quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Revisao sobre Botanica.



 Como combinado segue "ALGUMAS" questões envolvendo os assuntos de Raiz; Caule; Fruto e Flor para recuperação de Biologia do 2º ano.

Bom apetite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp) As florestas são os ecossistemas mais complexos do ambiente terrestre. O aumento das áreas naturais impactadas, as altas taxas de desmatamento e os problemas ambientais justificam o esforço mundial para o plantio de grandes áreas com espécies arbóreas.

1. Alguns animais da mata atlântica aprenderam a alimentar-se de cascas de pinheiros plantados em Santa Catarina, tendo se tornado um problema para este cultivo. O tecido que é fonte de alimento para estes animais é
a) parênquima clorofiliano.
b) floema.
c) xilema.
d) colênquima.
e) esclerênquima.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Puccamp) Na época de Colombo, a batata era cultivada nas terras altas da América do Sul e se tornou um dos mais importantes alimentos da Europa durante dois séculos, fornecendo mais do que duas vezes a quantidade de calorias por hectare do que o trigo.
Atualmente, se o convidarem para saborear um belo cozido português, certamente a última coisa que experimentará entre as iguarias do prato será a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecerá mais quente. ... Mas será que ela está sempre mais quente, uma vez que todos os componentes do prato foram cozidos juntos e saíram ao mesmo tempo da panela?
                (Adaptado de P. H. Raven, et all: Biologia Vegetal. Guanabara: Koogan-2001 e Anibal Figueiredo e Maurício Pietrocola. "Física - um outro lado - Calor e temperatura". São Paulo: FTD, 1997)

2. Um pé de batatas disporá de maior quantidade de material nutritivo para armazenar em seus órgãos de reserva
a) quando a taxa de respiração atingir seu valor máximo.
b) quando a taxa de fotossíntese atingir seu valor máximo.
c) quanto maior for a taxa de fotossíntese em relação à taxa de respiração.
d) quanto menor for a taxa de fotossíntese em relação à taxa de respiração.
e) quanto mais próxima a taxa de fotossíntese estiver da taxa de respiração.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufsm)   A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui a tecnologia para manipulação de espécies vegetais que, além de alimentos, garantem a saúde dos consumidores. Veja alguns exemplos:

- tomate com mais pigmento do tipo licopeno, que previne o câncer de próstata, além de ser poderoso antioxidante;
- melancias de cores variadas, sem sementes e ricas em vitamina A e antioxidantes, que amenizam o envelhecimento da pele;
- cenoura com 80% a mais de betacaroteno, pigmento que se converte em vitamina A no organismo humano.

                Revista "Isto É", Junho de 2006, p. 84. (adaptado)

3. Nas pesquisas da EMBRAPA, a melancia foi alterada geneticamente para a não-formação de sementes. Quando ocorre na natureza, esse fenômeno é chamado de
a) anemocoria.
b) fecundação cruzada.
c) mega ou macrosporogênese.
d) embriogênese.
e) partenocarpia.

4. (Ufrs) A escritora Isabel Allende, em seu livro "Afrodite", apresenta uma série de frutos considerados afrodisíacos por diferentes culturas. Entre eles, são citados o abacate, a ameixa (1), a banana (2), o coco (3), o figo (4), a maçã, a manga, o morango (5), a pêra e o pêssego.
Assinale o número correspondente ao fruto que se desenvolve a partir de uma inflorescência.
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

5. (Ufal) Frutos partenocárpicos que surgem naturalmente, sem interferência humana, são os de
a) macieiras.
b) pereiras.
c) bananeiras.
d) ameixeiras.
e) pessegueiros.

6. (Ufrs) Entre as adaptações que contribuíram para o amplo sucesso evolutivo das gramíneas, estão
a) a polinização por aves e as raízes fasciculadas.
b) a polinização por insetos e as raízes pivotantes.
c) a polinização pelo vento e os caules subterrâneos.
d) a polinização por insetos e as folhas paralelinérveas.
e) a polinização pelo vento e as flores pentâmeras.

7. (Ufv) As raízes laterais das angiospermas têm sua origem a partir do(a):
a) felogênio.
b) periciclo.
c) periderme.
d) feloderme.
e) endoderme.

