentam um conjunto de mudanças ao longo do tempo. Sobre esse tema, analise as proposições com verdadeiro ou falso.

(     ) As mutações podem ser favoráveis, indiferentes ou desfavoráveis, dependendo do ambiente em que vivem os organismos mutados.
(     ) Casamento entre pessoas aparentadas (cruzamentos consangüíneos) aumenta a freqüência de alelos deletérios na população.
(     ) A seleção natural atua sobre a diversidade genética intra-específica; os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente são selecionados.
(     ) A semelhança entre a estrutura interna da asa do morcego e a do membro superior humano é indicativa do tipo de evolução denominado 'convergência adaptativa'.
(     ) O acaso pode provocar alterações significativas na freqüência de diferentes alelos.



GABARITO

1. a) A espécie introduzida e adaptada ao novo ambiente ocupará determinado nicho ecológico. Se predador, atuará no controle do número de presas. Sendo presa, pode alimentar um número maior de predadores. Caso seja um produtor, poderá servir de alimento aos consumidores primários.

b) Desequilíbrios ambientais podem favorecer o aumento de variações produzidas casualmente por mutações. Exemplo: mariposas melânicas adaptadas em regiões cujas árvores acham-se cobertas pela fuligem produzida pela atividade industrial.

2. a) Os indivíduos portadores do gene S são resistentes à Malária.

b) Agente etiológico: 'Plasmodium sp.'
    Vetor: fêmeas infectadas do mosquito-prego (Gen.  Anopheles)

Resumo do ciclo vital:
Homem (hospedeiro intermediário) ë Mosquito (hospedeiro definitivo) ë Homem.

3. Variações sob efeito da seleção natural e proximidade com o homem que lhe fornecia alimentação.

4. a) Escassez de água.

b) As sementes fornecem gordura que pode ser oxidada para repor a água perdida. Ausência de glândulas sudoríparas impede a perda de água pela sudorese no calor do deserto. À noite a temperatura do deserto cai, evitando o calor diurno e conseqüente desidratação. O focinho afilado e comprido também evita a perda de água.

5. Permitiu ao homem explorar novos ambientes; passou a ter vida social caçando e coletando seu alimento e o dividindo entre os demais.

6. Postura ereta e desenvolvimento das mãos.

7. Os peixes capazes de completar seu ciclo vital num curto intervalo de tempo em que há chuvas foram selecionados neste tipo de ambiente.

8. a) Duas dentre as condições:
- não-ocorrência de migrações
- não-ocorrência de mutações que introduzam novos genes
- probabilidades iguais na escolha dos parceiros no processo de reprodução sexuada
- número de indivíduos grande o suficiente para que eventos aleatórios não afetem as proporções estatísticas
- não-sujeição dos genes alelos à seleção natural, tendo todos os indivíduos a mesma possibilidade de sobrevivência

b) Alteração progressiva das freqüências gênicas em uma população.
A população de jabutis ficou mais sujeita a variações gênicas aleatórias (deriva genética).

9. Camuflagem é a capacidade de imitar a cor do ambiente. Camaleões podem se camuflar.
Mimetismo ocorre quando o animal apresenta a forma de outros seres ou corpos do ambiente como pedras, pedregulhos, etc. O bicho-pau, o gafanhoto-folha, são exemplos de animais miméticos.

10. 01+02+04+08+16+32=63

11. F V F F

12. V F V F V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.