segunda-feira, 17 de junho de 2013

Revisao final para a prova de junho. 3º ano do EM do Cecília.


Atividade completa. Bom estudo!!!

1. (G1) Do que depende o ciclo da água?

2. (G1) Qual a contribuição dos animais e dos vegetais para o ciclo da água?


3. (G2) De que maneira a água existente nos organismos vivos é eliminada para o meio ambiente?

4. (Ufrn) O ciclo da água pode ser afetado em função de fatores decorrentes da atividade humana.
De que maneira o aumento crescente de pavimentação de ruas e estradas, do teor de CO‚ na atmosfera e da poluição particulada (poeira) interfere nesse ciclo?
(Considere cada fator isoladamente.)

5. (Fuvest) As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio.
a) Que organismos são capazes de fixar esses elementos?
b) Por meio de que processo celular se dá a fixação do carbono?

6. (Unicamp) O nitrogênio é essencial à vida e, embora aproximadamente 79% da atmosfera terrestre seja nitrogênio gasoso (N‚), apenas poucas bactérias e algas são capazes de utilizá-lo nessa forma.
a) Sob que forma o nitrogênio é obtido por plantas e animais?
b) Para que os seres vivos utilizam o nitrogênio?

7. (Unicamp) Pesquisadores têm encontrado altas concentrações de DDT, um inseticida não-biodegradável que se acumula no meio ambiente, em tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares onde ele nunca foi usado. Utilizando seus conhecimentos de ecologia, explique como esse fato pode ocorrer.

8. (Ufrn)                        A MORTE NÃO É O FIM !!!

Justifique essa declaração, considerando a interação entre os seres exemplificados a seguir:

a) cadáveres, abutres e bactérias do solo

b) conchas de moluscos e caranguejo-eremita

9. (Fuvest) Dentre várias formas de interferência do homem moderno no ambiente natural podem ser citados o efeito-estufa e a destruição da camada de ozônio. Escolha um desses dois fenômenos e explique:
a) como ele é provocado;
b) uma das conseqüências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade.

10. (G1) Por que o gás carbônico pode se tornar um poluente nas grandes cidades?

11. (G1) Os vegetais, como todos os seres vivos, sofrem os efeitos da poluição.
a) O que você entende por poluição?
b) Quais os cuidados que devemos tomar para evitar a poluição?

12. (G2) O que se entende por "chuva ácida"? Cite, pelo menos duas conseqüências desse fenômeno.

13. (G2) Uma área perto de um lago foi transformada pela prática da agricultura. Grandes quantidades de nitratos e fosfatos utilizados como fertilizantes foram lançadas nas águas pelas chuvas. Depois de algum tempo, ocorreu séria mortandade de peixes. Relacione essa mortandade com a adição dos nutrientes às águas?

14. (G1) Como o solo pode ser contaminado?

15. (Unicamp) "FAÇA DO LIXO UM ADUBO: Folhas mortas, casca de frutas, restos de alimentos quando queimados liberam gases poluentes. [...] Use este material para fazer um fertilizante natural. Consiga um latão, perfure-o nas laterais e vá intercalando este 'lixo úmido' com camadas finas de terra. Coloque em local arejado e mantenha sempre úmido, mas não demais. Em poucos meses, o material ficará uniforme, escuro, com cheiro de boa terra. Está pronto o adubo orgânico." (informação na Internet:
www.meioambiente.org.br/conversa.htm; "Jornal Urtiga", Associação Ituana de Proteção Ambiental, Itu.)

a) Que processo transforma o lixo em adubo? Explique em que consiste esse processo, indicando os organismos envolvidos.

b) Cite dois produtos desse processo presentes no fertilizante, que são utilizados como fonte de macronutrientes pelas plantas.

16. (Fuvest) Uma semente deixada por um pássaro origina uma planta que se desenvolve em cima de uma árvore. Um investigador faz observações freqüentes acerca do desenvolvimento desta planta e da árvore que a suporta. Após um longo período de coleta de dados, ele conclui que se trata de uma planta epífita e não de uma parasita.
a) Cite duas características que permitiriam ao investigador distinguir essa planta de uma parasita.
b) Qual a vantagem de uma planta epífita se desenvolver em cima de outra planta?

