GABARITO
1c, 2a, 3c, 4a, 5b, 6d, 7b, 8c, 9c, 10a, 11a, 12d, 13b, 14b, 15d, 16a, 17c, 18c, 19b, 20d, 21c, 22d, 23a,
1. O que nos faz distinguir a voz de uma pessoa da de outra é:
a) a altura;
b) a
intensidade;
c) o
timbre;
d) todas
as propriedades em conjunto;
2. O som se propaga com maior velocidade:
a) nos sólidos;
2. O som se propaga com maior velocidade:
a) nos sólidos;
b) na
atmosfera;
c) no
vácuo;
d) nos líquidos;
3. Esticando uma corda de um violão, o som se torna:
3. Esticando uma corda de um violão, o som se torna:
a) mais
agudo e a freqüência das vibrações diminui;
b) mais
grave e a freqüência das vibrações aumenta;
c) mais
agudo e a freqüência das vibrações aumenta;
d) mais
grave e a frequência das vibrações diminui;
4. O som se propaga:
a) com velocidade igual, seja ruído ou som musical;
4. O som se propaga:
a) com velocidade igual, seja ruído ou som musical;
b) com
velocidade igual, seja no ar úmido ou na água;
c) com
velocidade diferente conforme seja ruído ou som musical; d) com velocidade
igual seja no ar, na água ou nos sólidos;
5. Qualidade que permite distinguir um som forte de um som fraco:
a) timbre;
5. Qualidade que permite distinguir um som forte de um som fraco:
a) timbre;
b)
intensidade;
c)
altura;
d) eco;
6. Fenômeno em que uma fonte sonora oscila espontaneamente quando atingida por um som de mesma frequência:
a) amplitude;
6. Fenômeno em que uma fonte sonora oscila espontaneamente quando atingida por um som de mesma frequência:
a) amplitude;
b)
reflexão;
c) sonar;
d)
ressonância;
7. Um som de alta freqüência é muito:
a) forte;
7. Um som de alta freqüência é muito:
a) forte;
b) agudo;
c) grave;
d) fraco;
8. Numa experiência clássica, coloca-se em uma campânula de vidro, onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque:
a) o comprimento de onda da luz é menor que o do som;
b) nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos;
8. Numa experiência clássica, coloca-se em uma campânula de vidro, onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque:
a) o comprimento de onda da luz é menor que o do som;
b) nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos;
c) o som
não se propaga no vácuo e a luz sim;
d) a
velocidade da luz é maior que a do som;
e) o
vidro da campânula serve de blindagem para o som, mas não para a luz;
9. A propriedade que nos permite distinguir a nota dó emitida por um piano e a nota dó emitida por um violão, sendo ambas de mesma freqüência, é:
a) a altura;
9. A propriedade que nos permite distinguir a nota dó emitida por um piano e a nota dó emitida por um violão, sendo ambas de mesma freqüência, é:
a) a altura;
b) o
volume;
c) o
timbre;
d) a
intensidade;
10. O efeito Doppler está relacionado com a sensação de:
a) variação de altura do som;
10. O efeito Doppler está relacionado com a sensação de:
a) variação de altura do som;
b)
variação de timbre do som;
c)
aumento de intensidade do som;
d)
diminuição de intensidade do som;
e)
constância da altura do som;
11. A freqüência de um som é aumentada pelo efeito Doppler quando:
a) a fonte se aproxima do observador;
11. A freqüência de um som é aumentada pelo efeito Doppler quando:
a) a fonte se aproxima do observador;
b) a
fonte se afasta do observador;
c) o
observador se afasta rapidamente da fonte;
d) o
observador se afasta lentamente da fonte;
12. Quando assistimos a filmes em que ocorrem batalhas espaciais, tipo Star Wars, notamos que em locais do espaço onde existe vácuo, uma espaçonave de combate atira contra outras, provocando grandes estrondos. A respeito, podemos dizer que:
a) esses estrondos realmente existem, pois o som se propaga no vácuo;
b) esses estrondos são muito mais intensos que os exibidos no cinema, porque surgem da emissão de ondas eletromagnéticas que se originam na desintegração das espaçonaves;
c) esses estrondos são mais fracos que os exibidos no cinema, pois no vácuo os sons se propagam com baixa velocidade;
d) esses estrondos não existem, pois o som não se propaga no vácuo;
13. O eco é um fenômeno que se baseia na:
a) refração do som;
12. Quando assistimos a filmes em que ocorrem batalhas espaciais, tipo Star Wars, notamos que em locais do espaço onde existe vácuo, uma espaçonave de combate atira contra outras, provocando grandes estrondos. A respeito, podemos dizer que:
