segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Animais invertebrado. Questoes para estudo.




1. (Ufc) As "Chaves Analíticas" são utilizadas pelos taxonomistas para a identificação de diferentes grupos de animais (ou outros seres vivos). A seguir temos o exemplo de uma chave usada para a identificação das diferentes classes do filo 'Arthropoda'. Nestes exemplos, cada classe está representada por uma letra (A, B, C, D e E). Identifique cada uma das cinco classes de acordo com as suas características e escreva seus nomes nos espaços reservados.

1 - Artrópodes com dez ou mais patas ....... vá para o item 2
   - Artrópodes com seis ou oito patas ....... vá para o item 4


2 - Cabeça fundida ao tórax (cefalotórax); abdome com segmentação nítida; dois pares de antenas ....... A........
   - Cabeça distinta do resto do corpo, que é formado por uma série de segmentos nítidos; um par de antenas ........ vá para o item 3

3 - Cada segmento do corpo com um par de patas ....... B .......
   - Cada segmento do corpo com dois pares de patas ....... C .......

4 - Oito patas; sem antenas e sem asas; cabeça indistinta por ser fundida ao tórax ....... D ........
   - Seis patas; antenas sempre presentes, asas quase sempre presente; corpo constituído por três partes distintas: cabeça, tórax e abdome ....... E .......

2. (Fgv) Crianças que freqüentavam um tanque de areia do condomínio onde residiam apresentaram, praticamente ao mesmo tempo, uma parasitose conhecida popularmente como "bicho-geográfico" ou "larva migrans", cujo agente etiológico é o 'Ancylostoma braziliense'.
Quais os animais a seguir relacionados poderiam ter sido responsáveis pela contaminação da areia?
a) Ratos e pássaros.
b) Ratos e pombos.
c) Morcegos e pombos.
d) Cachorros e gatos.
e) Papagaios e pombos.

3. (Fuvest) O 'Ancylostoma' é um parasita intestinal que provoca o "amarelão", doença que se pode adquirir:
a) por picada de um hemíptero (barbeiro).
b) comendo carne de porco mal cozida.
c) comendo carne bovina contaminada.
d) por picada de pernilongo.
e) andando descalço.

4. (Uel) A figura a seguir mostra a contaminação do homem por um parasita.


A moléstia causada por esse parasita é a
a) elefantíase.
b) ancilostomose.
c) leishmaniose.
d) ascaridíase.
e) esquistossomose.

5. (Uel) A figura a seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano.


O verme causador da parasitose e o transmissor são, respectivamente,
a) a filária e um mosquito do gênero Culex.
b) a filária e um mosquito do gênero Anopheles.
c) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Culex.
d) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Anopheles.
e) o esquistossomo e um inseto do gênero Triatoma.

6. (Ufmg) A ingestão freqüente de terra por crianças é um comportamento que pode indicar
a) anemia, como conseqüência de necatoríase.
b) desnutrição, por deficiência de minerais para reposição de energia.
c) fome, pois a terra ingerida produzirá sensação de saciedade.
d) parasitose por Ascaris porque a ingestão de terra reduz a infestação.
e) raquitismo, portanto as crianças buscam, instintivamente, o cálcio necessário ao seu crescimento.

7. (Unesp) Existe uma frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: "Se nadou e depois coçou, é porque pegou". Esta frase refere-se à infecção por:
a) 'Plasmodium vivax'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia sollium'.
e) 'Ancylostoma duodenale'.

8. (Unesp) Considere a afirmação:

"O ciclo de vida se completa em um único hospedeiro".

Trata-se de:
a) 'Plasmodium falciparum'.
b) 'Trypanosoma cruzi'.
c) 'Schistosoma mansoni'.
d) 'Taenia solium'.
e) 'Ascaris lumbricoides'.

9. (Fuvest) Caranguejo, caramujo e anêmona-do-mar pertencem a três filos diferentes de animais. A esses mesmos filos, pertencem, respectivamente:
a) lagosta, lula e estrela-do-mar.
b) abelha, lesma e água-viva.
c) camarão, planária e estrela-do-mar.
d) barata, mexilhão e ouriço-do-mar.
e) ouriço-do-mar, polvo e água-viva.

10. (Faap) Num passado, não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para se fazer sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual o filo pertence?
a) lesma, do filo Molusca
b) minhoca, do filo Annelida
c) lesma, do filo Artrópoda
d) sanguessuga, do filo Annelida
e) amarelão, do filo Asquelminte

11. (Uel) O esquema a seguir mostra parte de um animal.


Uma tal organização dos nefrídios, do sistema nervoso e do celoma encontra-se em
a) minhocas.
b) caramujos.
c) gafanhotos.
d) planárias.
e) ouriços-do-mar.

12. (Uerj) O esquema a seguir exemplifica o tipo de sistema nervoso constituído de cérebro composto de gânglios na extremidade anterior, cordão nervoso ventral duplo de gânglios e nervos segmentares.
 


