Como combinado segue revisão para a prova.
Boa Sorte a tod@s
(Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir
escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for
falsa.
1. Existem vários
mecanismos que bloqueiam a troca de genes entre espécies que vivem em uma mesma
área. As proposições apresentadas referem-se a mecanismos pré-zigóticos.
( ) As espécies, embora vivam na mesma área,
têm habitats diferentes, o que impede que se encontrem.
( ) O zigoto se forma, porém não se
desenvolve por inviabilidade do híbrido.
( )
Embora convivam em uma mesma área, o amadurecimento sexual de cada espécie
ocorre numa época diferente.
( ) O híbrido se forma, porém é estéril,
devido à meiose anômala por falta de pareamento, já que não há homologia entre
os cromossomos.
( ) Diferenças anatômicas nos órgãos
reprodutores podem impedir a fecundação, o que se constituirá num isolamento do
tipo mecânico.
2. (Uel) Considere os
seguintes eventos ecológicos:
I. competição de
espécies introduzidas com os consumidores primários nativos
II. competição de
espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos
III. extinção de
consumidores primários nativos
IV. extinção de
consumidores secundários nativos
Qual das alternativas
indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de
ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I ë
II ë III
b) I ë
II ë IV
c) I ë
III ë IV
d) II ë
III ë IV
e)
III ë
II ë IV
3. (Ufpe) Vários
conceitos básicos são importantes no estudo da Ecologia. Relacione as colunas:
1. Ecossistemas
2. Habitat
3. Comensalismo
4. Mutualismo
5. Biocenose
( ) Associação em que uma das espécies é
beneficiada, sem causar prejuízo ou benefício à outra.
( ) Parte viva de um Ecossistema.
( ) Constituído pela comunidade e pelo
ambiente físico.
( ) Associação entre indivíduos de duas
espécies diversas, que beneficia a ambos.
( ) Local onde existem populações de uma
certa espécie.
A seqüência correta é:
a) 3, 2, 1, 4 e 5
b) 4, 5, 2, 3 e 1
c) 1, 3, 5, 2 e 4
d) 2, 5, 1, 4 e 3
e)
3, 5, 1, 4 e 2
4. (Ufmg) Observe o
gráfico.
Com relação às curvas de
crescimento observadas, pode-se afirmar que
a) a curva 3 indica que
o crescimento da espécie II duplica nas quatro primeiras horas.
b) a espécie I lança, no
meio, uma substância tóxica que limita o crescimento da espécie II.
c) a espécie I pode
servir de alimento para a espécie II.
d) a porcentagem de
sobrevivência está representada na ordenada.
e)
as curvas 1 e 2 são iguais quanto à velocidade de crescimento.
5. (Fgv) Em uma
comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas,
plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são
benéficas ou positivas; outras, ainda, são prejudiciais. Essas interações
positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.
Assinale as afirmações
corretas:
I - A relação de
mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo,
ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de
seleção natural.
III - No comensalismo,
uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre
desvantagens.
IV - No relacionamento
de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira
nunca é prejudicada.
A alternativa que contém
as afirmações corretas é:
a) I e IV.
b) I, II, III.
c) II e IV.
d) IV e III.
e)
IV.
6. (Mackenzie) As
afirmativas abaixo referem-se às relações ecológicas entre os seres vivos.
I - Os nódulos
existentes nas raízes das leguminosas são decorrentes de fungos do gênero
'Rhizobium' que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.
II - Tanto o
comensalismo como o inquilinismo são relações em que apenas os indivíduos de
uma das espécies envolvidas são beneficiados, sem prejuízo para os indivíduos
da outra espécie.
III - Na competição
interespecífica, os indivíduos das espécies envolvidas são prejudicados.
Assinale:
a) se todas estiverem
corretas.
b) se apenas I estiver
correta.
c) se apenas II estiver
correta.
d) se apenas I e II
estiverem corretas.
e)
se apenas II e III estiverem corretas.
7. (Uel) Considere a
seguinte teia alimentar de solo:
Nessa teia atuam como
parasitas, decompositores e predadores, respectivamente,
a) I, VI e VII
b) II, V e VI
c) IV, II e I
d) VI, VII e IV
e)
VII, IV e II
8. (Uff) Analise as
proposições:
1 - Entende-se como
comensalismo a associação em que uma das espécies se beneficia usando restos
alimentares da outra, que não é prejudicada.
2 - A relação em que uma
das espécies obrigatoriamente mata a outra para dela se alimentar chama-se
parasitismo.
3 - O mutualismo é a
associação necessária à sobrevivência de duas espécies, em que ambas se
beneficiam.