8. (Ufc) Qualquer célula vegetal viva, que possua núcleo, adequadamente manipulada, poderá originar embriões, semelhantes aos embriões zigóticos, denominados de embriões somáticos. Dentre as várias possibilidades de utilização desses embriões somáticos está a produção de sementes artificiais. A técnica consiste na produção de cápsulas de gelatina que contenham o embrião e um hidrogel com substâncias orgânicas e inorgânicas. A principal função desse hidrogel seria:
a) induzir mutações e inibir a germinação daquelas plantas com características indesejáveis.
b) possibilitar a formação de um embrião com estrutura bipolar, ou seja, com parte aérea e raiz.
c) hidratar o embrião somático, simulando as condições reais de umidade elevada de uma semente verdadeira.
d) evitar que as plantas oriundas de embriões transgênicos polinizem outras plantas no ambiente onde as "sementes" serão lançadas.
e) compensar a ausência de reservas nutritivas, que são acumuladas nos processos normais de desenvolvimento das sementes.

9. (G1) Assinale a alternativa onde só há exemplos de raízes tuberosas:
a) batata-doce, nabo e cenoura;
b) batata inglesa, mandioca e beterraba;
c) gengibre, mandioca e cenoura;
d) batata inglesa, gengibre e mandioca;
e) batata-doce, gengibre e mandioca.

10. (G1) Diferentes órgãos das plantas têm importância econômica para o homem. As partes da mandioca e da cana-de-açúcar utilizadas para a produção de álcool são, respectivamente:
a) caule e caule.
b) raiz e caule.
c) caule e raiz
d) raiz e raiz.
e) raiz e fruto.

11. (Pucmg) Certos vegetais são bioindicadores da presença e/ou concentração de certos nutrientes no solo ou em ambientes aquáticos. Das plantas abaixo, assinale a que normalmente apresenta adaptações que permitem a ela um bom desenvolvimento em solos com menor quantidade de sais nitrogenados.
a) gramíneas.
b) samambaias.
c) clorófitas.
d) leguminosas.


12. (Ufrn) O algodoeiro é uma planta dicotiledônea bem adaptada ao clima semi-árido. O seu cultivo já foi uma atividade economicamente muito importante para o nordestino e hoje está sendo retomado graças ao desenvolvimento de novos cultivares pela Embrapa. Uma característica dessa planta que favorece seu plantio no clima semi-árido é a presença de
a) folhas largas.
b) raiz pivotante.
c) flores completas.
d) frutos carnosos.

13. (Ufrs) Árvores adultas geralmente apresentam dificuldades para serem transplantadas de um lugar para outro. As palmeiras, pertencentes às monocotiledôneas, suportam melhor essa operação, devido ao seu sistema radicular, que é do tipo
a) pivotante.
b) fasciculado.
c) escora.
d) tabular.
e) axial.

14. (Ufrs) Existem plantas que, por suas características morfológicas, são mais adaptadas à função de conter a erosão do solo, como em encostas de morros, taludes e beiras de estradas. Entre as plantas indicadas para este fim, costuma-se utilizar espécies do grupo das Gramíneas.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica que corresponde ao grupo acima citado.
a) folhas sem bainha
b) sementes com dois cotilédones
c) flores pentâmeras
d) raízes fasciculadas
e) folhas peninérveas

15. (Unesp) Considere uma refeição onde estão incluídos arroz branco, feijão, batata inglesa, alface e pimentão. Assinale a alternativa que representa a parte comestível dos vegetais citados, na ordem em que foram apresentados.
a) Endosperma da semente, semente, raiz, folha e fruto.
b) Endosperma da semente, semente, caule, folha e fruto.
c) Semente, endosperma da semente, caule, folha e fruto.
d) Fruto, semente, raiz, folha e endosperma da semente.
e) Semente, fruto, caule, folha, e fruto.