Este tipo de sistema nervoso é encontrado em:
a) anelídeos
b) turbelários
c) vertebrados
d) equinodermos


13. (Ufes) As minhocas participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que
a) são animais dióicos, com dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto.
b) têm um sistema reprodutor masculino bem desenvolvido, que apresenta testículos, receptáculos seminais e glândulas prostáticas.
c) emparelham-se no processo reprodutivo, mas apenas uma transfere esperma para a outra, separando-se logo em seguida.
d) armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca no momento da cópula.
e) liberam o esperma quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais, momento em que ocorre a fecundação.

14. (Ufmg) Observe a figura em que se representa um fenômeno biológico.
 


Todas as alternativas apresentam benefícios resultantes desse fenômeno, EXCETO
a) Aumento da aeração no solo.
b) Aumento da eficiência na ciclagem dos nutrientes na agricultura.
c) Aumento do número de consumidores favorecendo o fluxo de energia.
d) Maior disponibilidade de alimento para os peixes.
e) Manutenção da diversidade no ecossistema.

15. (Unesp) Os anelídeos têm em comum:
a) o habitat.
b) as ventosas.
c) a segmentação.
d) os parapódios.
e) as cerdas.

16. (Unesp) Observe o esquema.


Suponha que o pássaro, se quiser comer a minhoca, tenha que passar por seis retângulos que contenham pistas (informações) com características deste anelídeo, não podendo pular nenhum retângulo. Um caminho correto a ser percorrido é
a) 2, 3, 6, 9, 8 e 11.
b) 2, 3, 6, 5, 8 e 11.
c) 1, 4, 7, 8, 9 e 11.
d) 2, 3, 6, 5, 8 e 10.
e) 3, 2, 1, 4, 7 e 10.

17. (Uel) Entre os artrópodos, a presença de dois pares de antenas caracteriza os
a) insetos.
b) crustáceos.
c) aracnídeos.
d) diplópodos.
e) quilópodos.

18. (Furg) Com relação ao filo dos Artrópodes, pode-se afirmar que:

I - são animais que apresentam apêndices articulados, exoesqueleto rígido e sistema circulatório fechado.
II - nos crustáceos, o exoesqueleto pode sofrer impregnação de sais de cálcio.
III - os insetos são mandibulados e caracterizam-se pela presença de três pares de apêndices locomotores.
IV - os aracnídeos são mandibulados e caracterizam-se pela presença de quatro pares de apêndices locomotores.
V - a principal característica dos crustáceos é apresentar um par de antenas e dois pares de mandíbulas.
VI - nos insetos, a respiração é traqueal e os túbulos de Malpighi realizam a excreção.

Assinale a alternativa correta
a) I, II, IV e V estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV, V e VI estão corretas.
d) IV, V e VI estão corretas.
e) II, III e VI estão corretas.

19. (G2) Assinale a opção que associa corretamente as Classes do Filo Arthropoda apresentadas na coluna adiante, em algarismos arábicos, com as características morfológicas apresentadas a seguir, em algarismos romanos:

1 - Insetos
2 - Crustáceos
3 - Aracnídeos
4 - Quilópodes
5 - Diplópodes

I. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, hexápodes.
II. corpo dividido em cabeça e tronco: um par de patas por segmento do corpo.
III. corpo dividido em cefalotórax e abdome: aparelho bucal mandibulado.
IV. corpo dividido em cefalotórax e abdome: quelicerados.
V. corpo dividido em cabeça e tronco: dois pares de patas por segmento do corpo.

a) I - 1; II - 4; III - 2; IV - 3; V - 5.
b) I - 3; II - 2; III - 4; IV - 1; V - 5.
c) I - 1; II - 5; III - 3; IV - 2; V - 4.
d) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 5; V - 3.
e) I - 2; II - 5; III - 1; IV - 3; V - 4.

20. (Mackenzie) Considere o quadro a seguir sobre algumas características encontradas entre os artrópodos.


 
A, B, C e D podem ser, respectivamente:
a) cigarra, aranha, camarão e lagosta.
b) sarna, percevejo, lagostim e lacraia.
c) barata, piolho, cravo e piolho-de-cobra.
d) gafanhoto, carrapato, siri e lacraia.
e) escorpião, pulga, camarão e piolho-de-cobra.

21. (Unitau) Representantes da Classe Nematoda são encontrados parasitando o tubo digestivo e outros órgãos do homem. Das espécies a seguir, indique a que não pertence à referida classe:
a) 'Ascaris lumbricoides'.
b) 'Necator americanus'.
c) 'Ancylostoma duodenale'.
d) 'Taenia saginata'.
e) 'Wuchereria bancrofti'.

