quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que queremos da escola?

Vendo essa pergunta, apresentar respostas parece moleza. Da para dizer uns 50 motivos! Nao é verdade?

Mas não é tao facil como parece. Se assim fosse, 90% dos problemas vivido ou presenciado no ambiente escolar, seria simplismente eliminado. Mas eles não são, não foram ou e provavelmente não serão eliminados!

Acompanhe esses casos "hipoteticos":

  • Um aluno de boa índole, levanta a tampa do bebedouro e despeja sal na agua que ele e os outros irao beber. Isso é sabedoria?
  • Um aluno, tambem de índole pacifica, copia arquivo de provas para poder se aparecer para a namorada na hora dos estudos. Isso é competencia?
  • Um aluno, de familia "bem sucedida" com acesso a todos os meios de comunicação, que nao faz absolutamento nada do tempo que tem, reclama que nao teve tempo de estudar. Isso é esforço?
  • Um pai, muito abastado financeiramento, que nao acompanha o desenvolvimento de seu filho em todas as etapas que existe do desenvolvimento cognitivo, suborna seu filho compresentes automotivos para escoder sua ausencia, reclama que o filho não parendeu nada na escola por nao teve "ponto extra". Isso é coerencia?
Enfim, são inumeras contradiçoes que povoam o ambiente escolar, que me vem na mente uma pergunta:
Qual é a escola que queremos, realmente?

É a escola do "faz de conta" (faz de conta que ensina, que eu faço de conta que aprendo);
É a escola "faça o que eu digo , mas nao faça o que eu faço" ( A que ensina tudo que ela mesmo não faz);
É a escola do "realismo" ( Ta tudo ruim mesmo. O que adianta fazer melhor.);

Fingir que nossos jovens estao sendo formado, esta começando a não "colar" mais.
Fingir que isso nao tem importancia tambem nao esta dando muito certo.

E o que fazer afinal?
Eu nao sei!

Sei que eu estou cansando de ouvir que não se tem tempo para educação;
Cansando de ver nosso jovens escolhendo errado cada vez mais cedo (Como eu ouvi de uma garota, gravida, sem muitos recursos que, tinha um grande potencial é agora é mae de familia aos 15 anos);
Estou cansando de ouvir relatos deprimentes e depravados de prostituição entre nossos jovens que SEQUER percebe que quando se fala de "forma geral" é dele que se fala.
Estou cansando de ensinar o que não presta para dia-a-dia (Por que o que "presta" ninguem tem coragem de dizer é imoral, ilegal)
Quem são nossos "DEUSES"; nossos "IDOLOS"; nossos "GUIAS"?
(o fútil, o fácil, o financeiro, o famoso!)

Estou cansando de dizer que tem esperança; Que temos chances: Que as coisas vão melhorár.

AS COISAS NAO VAO MELHORÁR POR CONTA PRÓPRIA!

A homeostase não funciona para o comportamento das pessoas!!

Ou fazemos a nossa parte ou tudo irá piorá. Mas, quem quer que isso melhore?
Com a inversao de papel que estamos criando, nada melhorará.

A quem isso realmente interessa???

OBS: Desculpe tantas perguntas. Só aprendir a perguntar! 
(Teve uma época que isso ja foi virtude!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.