Assinale a opção que
avalia corretamente a veracidade destas proposições.
a) 2 e 3 são as verdadeiras.
b) Apenas a 3 é
verdadeira.
c) 1 e 2 são verdadeiras.
d) 1 e 3 são
verdadeiras.
e)
Todas são verdadeiras.
9. (Unaerp) Relacione a
coluna A com a coluna B
Coluna A
I - Epifitismo
II - Protocooperação
III - Mutualismo
IV - Colônias
Coluna B
1 - Micorrizas/fungos e
orquídeas
2 - Orquídeas
3 -
Pagurus/anêmonas-do-mar
4 - Caravelas
A associação correta é:
a) I‚, IIƒ, III, IV„.
b) I, II‚, IIIƒ, IV„.
c) I‚, IIƒ, III„, IV.
d) Iƒ, II„, III, IV‚.
e)
I‚, IIƒ, III, IV‚.
10. (Unioeste) O
ambiente ecológico inclui tanto fatores bióticos quanto abióticos que interagem
entre si. Relativo a este ambiente e à interação entre as espécies que o
ocupam, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Espécies que ocupam
o mesmo ambiente harmonicamente devem ocupar nichos ecológicos diferentes.
(02) A competição
interespecífica é mais acentuada que a competição intra-específica.
(04) O papel que um
organismo desempenha no ecossistema é denominado nicho ecológico.
(08) Dispersão de
sementes no pêlo de mamíferos é uma interação harmônica do tipo comensalismo.
(16) Plantas e seus
polinizadores específicos representam um tipo de mutualismo.
(32)
Enquanto no parasitismo a morte do hospedeiro é imediata, no predatismo a morte
da presa, que não é obrigatória, é conseqüência do enfraquecimento de suas
funções orgânicas.
11. (Unitau) Os gráficos
a seguir correspondem à população de duas espécies (A e B) vivendo isoladamente
(Gráfico I) e depois colocadas no mesmo local (Gráfico II).
Pode-se concluir que:
a) A é parasita de B.
b) A é predadora de B.
c) B é parasita de A.
d) B é predadora de A.
e)
A e B exercem uma relação harmônica.
12. (Fgv) O meio
ambiente incapaz de fornecer condições exigidas para a vida (nutrição
reprodução e proteção) torna-se impróprio à sobrevivência dos seres vivos,
acarretando o desequilíbrio. Um agricultor com problemas de excesso de besouros
no seu canavial resolveu introduzir na sua fazenda o sapo-boi, que se alimenta
de besouros prejudiciais ao cultivo da cana-de-açúcar, considerando não
existirem na região espécies de animas aptos a devorá-lo. O sapo-boi também se
alimenta de insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças, prolifera
com muita facilidade e vive aproximadamente 40 anos, pondo, em média, 40 mil
ovos por ano.
Na sua opinião, o uso do
sapo-boi no exemplo acima citado seria:
a) perigoso, pois na
região não existem espécies que possam devorá-lo.
b) Inconveniente, pois
causaria a eliminação de insetos favoráveis a cultura de cana-de-açúcar.
c) conveniente, pois
causaria a eliminação dos insetos destruidores de moscas transmissoras de
doenças.
d) conveniente, uma vez
que causaria a eliminação de vespas que se alimentam também de besouros.
e)
conveniente, pois na região não existem outras espécies que possam devorá-lo.
13. (G2) Assinale a
alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários
flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x
peixes.
d) corujas x ratos.
e)
orquídeas x árvores.
14. (Uel) "O
fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas
algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente
tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no
mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande
mortalidade de animais marinhos".
O fenômeno acima
descrito constitui uma relação ecológica do tipo
a) mutualismo.
b) competição.
c) predatismo.
d) parasitismo.
e)
amensalismo.
15. (Uel) Considere as
relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:
I. parasitismo
II. mutualismo
III. comensalismo
IV. predatismo
a) tubarão x peixe-piloto
b) cupim x protozoário
c) árvore x pulgão
d) cobra x sapo
A associação correta é
a) Ia, lIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIId, IVa
c) Ic, IIb, IIIa, IVd
d) Ic, IId, IIIa, IVb
e)
Id, IIa, IIIb, IVc
16. (Ufmg) Observe o
gráfico.
Com base nos dados do
gráfico, todas as alternativas apresentam hipóteses que podem ser formuladas,
EXCETO:
a) A espécie A possui
sabor desagradável.
b) A espécie B apresenta
camuflagem.
c) A espécie C é a mais
freqüente no ambiente.
d) A espécie D vive em
micro-habitat pouco freqüentado pelo predador.
e)
As espécies A, B, C e D possuem o mesmo nicho.