a) esses estrondos realmente existem, pois o som se propaga no vácuo;
b) esses estrondos são muito mais intensos que os exibidos no cinema, porque surgem da emissão de ondas eletromagnéticas que se originam na desintegração das espaçonaves;
c) esses estrondos são mais fracos que os exibidos no cinema, pois no vácuo os sons se propagam com baixa velocidade;
d) esses estrondos não existem, pois o som não se propaga no vácuo;
13. O eco é um fenômeno que se baseia na:
a) refração do som;
b)
reflexão do som;
c)
difração do som;
d)
interferência do som;
14. Ao mexermos no botão de "volume" do rádio, estamos:
a) variando a altura do som;
14. Ao mexermos no botão de "volume" do rádio, estamos:
a) variando a altura do som;
b)
variando a intensidade do som;
c)
variando a freqüência do som;
d)
variando a velocidade do som;
15. A velocidade do som no ar depende:
a) da sua freqüência;
15. A velocidade do som no ar depende:
a) da sua freqüência;
b) da sua
altura;
c) da sua intensidade;
c) da sua intensidade;
d) da
temperatura do ar;
16. O que diferencia os infra-sons dos ultra-sons é a:
a) freqüência;
16. O que diferencia os infra-sons dos ultra-sons é a:
a) freqüência;
b)
intensidade;
c)
velocidade de propagação;
d)
amplitude de vibração;
17. Um menino, enquanto observa um operário martelando sobre um trilho de aço, encosta seu ouvido no trilho e ouve o som de cada batida duas vezes. Uma conclusão correta para esta observação seria que:
a) seus ouvidos estão a distâncias diferentes da fonte;
17. Um menino, enquanto observa um operário martelando sobre um trilho de aço, encosta seu ouvido no trilho e ouve o som de cada batida duas vezes. Uma conclusão correta para esta observação seria que:
a) seus ouvidos estão a distâncias diferentes da fonte;
b) parte
da onda sofre reflexões múltiplas entre os trilhos de aço;
c) a
velocidade do som é maior no aço que no ar; d) ocorre interferência construtiva
e destrutiva;
18. Um piano e um violão emitem a mesma nota musical. O fato do observador distinguir perfeitamente a nota emitida por um instrumento e o outro é devido:
a) a altura diferentes;
18. Um piano e um violão emitem a mesma nota musical. O fato do observador distinguir perfeitamente a nota emitida por um instrumento e o outro é devido:
a) a altura diferentes;
b) a
intensidade diferentes;
c) a
timbres diferentes;
d) a
frequências diferentes;
19. Um pianista toca várias vezes a mesma tecla de um piano com intensidade cada vez maior. Isso significa que as ondas sonoras emitidas terão aumentada (o) cada vez mais:
a) a sua frequencia;
19. Um pianista toca várias vezes a mesma tecla de um piano com intensidade cada vez maior. Isso significa que as ondas sonoras emitidas terão aumentada (o) cada vez mais:
a) a sua frequencia;
b) a sua
amplitude;
c) o seu
comprimento de onda;
d) o seu
período;
e) a sua
velocidade;
20. Som mais agudo é som de:
a) maior intensidade;
20. Som mais agudo é som de:
a) maior intensidade;
b) menor
intensidade;
c) menor
freqüência;
d) maior
freqüência;
e) maior
velocidade de propagação;
21. Som é um fenômeno ondulatório que só se propaga:
a) no ar;
21. Som é um fenômeno ondulatório que só se propaga:
a) no ar;
b) no
vácuo;
c) em
meio material;
d) tanto
no vácuo como no ar;
22. Se um astro situado a um ano-luz da Terra explode, ver-se-á o clarão depois de algum tempo. O som:
a) será ouvido no mesmo instante da explosão;
22. Se um astro situado a um ano-luz da Terra explode, ver-se-á o clarão depois de algum tempo. O som:
a) será ouvido no mesmo instante da explosão;
b) será
ouvido antes de um ano da explosão;
c) será ouvido depois de um ano da explosão;
c) será ouvido depois de um ano da explosão;
d) não
será ouvido;
23. Quando um observador se aproxima de uma fonte sonora, a freqüência do som que o observador ouve, torna-se:
a) maior que a da fonte;
23. Quando um observador se aproxima de uma fonte sonora, a freqüência do som que o observador ouve, torna-se:
a) maior que a da fonte;
b) menor
que a da fonte;
c) igual
à da fonte;
d) ora
maior e ora menor que a da fonte;
Nenhum comentário:
Postar um comentário