17. (G1) Muitos agricultores plantam juntos o milho e algum tipo de leguminosa, como o feijão. Por que eles fazem isso?

18. (G1) Na simbiose entre as bactérias e os animais ruminantes, quais os benefícios que cada um desses organismos obtêm?

19. (Unesp) Em certas regiões da Floresta Amazônica, o desmatamento era permitido desde que se mantivessem intactas as castanheiras-do-pará.  Pessoas interessadas no terreno para diferentes finalidades desmataram boa parte de uma grande área, deixando intactas as castanheiras existentes no local. Verificou-se que, após o desmatamento, as castanheiras continuavam florescendo, mas não davam frutos.
a) Por que não se formavam frutos?
b) Justifique sua resposta.

20. (Unesp) Os vegetais apresentam, entre outros compostos orgânicos, a celulose, de alto valor energético (calórico). Ruminantes, que são essencialmente herbívoros, não apresentam enzimas para digerir este carboidrato.
a) De que forma os ruminantes conseguem o aproveitamento deste nutriente?
b) Cite um invertebrado que se utiliza do mesmo processo para se alimentar da celulose.

21. (G1) O que são relações ecológicas desarmônicas?
Cite dois tipos, exemplificando cada caso.

22. (Unesp) Em determinada região, o pardal foi introduzido para controlar o aumento populacional de um tipo de lagarta. Ele efetuou tal controle com eficiência, mas, com o tempo, o próprio pardal tornou-se uma praga.
a) Que nome se dá à técnica empregada no exemplo anterior?
b) Por que o pardal tornou-se praga?

23. (Unioeste) O ambiente ecológico inclui tanto fatores bióticos quanto abióticos que interagem entre si. Relativo a este ambiente e à interação entre as espécies que o ocupam, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) Espécies que ocupam o mesmo ambiente harmonicamente devem ocupar nichos ecológicos diferentes.
(02) A competição interespecífica é mais acentuada que a competição intra-específica.
(04) O papel que um organismo desempenha no ecossistema é denominado nicho ecológico.
(08) Dispersão de sementes no pêlo de mamíferos é uma interação harmônica do tipo comensalismo.
(16) Plantas e seus polinizadores específicos representam um tipo de mutualismo.
(32) Enquanto no parasitismo a morte do hospedeiro é imediata, no predatismo a morte da presa, que não é obrigatória, é conseqüência do enfraquecimento de suas funções orgânicas.



24. Qual é localização da Tundra? Que características climáticas apresenta?

                               
25. Que tipo de vegetação predomina na Tundra?

                              
26. Por que a vegetação rasteira é reduzida na Taiga?

                               
27. Qual é a razão do nome Floresta Caducifólia?




GABARITO



1. Evaporação provocada pelo calor do sol e condensação nas camadas superiores da atmosfera.



2. Os animais e vegetais contribuem para o ciclo da água por meio da respiração, da transpiração e da excreção.



3. Nos vegetais a água é eliminada pela transpiração e gutação. Animais eliminam água pela respiração, transpiração, urina e fezes.



4. A pavimentação de ruas e estradas dificulta o escoamento das águas das chuvas, impermeabilizando o solo. Tal fato explica, em parte, as enchentes verificadas nas cidades em épocas chuvosas.

O aumento no teor de CO‚ atmosférico causa o agravamento do "efeito estufa" que pode acarretar o descongelamento de geleiras e das calotas polares com conseqüente aumento do nível do mar e inundação das cidades litorâneas.

A poluição particulada causa a "chuva ácida". Os poluentes liberados pelas indústrias contêm substâncias como o SO‚, SOƒ e NO‚ que, reagindo com o vapor d'água, formam ácido sulfúrico e nítrico na atmosfera. As precipitações ácidas acarretam danos em edificações, à agricultura e problemas respiratórios e cutâneos em seres humanos e animais.



5. a) Os organismos capazes de fixar o elemento carbono são os vegetais clorofilados.

O elemento nitrogênio é fixado pelas bactérias fixadoras que vivem em simbiose nas raízes de vegetais da família das leguminosas e por algumas espécies de cianofíceas (algas azuis).



b) Os vegetais clorofilados fixam o carbono através da fotossíntese.



