terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Receita original da Coca-cola pode ter sido descoberta

Os supostos ingredientes secretos da famosa bebida foram divulgados pela equipe de um programa de rádio. Eles reproduziram a fórmula de 125 anos e reuniram grupo para degustação.

Guardada a sete chaves durante 125 anos, a receita original da Coca-Cola pode ter deixado de ser um mistério. Produtores do programa de rádio “This American Life” publicaram em sua página na internet nesta terça-feira, 15, a suposta receita. De acordo com eles, a fórmula estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado em 1979 no jornal “Atlanta Journal Constitution”.

A imagem revelaria uma lista de ingredientes escritos a mão em 1986, por John Pemberton, amigo do criador da bebida, em um livro que teria passado de geração em geração e atualmente estava com uma mulher na Geórgia, de acordo com o programa de rádio.


A versão oficial da bebida é mantida em um cofre em Atlanta, onde apenas dois funcionários da empresa têm a chave. A Coca-Cola não comenta se a composição encontrada é correta.

O programa de rádio acredita que esta é a receita original da Coca-Cola, encontrada na publicação de 1979. A receita final, eles acreditam que está na coluna do lado direito. A fórmula 7X está abaixo da linha horizontal, os outros ingredientes acima.

A RECEITA – Dos ingredientes da lista publicada, a parte que seria mais reveladora é a forma de misturar o 7X, substância que representa apenas 1% do refrigerante, mas que é crucial para dar o saber característico. Para essa mistura secreta são necessários: oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 de óleo de noz moscada, 5 de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli – das flores da laranjeira amarga – e 10 de óleo de canela.

O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pitadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que está ilegível na lista.

A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20, após uma corrente de críticas. Além da substância retirada, não se sabe se ocorreram outras modificações na receita original.

ANÁLISE DA RECEITA ENCONTRADA – A equipe do “This American Life” reuniu um grupo de analistas e amantes do famoso refrigerante para uma degustação da mistura obtida pela receita. De acordo com o site, a maioria não encontrou diferenças entre o produto e a Coca-Cola atualmente comercializada. “Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula”, disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

Informações: G1

Uma onça (abreviada: oz, da antiga palavra italiana onza, agora escrita oncia) é uma unidade de medida inglesa de massa, com dois valores diferentes, dependendo do sistema que é utilizado:


No sistema avoirdupois (usado para pesar objetos em geral) uma onça equivale a 28,349523125 gramas, ou seja:
437,5 grãos
16 dracmas avoirdupois
0,0625 libras avoirdupois

No sistema troy (relativo a metais preciosos e gemas, assim como medicamentos) a onça vale 31,103478 gramas, ou seja:
480 grãos
20 pennyweights
8 dracmas troy
0,0833333333333333 libras troy


Se esse descoberta for confirmada teremos agora dois mundo. Antes do dominio da coca e depois daperda da hegemonia. É o fim do mundo!!!!! (ao menos, o mundo a familia que detem os direito sobre essa empresa mundial que, segundo alguns, é mais conhecida que o proprio Papa!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.