22. (G1) Das características a seguir, qual é exclusiva dos Equinodermos?
a) Sistema nervoso ganglionar.
b) Aparelho digestivo completo.
c) Sistema sensorial representado por antenas e olhos.
d) Sistema hidrovascular.
e) Presença de conchas em alguns representantes.

23. (G2) Assinale a alternativa que relaciona apenas animais exclusivamente marinhos:
a) camarão, lagosta, caranguejo.
b) lula, polvo, caramujo.
c) estrela-do-mar, polvo, coral.
d) camarão, polvo, ouriço-do-mar.
e) lagosta, caranguejo, pepino-do-mar.

24. (Uel) Considere as características reprodutivas a seguir.

I. sexos separados
II. dimorfismo sexual
III. fecundação externa
IV. desenvolvimento indireto

Nos equinodermos ocorrem, geralmente, APENAS
a) I e II
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e) II, III e IV

25. (Unaerp) Os animais A, B e C apresentam as seguintes características:

A: pés ambulacrários, espinhos no corpo e simetria radiada.
B: cefalotórax, quelíceras e exoesqueleto de quitina.
C: presença de rádula, massa visceral e concha.

A, B e C podem ser, respectivamente:

a) pepino-do-mar, minhoca e polvo.
b) aranha, pepino-do-mar e polvo.
c) estrela-do-mar, aranha e caracol.
d) estrela-do-mar, aranha e minhoca.
e) minhoca, aranha e pepino-do-mar.

26. (Fei) Um aluno da FEI foi a um jantar onde havia camarão, ostra, lula e lagosta. Esta refeição continha portanto:
a) apenas peixes
b) apenas crustáceos
c) apenas moluscos
d) apenas crustáceos e moluscos
e) apenas peixes e moluscos

27. (Puccamp) Na história evolutiva aceita pela maioria dos zoólogos, o primeiro grupo de animais a apresentar simetria bilateral acompanhada de processo de cafalização é o dos
a) poríferos.
b) cnidários.
c) artrópodes.
d) platelmintos.
e) equinodermos.

28. (Ufes) O esquema a seguir representa o ciclo reprodutivo de um animal. Após analisá-lo, podemos afirmar que o tipo de reprodução assinalado em I é:


a) autogamia
b) neotenia
c) partenogênese
d) pedogênese
e) poliembrionia

29. (Ufpi) Assinale a alternativa que mostra o filo, cujos representantes são os animais menos complexos.
a) Artrópodes;
b) Cnidários;
c) Anelídeos;
d) Poríferos;
e) Nematódeos.

30. (Ufrn) Os poríferos ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros grupos, porque
a) seu esqueleto constitui um suporte rígido que impede deslocamentos.
b) a ausência de sistemas sensitivos que lhes assegurem defesa os torna vulneráveis à ação de predadores.
c) a falta de sistema nervoso os impossibilita de se alimentarem de matéria em suspensão.
d) sua fixação a substratos dificulta a captura de algas e, conseqüentemente, sua sobrevivência.

31. (Ufrs) Em relação a grupos de invertebrados, considere as características citadas abaixo.

1 - presença de dois pares de antenas
2 - corpo metamerizado
3 - habitat exclusivamente marinho
4 - presença de exoesqueleto
5 - locomoção através de sistema ambulacrário

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre o grupo animal e suas características.

a) Anelídeos - 2 e 5
b) Moluscos - 2 e 4
c) Crustáceos - 3 e 4
d) Insetos - 1 e 4
e) Equinodermos - 3 e 5

32. (Ufsm)


SOARES, J. L. "Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções". São Paulo: Scipione, vol. 2, 2000. p. 91.

Considere as afirmações sobre o desenho:

I. A seta 1 aponta para uma cavidade do tipo pseudoceloma.
II. O organismo se reproduz por alternância de gerações e de formas.
III. As setas 2 e 3 apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) apenas III.

33. (Ufsm) Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) coanócitos - espículas - pinacócitos
b) amebócitos - pinacócitos - coanócitos
c) amebócitos - espículas - coanócitos
d) pinacócitos - amebócitos - porócitos
e) porócitos - pinacócitos - amebócitos

34. (Pucmg) O esqueleto dos equinodermos é um:
a) endoesqueleto ectodérmico quitinoso.
b) endoesqueleto mesodérmico calcáreo.
c) exoesqueleto endodérmico calcáreo.
d) exoesqueleto ectodérmico quitinoso.
e) exoesqueleto mesodérmico quitinoso.

35. (Fatec) A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas
a) arqueócitos.
b) porócitos.
c) coanócitos.
d) pinacócitos.
e) amebócitos.

36. (Unitau) Alguns animais não possuem sistema ou órgão responsável pelas trocas gasosas. Existem aqueles que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico por difusão, através da superfície epidérmica, como é o caso da
a) mosca.
b) aranha.
c) planária.
d) lesma.
e) estrela-do-mar.




Um comentário:

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.