segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fixação para o 3º ano EM Cecília




TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

1. Existem vários mecanismos que bloqueiam a troca de genes entre espécies que vivem em uma mesma área. As proposições apresentadas referem-se a mecanismos pré-zigóticos.
(     ) As espécies, embora vivam na mesma área, têm habitats diferentes, o que impede que se encontrem.
(     ) O zigoto se forma, porém não se desenvolve por inviabilidade do híbrido.
(     ) Embora convivam em uma mesma área, o amadurecimento sexual de cada espécie ocorre numa época diferente.
(     ) O híbrido se forma, porém é estéril, devido à meiose anômala por falta de pareamento, já que não há homologia entre os cromossomos.
(     ) Diferenças anatômicas nos órgãos reprodutores podem impedir a fecundação, o que se constituirá num isolamento do tipo mecânico.


2. (Uel) Considere os seguintes eventos ecológicos:

I. competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos
II. competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos
III. extinção de consumidores primários nativos
IV. extinção de consumidores secundários nativos

Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I  ë  II  ë  III
b) I  ë  II  ë  IV
c) I  ë  III  ë  IV
d) II  ë  III  ë  IV
e) III  ë  II  ë  IV
3. (Ufpe) Vários conceitos básicos são importantes no estudo da Ecologia. Relacione as colunas:

1. Ecossistemas
2. Habitat
3. Comensalismo
4. Mutualismo
5. Biocenose

(     ) Associação em que uma das espécies é beneficiada, sem causar prejuízo ou benefício à outra.
(     ) Parte viva de um Ecossistema.
(     ) Constituído pela comunidade e pelo ambiente físico.
(     ) Associação entre indivíduos de duas espécies diversas, que beneficia a ambos.
(     ) Local onde existem populações de uma certa espécie.

A seqüência correta é:
a) 3, 2, 1, 4 e 5
b) 4, 5, 2, 3 e 1
c) 1, 3, 5, 2 e 4
d) 2, 5, 1, 4 e 3
e) 3, 5, 1, 4 e 2



5. (Fgv) Em uma comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas, plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são benéficas ou positivas; outras, ainda, são prejudiciais. Essas interações positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.
Assinale as afirmações corretas:

I - A relação de mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo, ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de seleção natural.
III - No comensalismo, uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre desvantagens.
IV - No relacionamento de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira nunca é prejudicada.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:
a) I e IV.
b) I, II, III.
c) II e IV.
d) IV e III.
e) IV.

6. (Mackenzie) As afirmativas abaixo referem-se às relações ecológicas entre os seres vivos.

I - Os nódulos existentes nas raízes das leguminosas são decorrentes de fungos do gênero 'Rhizobium' que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.
II - Tanto o comensalismo como o inquilinismo são relações em que apenas os indivíduos de uma das espécies envolvidas são beneficiados, sem prejuízo para os indivíduos da outra espécie.
III - Na competição interespecífica, os indivíduos das espécies envolvidas são prejudicados.

Assinale:
a) se todas estiverem corretas.
b) se apenas I estiver correta.
c) se apenas II estiver correta.
d) se apenas I e II estiverem corretas.
e) se apenas II e III estiverem corretas.

8. (Uff) Analise as proposições:

1 - Entende-se como comensalismo a associação em que uma das espécies se beneficia usando restos alimentares da outra, que não é prejudicada.
2 - A relação em que uma das espécies obrigatoriamente mata a outra para dela se alimentar chama-se parasitismo.
3 - O mutualismo é a associação necessária à sobrevivência de duas espécies, em que ambas se beneficiam.

Assinale a opção que avalia corretamente a veracidade destas proposições.
a) 2 e 3  são as verdadeiras.
b) Apenas a 3 é verdadeira.
c) 1 e 2 são verdadeiras.
d) 1 e 3 são verdadeiras.
e) Todas são verdadeiras.

9. (Unaerp) Relacione a coluna A com a coluna B

Coluna A
I - Epifitismo
II - Protocooperação
III - Mutualismo
IV - Colônias

Coluna B
1 - Micorrizas/fungos e orquídeas
2 - Orquídeas
3 - Pagurus/anêmonas-do-mar
4 - Caravelas

A associação correta é:
a) I‚, IIƒ, III, IV„.
b) I, II‚, IIIƒ, IV„.
c) I‚, IIƒ, III„, IV.
d) Iƒ, II„, III, IV‚.
e) I‚, IIƒ, III, IV‚.