17. (Ufsc) Em um
ecossistema, há muitos tipos de interação entre os componentes das diversas
espécies. Algumas interações são mutuamente proveitosas, outras são mutuamente
prejudiciais e outras, ainda, beneficiam apenas uma das espécies, prejudicando
ou não a outra. Dessa forma, as interações podem ser classificadas como
harmônicas ou desarmônicas.
Em relação a esse
assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) A interação das
plantas epífitas (bromélias, por exemplo) e suas plantas hospedeiras é um tipo de
parasitismo, já que a árvore hospedeira é prejudicada em seu desenvolvimento.
(02) Quando o caranguejo
"paguro" (também conhecido como ermitão) ocupa a concha vazia de um
caramujo, ocorre um caso de favorecimento mútuo entre as duas espécies
envolvidas.
(04) Quando algas e
fungos se associam, formando os liquens, ambos se favorecem, e tal relação é um
exemplo de simbiose.
(08) As sociedades e as
colônias representam relações harmônicas que são estabelecidas,
necessariamente, entre indivíduos de uma mesma espécie.
(16) O predatismo é um
tipo de relação desarmônica, em que apenas o predador leva vantagem, já que o
resultado final da interação é a morte da presa.
(32) A ocorrência de
vermes tipo 'Ascaris' e 'Taenia', no interior do homem, é um caso de endoparasitismo,
enquanto insetos hematófagos, como a pulga e o mosquito, são exemplos de
ectoparasitas.
Soma
( )
18. (Cesgranrio) Segundo
a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os
primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes), com
respiração anaeróbica. Com as alterações climáticas do planeta e as atividades
desses primeiros seres, o alimento disponível para os saprobiontes começou a
rarear. "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais
desenvolveram a capacidade de produzir o seu próprio alimento."
A frase entre aspas foi
empregada:
a) corretamente, pois os
seres sofreram mutações orientadas pela ausência de alimento disponível.
b) corretamente, pois os
seres se modificaram para tornarem-se capazes de produzir seu próprio alimento.
c) corretamente, pois a
escassez de alimento induziu a formação de características favoráveis nesses
seres.
d) erradamente, pois a
capacidade de produzir seu próprio alimento é determinada pelo material
genético do ser.
e)
erradamente, pois foram as alterações climáticas que permitiram o
desenvolvimento da capacidade de produzir seu próprio alimento.
19. (Uel) Considere as
frases a seguir.
I. A semelhança do
bicho-pau a um graveto é devida à seleção natural.
II. Os peixes do
interior de cavernas são cegos, por não fazerem uso da visão.
III. Os herbívoros
desenvolveram um estômago complexo, por só comerem vegetais.
IV. As girafas atuais
têm pescoço comprido porque seus ancestrais se esticavam para atingir as folhas
das árvores.
Refletem o pensamento de
Lamarck,
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV.
20. (G2) Sobre os
conceitos básicos de evolução, são feitas as seguintes afirmativas:
I. A forma do corpo de
uma foca e do pingüim, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação
adaptativa.
II. Danças nupciais em
peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento
reprodutivo.
III. "O bicho-pau
pode viver nas árvores pois se assemelha a um galho" é uma frase que
apresenta uma concepção darwinista de evolução.
Assinale a opção que
contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e)
Apenas II e III.
21. (G2) O esquema a
seguir mostra dois tipos de indivíduos (A e B) de uma mesma espécie,
reproduzindo-se ao longo de quatro gerações.
A análise dessa
seqüência permite afirmar que os indivíduos do tipo B:
a) desenvolveram resistência
às variações ambientais.
b) possuíam variações
favoráveis em relação ao ambiente onde estavam.
c) transmitiram
características adquiridas no meio ambiente para seus descendentes.
d) não sofreram ação da
seleção natural pois eram mais aptos.
e)
criaram mutações vantajosas para esse ambiente em particular.
22. (Puccamp) Considere
a seguinte afirmativa:
"Entende-se
por...... a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um
determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados".
Para completá-la
corretamente, a lacuna deve ser preenchida por
a) mutação.
b) migração.
c) variabilidade.
d) seleção natural.
e)
oscilação genética.
23. (Ufrs) Assinale a
alternativa que completa corretamente a frase a seguir.
