segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atividade sobre genetica

Fonte: 

01- (FEI-SP) Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

02- (FAAP-SP) Dê um exemplo de retrocruzamento.

03- (FUVEST-SP) Nos porquinhos da Índia, a pelagem negra é dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de porquinhos-da-índia negros, com o mesmo genótipo.
O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

04- (FUVEST-SP) Uma planta heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.

a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?

b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

05- (UFPR) No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

06- (COMEC-SP) Um homem míope e albino casou-se com uma mulher de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

07- (Fuvest-SP) Um gato preto (A) foi cruzado com duas gatas (B e C) também pretas. O cruzamento do gato A com a gata B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do gato A com a gata C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?

08- (FEEQ-CE) A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. Qual será a probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC?

09- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?

10- (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é um caráter condicionado por um gene recessivo m. A adontia hereditária é determinada por um gene dominante D. Um homem com odontia e visão normal casa-se com uma mulher míope e com dentes normais, tendo o casal um filho míope e com dentes normais. Se o casal tiver mais um filho, qual a probabilidade de ele ser homem e normal para ambos os caracteres?

11- (UFRN) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto acima refere-se aos caracteres:

a) hereditários

b) dominantes

c) genotípicos

d) adquiridos

e) recessivos

12- (PUCC-SP) O cariótipo está relacionado com:

a) número de cromossomos

b) forma dos cromossomos

c) tamanho dos cromossomos

d) todas alternativas anteriores

e) nda

13- (UNESP) Em organismos diplóides sexuados, cada par de cromossomos é formado por um cromossomo de origem paterna e um de origem materna. Qual a probabilidade de os espermatozóides conterem apenas os cromossomos de origem materna em um organismo com quatro pares de cromossomos?

a) 1/2

b) 1/4

c) 1/8

d) 1/16

e) 1/32

14- (UFSCAR) Relativamente à primeira lei de Mendel, só não é correto dizer que:

a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.

b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas

c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas

d) cada gameta é puro, isto é, só contém um alelo de cada par de genes

e) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas.

15- (UFSCAR) O que é fenótipo?

a) é o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente

b) influi no genótipo, transmitindo a este as suas características

c) é o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo

d) é o conjunto de características de um indivíduo

e) é o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

16- (Sta. Casa-SP) Dos conhecimentos abaixo, o único que Mendel possuía quando realizou as experiências que deram origem à genética era:

a) a relação genes-cromossomos

b) a existência de cromossomos no núcleo celular

c) o processo de reprodução dos vegetais

d) a natureza química dos genes

e) o processo da meiose

17- (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que possuem cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples. De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:

a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes

b) alelos, recessivos, alelos, homólogos

c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos

d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos

e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes

18- (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto

b) heterozigoto

c) heterogamético

d) homozigoto

e) haplóide

19- (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:



Cruzamento      Resultado
I x aa     100% púrpura
II x aa    50% púrpura; 50% amarelo
III x aa   100% amarelo
IV x Aa  75% púrpura; 25% amarelo
20- (Taubaté) O albinismo nas plantas, ou seja, a incapacidade de sintetizar clorofila, é um caráter recessivo em muitas espécies. Uma planta de fumo heterozigota para albinismo é autofecundada, e 600 de suas sementes são postas para germinar. Quantas teoricamente, levarão a plantas albinas? Quantas, teoricamente, terão o genótipo parental?

a) 150; 300

b) 150; 450

c) 300; 300

d) 150; 150

e) 450; 150

21- (CESESP-PE) A Marabilis jalapa, uma flor vulgarmente conhecida por "maravilha", apresenta plantas com flores vermelhas e plantas com flores brancas. Cruzadas entre si, a geração F1 dará flores de coloração rósea. Intercruzando-se elementos dessa geração, na geração F2 aparecerão flores brancas, rosadas, e vermelhas, na proporção de 1:2:1, respectivamente. De acordo com o enunciado, você pode concluir que se trata de um caso de:

a) polimeria

b) interação gênica

c) pleiotropia

d) recessividade

e) co-dominância

22- (Med. Catanduva) Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica:

a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco

b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco

c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos

d) 25% brancos e 75% pretos

e) 25% brancos e 75% azuis

Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II

b) II e III

c) II e IV

d) I e IV

e) III e IV

23- (FEI-SP) Num cromossomo, os genes m e n mantêm uma distância de 14 unidades. Em que porcentagem segregam os gametas do genótipo MN/mn?

24- (UMC-SP) Um indivíduo de genótipo desconhecido foi cruzado com o birecessivo mn/mn e produziu os seguintes descendentes: 4% MN/mn; 46% Mn/mn; 46% mN/mn; 4% mn/mn
Pergunta-se:

a) Qual o genótipo do indivíduo? Ele é cis ou trans?

b) Que tipos de gametas formou e em que procentagem?

c) Quais desses gametas são parentais e quais são recombinantes?

d) Qual é a distância dos loci m e n no mapa gênico?

25- (Unicamp-SP) Um organismo homozigoto para os genes ABCD, todos localizados num mesmo cromossomo, é cruzado com outro que é homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados:

- não ocorreu permuta entre os genes A e C

- ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D

- ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a seqüência mais provável desse 4 genes no cromossomo, a partir do gene A.


b) Justifique sua resposta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.