16. (Unifesp) Um estudante tem a tarefa de extrair substâncias de reserva de plantas. Porém, está em dúvida sobre qual ou quais são essas substâncias e de onde extraí-las.
Assinale a alternativa que contém a resposta e o procedimento corretos para essa tarefa.

a) O estudante extrairá somente amido, que é a substância de reserva dos vegetais. O amido é produzido nas folhas e acumulado nas raízes; logo, apenas raízes deverão ser usadas.
b) Há a possibilidade de se trabalhar com amido e lipídio, as substâncias de reserva dos vegetais. Lipídios são encontrados somente nas sementes e amido, somente em raízes e caules.
c) Proteínas e lipídios são as substâncias de reserva mais abundantes nos vegetais. Podem ser extraídos de qualquer órgão, mas principalmente dos frutos e raízes.
d) Substâncias de reserva nos vegetais são carboidratos, lipídios e proteínas. Podem ser extraídos de qualquer órgão da planta, mas principalmente de raízes e caules (carboidratos) e de sementes e frutos (lipídios e proteínas).
e) Amido e outros carboidratos constituem a única forma de reserva nas plantas. Podem ser extraídos de qualquer órgão vegetal, embora se concentrem nas raízes e nos caules.

17. (Unirio) Plantas com raízes-escora e raízes respiratórias são típicas dos ecossistemas:
a) caatinga.
b) restingas.
c) manguezais.
d) mata tropical.
e) campos cerrados.

18. (Pucrs) Relacionando os grupos da coluna I com as informações da coluna II.

COLUNA I
(1) Fungos
(2) Briófitas
(3) Pteridófitas
(4) Gimnospermas
(5) Angiospermas

COLUNA II
(    ) Sementes nuas
(    ) Avasculares com reprodução por metagênese
(    ) Nutrição heterótrofa
(    ) Sementes presentes em frutos
(    ) Vasculares que nunca formam tubos polínicos

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 3, 4, 5
b) 4, 2, 1, 5, 3
c) 4, 3, 1, 5, 2
d) 5, 1, 2, 4, 3
e) 5, 3, 1, 4, 2

19. (G1) As plantas relacionadas na coluna superior possuem caules cujos nomes estão relacionados na coluna inferior. Assinalar a resposta cuja associação está correta:

A - palmeira
B - cana-de-açúcar
C - cacto
D - bananeira
E - cebola

I - colmo
II - bulbo
III - estipe
IV - cladódio
V - rizoma

a) A - I / B - III / C - II / D - V / E - IV
b) A - IV / B - II / C - I / D - V / E - III
c) A - II / B - I / C - V / D - III / E - IV
d) A - III / B - V / C - II / D - I / E - IV
e) A - III / B - I / C - IV / D - V / E - II

20. (G1) A alternativa que NÃO contém um exemplo de caule é
a) tronco de macieira.
b) batata-inglesa.
c) cebola.
d) mandioca.

21. (G1) No reino vegetal, existem espécies de caules subterrâneos e raízes aéreas. Dentre as espécies citadas, destacam-se, respectivamente,
a) orquídea e coco-da-baía.
b) cana-de-açúcar e goiabeira.
c) cenoura e erva-de-passarinho.
d) batata inglesa e "Avicenia" do mangue.

22. (Puccamp) Tubérculos que possuem botões vegetativos como as batatas-inglesas, escamas que acumulam substâncias nutritivas como as das cebolas e cladódios que apresentam reserva de água como os dos cactos são, respectivamente, tipos de
a) raiz, caule e folha.
b) raiz, folha e caule.
c) raiz, raiz e caule.
d) caule, folha e folha.
e) caule, folha e caule.

23. (Pucmg) A interação planta/animal que ocorre na natureza representa um excelente exemplo de coevolução. Uma flor com pétalas grandes, vistosas, brancas, amarelas ou azuis, freqüentemente perfumada com nectários pequenos na base da flor, é de polinização especialmente:
a) entomófila.
b) anemófila.
c) ornitófila.
d) hidrófila.


24. (Udesc) As angiospermas possuem três tipos básicos de órgãos: raiz, caule, e folha. Em relação a esses órgãos, assinale a alternativa CORRETA.
a) As folhas apresentam função de sustentação.
b) A raiz é a porção do eixo principal de um vegetal, geralmente clorofilada, subterrânea e que apresenta gemas laterais.
c) Em plantas aquáticas as raízes promovem a fotossíntese e a liberação de oxigênio para o meio externo.
d) No caule são observados os estômatos, que regulam a quantidade de sais que a planta absorve.
e) Podemos observar caules aéreos, subterrâneos ou aquáticos, de acordo com as características dos vegetais.