O impacto mais imediato
da teoria de ............... foi fornecer uma estrutura conceitual para o
estudo da morfologia comparada, embriologia descritiva, paleontologia e
biogeografia porque as relações entre os organismos passaram a ser, então,
compreendidas como significando ancestralidade comum, ao invés de afinidades no
esquema da criação.
a) Lineu
b) Lamarck
c) Darwin
d) Mendel
e)
Watson e Crick
24. (Ufrs) Existem duas
grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos
evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator
como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é
a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que
seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é
a) o ambiente.
b) a grande capacidade
de reprodução.
c) a competição.
d) a variação
hereditária transmissível.
e)
a migração.
25. (Unb) Em 1859,
Charles Darwin propôs, no livro intitulado A ORIGEM DAS ESPÉCIES, a sua teoria
da evolução dos organismos.
Julgue os itens que se
seguem, relativos a esse tema.
(0) Entre os agentes de
evolução dos organismos estão o acasalamento não-aleatório e a seleção natural.
(1) A seqüência de
fósseis de espécies diferentes das atuais, em camadas de rochas antigas, é uma
evidência a favor da evolução dos organismos.
(2) A resistência dos
insetos ao DDT e das bactérias aos antibióticos serve de evidência para a
existência da seleção natural.
(3)
A descoberta recente de vestígios de vida microbiana fóssil em um meteorito
proveniente do planeta Marte, anunciada pela NASA, se for confirmada, será uma
evidência contra a evolução da vida na Terra.
26. (Cesgranrio)
Assinale a opção que apresenta a SEMELHANÇA e a DIFERENÇA entre a teoria
darwinista clássica e o neodarwinismo, respectivamente:
a) Seleção natural e
mutação.
b) Seleção natural e
fixismo.
c) Seleção natural e
caracteres adquiridos.
d) Mutação e oscilação
genética.
e)
Mutação e freqüência de gens.
27. (Puccamp) A alta
freqüência de uma doença, numa população local, que se originou a partir de um
pequeno número de indivíduos, sendo que um deles era portador do gene
responsável por essa doença, é um exemplo de
a) mutação.
b) adaptação.
c) seleção natural.
d) oscilação genética.
e)
isolamento geográfico.
28. (Ufpr) Uma
importante teoria evolutiva foi criticada com base em experimentos como os
realizados por August Weissman (1870), nos quais se cortavam caudas de ratos
por gerações sucessivas e ainda assim esses ratos continuavam gerando
descendentes com caudas intactas e normais. A partir desses experimentos, é
correto afirmar que:
(01) A teoria de Darwin,
segundo a qual as características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes,
estava correta.
(02) As características
adquiridas não são hereditárias.
(04) Alterações em
células somáticas não alteram as informações genéticas contidas nas células
germinativas.
(08) As duas leis
básicas da teoria de Lamarck sobre a evolução das espécies, ou seja, a
"lei do uso e do desuso" e a "lei da transmissão das
características adquiridas", estavam erradas.
Soma
( )
29. (Fatec) A seguir
temos a representação esquemática de uma população de indivíduos A de uma
determinada espécie. Nesta população surge um mutante M, cuja origem é
desconhecida.
Assinale a alternativa
que se relaciona corretamente com o gráfico
a) a mutação em M
determina a manifestação de caráter indesejável, tornando o indivíduo menos
apto a sobreviver.
b) a mutação em M
melhora sua relação com as exigências do meio ambiente, tornando o indivíduo
mais apto à sobrevivência.
c) os indivíduos A
foram, certamente, contaminados por um vírus mutante que se desenvolveu nos
indivíduos M, provocando sua extinção.
d) os indivíduos M
foram, certamente, afetados por um vírus que os tornou também mutantes e mais
aptos a sobreviver, facilitando a sobrevivência dos indivíduos A.
e) as mutações em M
tornaram, certamente, os indivíduos A estéreis, razão fundamental de sua
extinção.
30. (Fatec) A seguir são
dadas algumas informações sobre evolucionismo:
I - Populações novas que
já podem ser consideradas como espécies distintas.
II - População original
homogênea.
III - Acúmulo de
diferenças genéticas entre as populações.
IV - Estabelecimento de
isolamento reprodutivo.
V - Aparecimento de
barreira geográfica.
VI - Populações novas
que já podem ser consideradas como raças distintas.
Assinale a alternativa
que ordena em seqüência a formação de duas espécies novas a partir de uma população
ancestral.
a) II, V, VI, I, III e
IV.
b) I, II, III, IV, V e
VI.
c) IV, V, III, VI, I e
II.
d) III, VI, I, II, IV e
V.
e)
II, V, III, VI, IV e I.
31. (Unesp) Especiação é
um processo de formação de novas espécies. O mecanismo diretamente responsável
pela especiação é chamado de:
a) hibridação.
b) isolamento
reprodutivo.
c) esterilização.
d) recombinação gênica.
e)
multiplicação celular.
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