6. a) As plantas absorvem principalmente nitratos do solo. Animais obtém nitrogênio através da alimentação.

b) Produção de aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.



7. O DDT normalmente é utilizado em ecossistemas terrestres como defensivo agrícola. As chuvas carregam esse agrotóxico não-biodegradável, que tem efeito cumulativo, para os rios que desembocam nos estuários. O agrotóxico é então incorporado à teia alimentar marinha através do plâncton que serve de alimento aos peixes. Estes, num deslocamento migratório, chegam ao pólo norte onde são devorados pelas focas e leões-marinhos.

Como focas e leões-marinhos estão no final da teia alimentar apresentam maior concentração de DDT em seus tecidos.



8. a) Abutres são aves de rapina que se alimentam de cadáveres. As bactérias do solo decompõem os corpos que não serviram de alimento às aves rapinantes.



b) Caranguejos-eremita utilizam conchas de moluscos abandonadas como abrigo e proteção.



9. a) efeito estufa - CO‚ e outros gases acumulados na atmosfera, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis.

b) aumento da temperatura média do planeta.



10. Em excesso na atmosfera retém o calor dos raios solares, aumentando a temperatura (efeito estufa).



11. a) Acúmulo de resíduos produzidos pela atividade humana no ar, na água e no solo.

b) Acondicionamento e tratamento do lixo, catalisadores e equipamentos que evitem fumaça, construção de emissários para esgotos.



12. Reação de óxidos de enxofre e nitrogênio, liberados pelas chaminés das indústrias poluidoras, com a água na atmosfera produzindo ácido sulfúrico, sulfuroso e nítrico.

Como conseqüências podem-se citar prejuízos à saúde dos olhos, pele e sistema respiratório humanos e danos às edificações como estátuas de mármore.



13. Aumento nas populações de algas que consomem os sais minerais e o oxigênio da água na respiração. Cobrem a superfície do lago impedindo a luz de atingir a vegetação submersa que morre, juntamente com peixes e outros consumidores.



14. Lixo depositado em lugares inadequados, esgotos lançado em valas descobertas, detritos industriais e excrementos de animais que às vezes ficam expostos ao solo.



15. a) Decomposição. Nesse processo, bactérias e fungos transformam substâncias orgânicas em inorgânicas, que podem ser reutilizadas.



b) Fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.



16. a) A planta não apresenta haustórios (raízes sugadoras) e apresenta nas raízes uma epiderme pluriestratificada denominada velame, cuja função é aumentar absorção de água e nutrientes provenientes das chuvas que escorrem pelos troncos das plantas suporte.



b) Crescendo sobre outras plantas, as epífitas aproveitam melhor a luminosidade e conseqüentemente aumentam a taxa de fotossíntese.



17. Para que o solo torne-se mais fértil, através do processo de adubação verde. As leguminosas possuem nódulos nas suas raízes ricos em bactérias capazes de utilizar o nitrogênio atmosférico, transformando-o em nitratos que podem ser absorvidos pelos vegetais.



18. As bactérias digerem a celulose para obter energia. Os produtos dessa digestão (glicose) são aproveitados pelos ruminantes.



19. a) As flores das castanheiras não foram polinizadas.

b) O desmatamento teria eliminado os agentes polinizadores da castanheira, como insetos e pássaros.



20. a) Ruminantes possuem na pança bactérias capazes de secretar a celulase, enzima que acelera a digestão da celulose ingerida por estes herbívoros.



b) Cupins possuem protozoários flagelados no intestino. Estes seres unicelulares digerem a celulose da madeira ingerida pelos cupins.



21. São interações entre dois organismos, da mesma espécie ou não, onde pelo menos um é prejudicado.



Exemplos:

Predatismoë gavião e cobra

Parasitismoë lombriga e homem



22. a) Controle biológico.



b) Pardais são aves onívoras, ou seja, apresentam alimentação diversificada sendo consumidores de primeira e de segunda ordem. Comem as lagartas e outros insetos úteis (polinizadores) e também a própria vegetação.



23. V F V V V F




24. Círculo Polar Ártico. Pouca energia solar e pouca precipitação.
25. Liquens e musgos.
26. Dificuldade de iluminação devido à cobertura feita pelas coníferas.
27. Perda de folhas no outono.

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Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.