25. (Ufes) No trecho a seguir, os autores destacam algumas características do trabalhador brasileiro:

                               Rancho de Goiabada
                                               (João Bosco e Aldair Blanc)

Os bóias-frias
Quando tomam umas birita
Espantam a tristeza
Sonham com bife a cavalo,
Batata-frita e sobremesa
É goiabada-cascão com muito queijo.
Depois do café, cigarro e um beijo
De uma mulata chamada Leonor
Ou Dagmar...

Do ponto de vista botânico, podemos afirmar que
a) o caldo-de-cana, do qual é feita a birita (cachaça), é constituído de uma solução orgânica em que predominam açúcares solúveis acumulados no floema do colmo cheio da cana-de-açúcar.
b) a batata-frita, alimento muito apreciado, corresponde à raiz tuberosa principal de plantas de batata ('Solanum tuberosum'), que armazena substâncias de reserva, principalmente o amido.
c) a goiabada-cascão tem pedaços (cascão) do fruto da goiabeira, que correspondem ao epicarpo seco originado do receptáculo floral.
d) o famoso cafezinho brasileiro tem como um dos seus principais constituintes a cafeína, que possui acentuada ação estimulante e é produzida pelo tegumento da semente.
e) o cigarro, feito a partir do meristema apical das folhas de fumo ('Nicotiana tabacum'), tem alta concentração de nicotina, alcalóide que pode provocar o câncer de pulmão.

26. (Ufsm) Numere a 2 coluna de acordo com a primeira.

COLUNA 1
1- caules subterrâneos como os das bananeiras
2- caules modificados como os dos cactos
3- caules não-ramificados com folhas do ápice
4- caules paralelos ao solo com gemas de espaço em espaço

COLUNA 2
(     ) cladódios
(     ) rizomas
(     ) estipes
(     ) estoloníferos

A seqüência correta é
a) 2 - 1 - 3 - 4.
b) 3 - 1 - 4 - 2.
c) 2 - 4 - 3 - 1.
d) 1 - 3 - 2 - 4.
e) 3 - 4 - 1 - 2.

27. (Uece) Algumas plantas permanecem ativas durante períodos de seca. Para tanto, tiveram que desenvolver adaptações estruturais que possibilitaram sua sobrevivência. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de adaptações a ambientes secos.
a) Cutícula, pneumatóforos, tricomas
b) Aerênquima, tricomas, espinhos
c) Suculência, cutícula, glândulas de sal
d) Espinhos, tricomas, suculência

28. (Mackenzie) Relacione as partes de uma flor de angiosperma com a sua denominação correspondente.

(A) cálice + corola
(B) ovário + estilete + estigma
(C) filete + antera
(D) pétalas
(E) sépalas

(     ) pistilo
(     ) estame
(     ) perianto
(     ) corola
(     ) cálice

A seqüência correta, de cima para baixo, é:
a) B - C - A - D - E
b) A - C - B - E - D
c) B - C - A - E - D
d) C - A - B - D - E
e) E - C - A - B - D

29. (Puc-rio) Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as):
a) briófitas não dependem diretamente da água para sua reprodução.
b) fungos são vegetais aclorofilados.
c) flores dos pteridófitas são frutos modificados.
d) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros.
e) frutos dos angiospermas se originam a partir do desenvolvimento do ovário.

30. (Uel) As angiospermas são vegetais traqueófitos que apresentam flores, frutos e sementes. Dentre seus verticilos florais, destacam-se o cálice, a corola, o androceu e o gineceu. O número de unidades em cada um destes verticilos florais varia bastante, permitindo identificar grupos como classes, ordens e famílias vegetais.

De acordo com o texto e com base nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) Todo vegetal traqueófito é uma angiosperma.
b) As unidades constituintes do cálice recebem o nome de pétalas.
c) Quando estão ausentes o cálice ou a corola, a flor é unissexuada.
d) Por gineceu entende-se o conjunto de estames.
e) O gineceu e o androceu não podem estar ausentes da flor simultaneamente.

31. (Ufv) Considerando as estruturas reprodutivas das fanerógamas, numere a 2 coluna de acordo com a 1.