10. (Unioeste) O ambiente ecológico inclui tanto fatores bióticos quanto abióticos que interagem entre si. Relativo a este ambiente e à interação entre as espécies que o ocupam, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Espécies que ocupam o mesmo ambiente harmonicamente devem ocupar nichos ecológicos diferentes.
(02) A competição interespecífica é mais acentuada que a competição intra-específica.
(04) O papel que um organismo desempenha no ecossistema é denominado nicho ecológico.
(08) Dispersão de sementes no pêlo de mamíferos é uma interação harmônica do tipo comensalismo.
(16) Plantas e seus polinizadores específicos representam um tipo de mutualismo.
(32) Enquanto no parasitismo a morte do hospedeiro é imediata, no predatismo a morte da presa, que não é obrigatória, é conseqüência do enfraquecimento de suas funções orgânicas.






12. (Fgv) O meio ambiente incapaz de fornecer condições exigidas para a vida (nutrição reprodução e proteção) torna-se impróprio à sobrevivência dos seres vivos, acarretando o desequilíbrio. Um agricultor com problemas de excesso de besouros no seu canavial resolveu introduzir na sua fazenda o sapo-boi, que se alimenta de besouros prejudiciais ao cultivo da cana-de-açúcar, considerando não existirem na região espécies de animas aptos a devorá-lo. O sapo-boi também se alimenta de insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças, prolifera com muita facilidade e vive aproximadamente 40 anos, pondo, em média, 40 mil ovos por ano.
Na sua opinião, o uso do sapo-boi no exemplo acima citado seria:
a) perigoso, pois na região não existem espécies que possam devorá-lo.
b) Inconveniente, pois causaria a eliminação de insetos favoráveis a cultura de cana-de-açúcar.
c) conveniente, pois causaria a eliminação dos insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças.
d) conveniente, uma vez que causaria a eliminação de vespas que se alimentam também de besouros.
e) conveniente, pois na região não existem outras espécies que possam devorá-lo.

13. (G2) Assinale a alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x peixes.
d) corujas x ratos.
e) orquídeas x árvores.

14. (Uel) "O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos".

O fenômeno acima descrito constitui uma relação ecológica do tipo
a) mutualismo.
b) competição.
c) predatismo.
d) parasitismo.
e) amensalismo.

15. (Uel) Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:

I. parasitismo  
II. mutualismo
III. comensalismo      
IV. predatismo

a) tubarão x peixe-piloto
b) cupim x protozoário          
c) árvore x pulgão
d) cobra x sapo

A associação correta é
a) Ia, lIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIId, IVa
c) Ic, IIb, IIIa, IVd
d) Ic, IId, IIIa, IVb
e) Id, IIa, IIIb, IVc

17. (Ufsc) Em um ecossistema, há muitos tipos de interação entre os componentes das diversas espécies. Algumas interações são mutuamente proveitosas, outras são mutuamente prejudiciais e outras, ainda, beneficiam apenas uma das espécies, prejudicando ou não a outra. Dessa forma, as interações podem ser classificadas como harmônicas ou desarmônicas.
Em relação a esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A interação das plantas epífitas (bromélias, por exemplo) e suas plantas hospedeiras é um tipo de parasitismo, já que a árvore hospedeira é prejudicada em seu desenvolvimento.
(02) Quando o caranguejo "paguro" (também conhecido como ermitão) ocupa a concha vazia de um caramujo, ocorre um caso de favorecimento mútuo entre as duas espécies envolvidas.
(04) Quando algas e fungos se associam, formando os liquens, ambos se favorecem, e tal relação é um exemplo de simbiose.
(08) As sociedades e as colônias representam relações harmônicas que são estabelecidas, necessariamente, entre indivíduos de uma mesma espécie.
(16) O predatismo é um tipo de relação desarmônica, em que apenas o predador leva vantagem, já que o resultado final da interação é a morte da presa.
(32) A ocorrência de vermes tipo 'Ascaris' e 'Taenia', no interior do homem, é um caso de endoparasitismo, enquanto insetos hematófagos, como a pulga e o mosquito, são exemplos de ectoparasitas.

Soma (     )
                   

18. (Cesgranrio) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes), com respiração anaeróbica. Com as alterações climáticas do planeta e as atividades desses primeiros seres, o alimento disponível para os saprobiontes começou a rarear. "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento."
A frase entre aspas foi empregada:
a) corretamente, pois os seres sofreram mutações orientadas pela ausência de alimento disponível.
b) corretamente, pois os seres se modificaram para tornarem-se capazes de produzir seu próprio alimento.
c) corretamente, pois a escassez de alimento induziu a formação de características favoráveis nesses seres.
d) erradamente, pois a capacidade de produzir seu próprio alimento é determinada pelo material genético do ser.
e) erradamente, pois foram as alterações climáticas que permitiram o desenvolvimento da capacidade de produzir seu próprio alimento.

19. (Uel) Considere as frases a seguir.

