terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Água virtual.(de novo!!!)

Peço desculpas ao leitores por insistir em mais uma postagem falando sobre a temática "água", mas, é que, como diz o ditado: "água mole pedra dura, tanto bate ate que fura".



Retomo a temática por que, em uma discussão sobre o esperdício desse líquido tão precioso, faltou-me argumento para explicitar a "água virtual". Lembro que já houve postagem sobre "pegada hídrica", sobre o esperdício da água, sobre forma de contaminação, porem nunca havia postado sobre "água virtual".


O termo “Virtual water” foi uma expressão cunhada por A. J. Allan, professor da School of
Oriental & African Studies da University of London, no início da década de 901.Em sua essência, água virtual diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida em certos produtos, especialmente as commodities agrícolas, enquanto matéria prima intrínseca desses produtos. Ou seja, toda água envolvida no processo produtivo de qualquer bem industrial ou agrícola passa a ser denominada água virtual.

Para se ter uma noção da "água virtual", vejamos alguns exemplos:
- para se produzir um quilo de arroz, gastam-se 3 mil litros de água;

- um quilo de carne de boi, 15.500 litros de água;
- um litro de leite, mil litros de água e
- uma xícara de café, 140 litros de água

O que se evidencia nesse calculo é "toda" água envolvida, inclusive a que será poluída.
Vejamos mais alguns exemplos:

Cerveja
Pegada de água média global:. 75 litros de água para um copo de cerveja . Um copo contém cerca de 250 ml de cerveja e a maior parte da água por trás da cerveja é para a produção da cevada.

Carne
Pegada de água média global:. 15.500 litros de água por kg de carne bovina em um sistema industrial de produção de carne, que leva em média três anos antes de o animal é abatido para produzir cerca de 200 kg de carne desossada. O animal consome cerca de 1300 kg de grãos ( trigo, aveia, cevada, milho, ervilha seca, farelo de soja e outros grãos pequenos), 7200 kg de volumosos (pastagem, feno seco, silagem e outros volumosos), 24 metros cúbicos de água para beber e sete metros cúbicos de água para manutenção . Isto significa que, para produzir um quilo de carne desossada, usamos cerca de 6,5 kg de grãos, 36 kg de alimentos grosseiros, e 155 litros de água (apenas para beber e manutenção). Produzir o volume de alimento requer cerca de 15.300 litros de água em da média.

clique aqui para obter diverso outros cálculos da água virtual (OBS: lembre de usar o tradutor do google!!)

Agora calcule seu consumo. SERÁ QUE O PLANETA SUPORTA SEU CONSUMO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.