domingo, 8 de janeiro de 2012

Formigas Supersoldados. Umas das possibilidades da manipulação genética.

Como criar uma supersoldado?

Rajendhran Rajakumar, um estudante de doutorado no laboratório de Abouheif, assistiu ao desenvolvimento de larvas supersoldados de duas das oito espécies. As castas de uma formiga, ou sua função na colônia, são determinadas por interruptores ambientais ou períodos durante o seu desenvolvimento larval quando é receptivo a certos estímulos ambientais. Formigas adultas na colônia podem manipular essas opções, por exemplo, a aplicação de certos hormônios chamados feromônios para as larvas.
No primeiro período de desenvolvimento esta opção determina se o ovo se tornará uma rainha ou um trabalhador e, em seguida, um segundo toque determina se a larva vai se tornar um soldado ou um trabalhador menor.

Pouco antes do segundo interruptor, eles aplicaram uma substância química que age como hormônio juvenil às larvas de três espécies que não produzem supersoldados. Hormônio juvenil está envolvido em traduzir estímulos ambientais, como nutrição, para a identidade das larvas. Aplicando-o artificialmente, os pesquisadores não só empurraram as larvas para um estado na qual eles normalmente tornam-se soldados regulares, mas para um “passado” que é normalmente escondido, criando supersoldados. No entanto, a criação não foi perfeita. Como adultos, eles mantiveram asas vestigiais. "O potencial [a supersoldado] está lá, mas está crua", disse Abouheif.

Os pesquisadores também analisaram a expressão de um gene envolvido no controle do desenvolvimento da asa e encontraram uma semelhança entre os supersoldados criados e os naturais. Eles também encontraram mudanças semelhantes que ocorreram em duas espécies diferentes de supersoldados que acontecem naturalmente.

Então, por que super soldados?

As supersoldados naturais parecem ter uma função de defesa. Durante um ataque, as supersoldados usam suas grandes cabeças para bloquear os túneis de seus ninhos para que nenhum intruso entre. No entanto, outras espécies de formigas Pheidole, também convivem com formigas ao contrário de outras espécies. Uma das espécies em que os pesquisadores induziram a transformarem-se em supersoldados, P. hyatti, agarram sua ninhada e sobem em talos de grama para escapar do exército de formigas.
A sugestão para que as supersoldados tenham cabeças grandes é que elas podem ser fortes moedoras de sementes.



Leia a materia completa  aqui Jornal da Ciencias.

É aqui que entra a Engenharia genetica ou manipulação genetica, como queira.

Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

Umas das mais conhecidas aplicações da engenharia genética são os organismos geneticamente modificados (OGM).
Existem muitas possíveis aplicações biotecnológicas da modificação genética, por exemplo, vacinas orais produzidas nas frutas. Estas pela simplicidade da sua produção têm baixo custo. Isto representa um desenvolvimento das modificações genéticas para usos médicos e abre uma porta ética para o uso da tecnologia para a modificação de genes humanos.
Uma das maiores ambições de alguns grupos de pesquisadores é a possibilidade da melhoria das capacidades humanas físicas e mentais pelo uso da engenharia molecular.

Pela sua natureza, o desenvolvimento da engenharia genética convive com problemas legais e éticos. Um dos principais fatores que exigem um controle rígido pela sociedade organizada, e tem gerado polêmicas ético-morais, é a manipulação do genoma de seres vivos com fins eugênicos, ou seja, a de depuração da espécie.Outro caso é a retirada de células-tronco de embriões humanos, principalmente contrariada por religiões, que consideram o ato uma agressão à vida.  FONTE:wikipedia.

Sempre será proveitoso, quando o homem usa seus conhecimentos e sua inteligencia para proveito de toda humanidade. Porem, não devemos fechar nossos olhos para o comportamento ignobio de nossa sociedade que, quando tem oportunidade, ao invez de promover o bem comum, pratica atos que desumanos, como o praticados por Hitler. Jamais devemos esquecer dessas cenas:




Os cientistas sabiam que tinham encontrado algo interessante quando oito formigas grandes aparecerem em uma colônia silvestre de Long Island, NY.

Segundo os pesquisadores, o trabalho das formigas soldados é defender o formigueiro, o que os levou a criar suas próprias formigas supersoldados no laboratório com a ajuda de um hormônio, e, ao fazer, constataram uma explicação para como as formigas, e possivelmente outros insetos sociais, assumem formas específicas com trabalhos dedicados dentro de suas colônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.