I. A semelhança do bicho-pau a um graveto é devida à seleção natural.
II. Os peixes do interior de cavernas são cegos, por não fazerem uso da visão.
III. Os herbívoros desenvolveram um estômago complexo, por só comerem vegetais.
IV. As girafas atuais têm pescoço comprido porque seus ancestrais se esticavam para atingir as folhas das árvores.

Refletem o pensamento de Lamarck,
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

20. (G2) Sobre os conceitos básicos de evolução, são feitas as seguintes afirmativas:

I. A forma do corpo de uma foca e do pingüim, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.
II. Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.
III. "O bicho-pau pode viver nas árvores pois se assemelha a um galho" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista de evolução.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

22. (Puccamp) Considere a seguinte afirmativa:

"Entende-se por...... a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados".

Para completá-la corretamente, a lacuna deve ser preenchida por
a) mutação.
b) migração.
c) variabilidade.
d) seleção natural.
e) oscilação genética.
23. (Ufrs) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir.

O impacto mais imediato da teoria de ............... foi fornecer uma estrutura conceitual para o estudo da morfologia comparada, embriologia descritiva, paleontologia e biogeografia porque as relações entre os organismos passaram a ser, então, compreendidas como significando ancestralidade comum, ao invés de afinidades no esquema da criação.

a) Lineu
b) Lamarck
c) Darwin
d) Mendel
e) Watson e Crick

24. (Ufrs) Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é
a) o ambiente.
b) a grande capacidade de reprodução.
c) a competição.
d) a variação hereditária transmissível.
e) a migração.

25. (Unb) Em 1859, Charles Darwin propôs, no livro intitulado A ORIGEM DAS ESPÉCIES, a sua teoria da evolução dos organismos.
Julgue os itens que se seguem, relativos a esse tema.

(0) Entre os agentes de evolução dos organismos estão o acasalamento não-aleatório e a seleção natural.
(1) A seqüência de fósseis de espécies diferentes das atuais, em camadas de rochas antigas, é uma evidência a favor da evolução dos organismos.
(2) A resistência dos insetos ao DDT e das bactérias aos antibióticos serve de evidência para a existência da seleção natural.
(3) A descoberta recente de vestígios de vida microbiana fóssil em um meteorito proveniente do planeta Marte, anunciada pela NASA, se for confirmada, será uma evidência contra a evolução da vida na Terra.

26. (Cesgranrio) Assinale a opção que apresenta a SEMELHANÇA e a DIFERENÇA entre a teoria darwinista clássica e o neodarwinismo, respectivamente:
a) Seleção natural e mutação.
b) Seleção natural e fixismo.
c) Seleção natural e caracteres adquiridos.
d) Mutação e oscilação genética.
e) Mutação e freqüência de gens.

27. (Puccamp) A alta freqüência de uma doença, numa população local, que se originou a partir de um pequeno número de indivíduos, sendo que um deles era portador do gene responsável por essa doença, é um exemplo de
a) mutação.
b) adaptação.
c) seleção natural.
d) oscilação genética.
e) isolamento geográfico.


28. (Ufpr) Uma importante teoria evolutiva foi criticada com base em experimentos como os realizados por August Weissman (1870), nos quais se cortavam caudas de ratos por gerações sucessivas e ainda assim esses ratos continuavam gerando descendentes com caudas intactas e normais. A partir desses experimentos, é correto afirmar que:
(01) A teoria de Darwin, segundo a qual as características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes, estava correta.
(02) As características adquiridas não são hereditárias.
(04) Alterações em células somáticas não alteram as informações genéticas contidas nas células germinativas.
(08) As duas leis básicas da teoria de Lamarck sobre a evolução das espécies, ou seja, a "lei do uso e do desuso" e a "lei da transmissão das características adquiridas", estavam erradas.

Soma (     )

30. (Fatec) A seguir são dadas algumas informações sobre evolucionismo:

I - Populações novas que já podem ser consideradas como espécies distintas.
II - População original homogênea.
III - Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.
IV - Estabelecimento de isolamento reprodutivo.
V - Aparecimento de barreira geográfica.
VI - Populações novas que já podem ser consideradas como raças distintas.

Assinale a alternativa que ordena em seqüência a formação de duas espécies novas a partir de uma população ancestral.
a) II, V, VI, I, III e IV.
b) I, II, III, IV, V e VI.
c) IV, V, III, VI, I e II.
d) III, VI, I, II, IV e V.
e) II, V, III, VI, IV e I.

31. (Unesp) Especiação é um processo de formação de novas espécies. O mecanismo diretamente responsável pela especiação é chamado de:
a) hibridação.
b) isolamento reprodutivo.
c) esterilização.
d) recombinação gênica.
e) multiplicação celular.

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Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.