quarta-feira, 24 de setembro de 2014

complemento para o 3º ano



1. (Cesgranrio) A borboleta 'Kallima sp.', quando pousada, parece uma folha seca. Igualmente o bicho-pau se parece com um graveto. Qual das explicações a seguir é correta para explicar o fato?
a) O animal adota a forma para melhor se defender.
b) É resultado do seu hábito alimentar.
c) É totalmente fortuito.
d) Animais e vegetais tiveram a mesma origem.
e) É o resultado da seleção natural.


2. (Fatec) A seleção natural origina mecanismos que garantem a adaptação das espécies ao seu ambiente. Mimetismo, coloração de aviso e mimecria são exemplos desses mecanismos.

I. Mimetismo
II. Coloração de aviso
III. Mimecria

A - A espécie se adapta imitando o ambiente.
B - A espécie possui sabor desagradável ou toxidade e atrai o predador com desenhos e cores marcantes.
C - A espécie imita a coloração de aviso de outra espécie.

Analise os termos e proposições. Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
a) I A; II B; III C.
b) I A; II C; III B.
c) II A; III B; I C.
d) II A; III C; I B.
e) I C; II B; III A.

 3. (Ufsc) Os fatores evolutivos são aqueles que levam ao desequilíbrio das freqüências gênicas das populações.
     
Com relação a esse assunto é CORRETO afirmar que:
(01) Alterações destas freqüências, devidas a fatores casuais, são mais sentidas em populações pequenas, sendo este fenômeno conhecido como oscilação ou deriva genética.
(02) A migração, entrada e/ou saída de genes das populações, é um destes fatores evolutivos.
(04) A mutação gênica, apesar de ocorrer em freqüências normalmente muito baixas, é um fator gerador de variabilidade genética.
(08) A seleção natural é um importante fator evolutivo, responsável pela adaptação dos tipos fenotípicos às condições a que eles são expostos, eliminando os tipos mal adaptados.
(16) Ao contrário da deriva genética, fator em que não se consegue prever a direção das alterações nas freqüências gênicas, a migração, a seleção natural e a mutação são fatores cujos resultados são previsíveis.
(32) Caso as mutações deixem de ocorrer nas populações, o processo evolutivo ficará estagnado, podendo, no máximo, haver a extinção de espécies já existentes.
03. 01+02+04+08+16+32=63

4. (Unb) Nos últimos anos, os Bálcãs têm sido agitados por uma série de conflitos étnicos, dos quais o mais recente foi a guerra no Kosovo. Os conflitos chamam a atenção, entre tantos outros aspectos, para a questão das etnias humanas, Julgue os itens a seguir, relacionados a conceitos de evolução e genética de populações.

(1) Antes dos atuais conflitos, na década de 80, a distribuição de genes na população da Iugoslávia seguia o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
(2) Além do isolamento geográfico, aspectos culturais como os costumes e a religião influem na evolução das etnias humanas.
(3) Os Bálcãs exemplificam bem que a migração aumenta a variabilidade genética.
(4) É provável que a freqüência de heterozigose seja semelhante na população brasileira e na população sérvia.
4- F V F F

5. (Ufpe) Quando se considera o processo evolutivo, se tem em mente que as populações experimentam um conjunto de mudanças ao longo do tempo. Sobre esse tema, analise as proposições com verdadeiro ou falso.

(     ) As mutações podem ser favoráveis, indiferentes ou desfavoráveis, dependendo do ambiente em que vivem os organismos mutados.
(     ) Casamento entre pessoas aparentadas (cruzamentos consangüíneos) aumenta a freqüência de alelos deletérios na população.
(     ) A seleção natural atua sobre a diversidade genética intra-específica; os indivíduos mais bem adaptados ao ambiente são selecionados.
(     ) A semelhança entre a estrutura interna da asa do morcego e a do membro superior humano é indicativa do tipo de evolução denominado 'convergência adaptativa'.
(     ) O acaso pode provocar alterações significativas na freqüência de diferentes alelos

5. V F V F V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.