terça-feira, 15 de março de 2011

15 de março, Dia do Consumidor: calcule sua pegada ecológica

Por Eduardo Pegurier, em 15.03.11, em http://www.oecocidades.com/2011/03/15/15-de-marco-dia-do-consumidor-calcule-sua-pegada-ecologica/

Hoje é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A data começou a ser comemorada a partir de 1983 e o 15 de março foi escolhido como uma homenagem ao discurso nesse dia de John F. Kennedy, em 1962. Nele, foram enunciados os direitos fundamentais do consumidor:

O direito à segurança
O direito à informação
O direito de escolha
O direito de ser ouvido

Recentemente, o movimento dos consumidores, através da Consumers International, acrescentou 4 regras adicionais:

O direito à satisfação das necessidades básicas
O direito de compensação (por reivindicações justas)
O direito à educação

E diretamente relacionado ao O Eco Cidades,

O direito a um meio ambiente saudável.

O movimento ambiental procura enfatizar também o consumo consciente. Veja a calculadora usada para calcular a "pegada ecologica"  Teste sua atuação sobre o planeta!
O resultado não pretende ser ultra detalhado, mas dar uma noção do impacto da vida de cada um nos recursos do planeta. Uma vez conhecida sua pegada, faça outras simulações tentando melhorar os seus hábitos. Modificações como reciclar mais, aumentar o consumo de peixe, reduzir o uso de carro, entre as possibilidades oferecidas no teste, mudam – de forma positiva – o seu resultado. Boas contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.