1 - célula-mãe de micrósporo
2 - carpelo
3 - saco embrionário
4 - saco polínico
5 - estame

(     ) megasporófilo
(     ) microsporófilo
(     ) microsporângio
(     ) microsporócito
(     ) gametófito

A seqüência CORRETA é:
a) 5, 4, 3, 2, 1.
b) 4, 3, 2, 5, 1.
c) 2, 5, 1, 3, 4.
d) 5, 4, 1, 2, 3.
e) 2, 5, 4, 1, 3.

32. (Unesp) Entre as especiarias trazidas da Índia, na época das grandes navegações, destaca-se o cravo-da-Índia, de largo uso na culinária. Essa especiaria corresponde à seguinte parte da planta:
a) pedaço da raiz.
b) casca.
c) gema vegetativa.
d) botão floral.
e) fruto.

33. (Faap) Na feira ou na quitanda, tomate, cenoura, pepino e cebola são considerados "legumes". A bem da verdade, LEGUME é o fruto produzido pelas leguminosas, como a vagem do feijão.
Os legumes anteriores são, respectivamente:
a) fruto, raiz, fruto e caule
b) fruto, caule, fruto e raiz
c) fruto, fruto, caule e raiz
d) caule, fruto, caule e fruto
e) fruto, fruto, fruto e caule

34. (Pucmg) São pseudofrutos, EXCETO:
a) Caju.
b) Maçã.
c) Morango.
d) Amora.
e) Pêssego.

35. (Pucmg) Algodão é a matéria fibrosa que envolve as sementes do algodoeiro, planta do gênero 'Gossypium'. Possivelmente, originário da Índia, o algodão expandiu pela Ásia e Oriente Médio. Sua utilização na confecção de tecidos na China data de 2200 a.C. Na Europa, no entanto, onde se utilizava exclusivamente a lã de carneiro como fibra têxtil, o algodão veio a ser conhecido a partir da ocupação da Península Ibérica pelos árabes nos séculos IX a XI. Além da aplicação na indústria têxtil, a semente de algodão é aproveitada para a produção de óleo alimentício.

Sobre esse assunto foram feitas as seguintes afirmações:
I. O algodoeiro é uma planta fanerógama e o algodão é parte de seu fruto.
II. O óleo presente nesta e em outras sementes são triglicerídeos importantes para o processo de germinação.
III. A fibra de algodão é um polissacarídeo que pode servir de alimento para determinados organismos.
IV. Proteases presentes em sabões em pó não digerem roupas de puro algodão, mas podem danificar roupas de lã.

São afirmações CORRETAS.
a) I e IV apenas
b) I, II e IV apenas
c) I, II e III apenas
d) I, II, III e IV

36. (Uel) As partes comestíveis do abacaxi e da banana são exemplos de
a) pseudofrutos.
b) frutos carnosos.
c) baga e infrutescência, respectivamente.
d) fruto carnoso e fruto seco, respectivamente.
e) pseudofruto e fruto partenocárpico, respectivamente.

37. (Uel) A banana não tem sementes porque na realidade:
a) É um pseudofruto, ou seja, não é um fruto verdadeiro.
b) É um fruto múltiplo, que não foi polinizado.
c) É um fruto carnoso, partenocárpico.
d) É um fruto do tipo drupa.
e) A banana não é um fruto.

38. (Ufrs) Assinale a alternativa que apresenta, do ponto de vista botânico, apenas frutos.
a) laranja - vagem - beterraba
b) batata - maça - laranja
c) tomate - pepino - laranja
d) pepino - beterraba - uva
e) tomate - cebola - maça

39. (Unaerp) Frutas bem maduras e podres liberam um gás conhecido por:
a) Ácido Abscísico.
b) Etileno.
c) Ácido indolil-acético.
d) Auxinas.
e) Ácido giberélico.

40. (Unirio) Assinale a opção que NÃO apresenta um fruto simples.
a) Chuchu.
b) Morango.
c) Mamão.
d) Abacate.
e) Manga.

41. (Mackenzie) Comparando-se uma flor de gimnosperma com uma flor de angiosperma, observa-se uma diferença marcante, que é a presença ou ausência de:
a) óvulo.
b) ovário.
c) grão-de-pólen.
d) saco embrionário.
e) gametófito.

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Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.