sábado, 22 de janeiro de 2011

Inércia

Segundo o Aurélio, inércia vem do latim inertia e significa falta ação; de atividade; letargia; torpor; indolência; preguiça. Inércia também pode ser usada em uma das Leis de Newton. Enfim, inércia, por extensão pode se entender como resistência mudança.
Escolhi a palavra inércia para começa minha denuncia, por que não acredito que exista palavra melhor para descrever o que esta acontecendo com a Rua Manoel Antonio dos Santos.
Para quem não conhece esta rua de nossa querida cidade, darei alguns referenciais que com certeza trarão todos para o caminho certo.
A Rua Manoel Antonio dos Santos fica a menos de 200 metros do Estádio Brejeirão, centro desportivo de Tobias Barreto; Fica a menos de 500 metros da Secretaria Municipal de Educação. Enfim, é uma rua que “não é nenhuma avenida 07 de Julho” mas não esta no subúrbio da cidade.
Agora que já foram feita as apresentações, vamos ao problema:
A rua em questão possui vários lotes sem construção, e os moradores da vizinhança estão sofrendo por varias causas. Nesta rua possuem área com esgoto a céu aberto; Possuem área que funciona como berçário para o Aedes aegypti; o final dela se encontra sem calçamento; Vários animais peçonhentos costumam transitar de um lado para o outro, procurando melhor condição de vida. Mas esses não são os agravantes desta rua.
Seu grande problema advém da grande quantidade de entulho e lixo que é jogado sobre ela.
 


São restos da construção civil, dos abatedouros de frangos, das indústrias de confecções locais enfim, praticamente tudo é jogado nela.



 
Os moradores já tentaram reclamar as autoridades, já reclamaram a quem costuma jogar lixo, já brigaram com quem joga e nada funciona. 




 A ultima tentativa desesperadora de quem mais sofrer com o problema foi interditar a rua. Fechar com uma cerca, para que não a fechem com lixo.
Essa situação humilhante só acontece por causa da inércia da administração municipal, que insiste em não cumprir a lei. 




Não se autua os donos dos terrenos que não muram suas posses; Não autua os carroceiros que emporcalham a cidade; Não autua o Agente de Postura que não fiscalizam as ruas; Não autua o Secretario de Obra, que não fiscaliza seu pessoal nem aparenta se preocupar muito com a secretaria que comanda; Não autua o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, que pelo meio ambiente, nada faz.
 Enfim, nada é feito.

Olhe, é preciso ser muito bom, para ser tão inerte assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.