segunda-feira, 17 de junho de 2013

Revisão para o 1º ano EM do Cecília




1. (G1) Qual a composição química da membrana plasmática?

2. (G1) Cite duas propriedades da membrana plasmática que reveste as células dos seres vivos.


3. (Unicamp) A seguir estão representados três modelos de biomembranas:
a) A que constituintes da membrana se referem as letras a, b e c?
b) Qual dos modelos é atualmente aceito para explicar a estrutura das biomembranas?
c) Qual a característica do modelo escolhido que lhe confere vantagem do ponto de vista de transporte através da biomembrana?



4. (Fuvest) As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em conseqüência da proliferação de microorganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essas frutas.

a) Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.

b) Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico.

5. (Udesc) A figura a seguir representa uma hemácia (A) que sofre alterações quando mergulhada em um meio hipertônico (1), ou quando mergulhada em um meio hipotônico (2).


Com base nessas informações, RESPONDA:
a) Se uma dose de solução salina, com concentração muito superior à do sangue, for injetada em um cão, qual dos fenômenos, anteriormente representados, pode ocorrer em suas hemácias? JUSTIFIQUE sua resposta.
b) É correto afirmar que houve, tanto em (1) como em (2), o fenômeno da osmose? JUSTIFIQUE sua resposta.

6. (Ufjf) Todas as células são envolvidas por uma membrana plasmática que controla a entrada e a saída de substâncias. A organização estrutural e funcional da camada fosfolipídica e a presença de proteínas de transporte conferem à membrana plasmática a capacidade de ser permeável apenas a algumas substâncias. Analise e responda as questões a seguir sobre os processos de troca de substâncias entre as células e o meio externo.

a) O salgamento dos alimentos é um recurso que evita a sua putrefação, sendo, por isso, utilizado na preservação de diversos tipos de carnes. Explique porque o sal ajuda na preservação desse alimento.
b) A célula vegetal não sofre plasmoptise, ou seja, ela não se rompe ao ser colocada numa solução hipotônica. Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.
c) A figura que se segue apresenta vários tipos de transporte, que permitem a passagem da glicose, através da célula intestinal, da luz do intestino até o sangue. Com base nesta figura, explique a participação da bomba de sódio e potássio no mecanismo de transporte da glicose, da luz do intestino até os vasos sangüíneos.



7. (Ufrj) Na membrana citoplasmática existe uma proteína que faz o transporte ativo (com gasto de ATP) de Na® para fora da célula.
Outro tipo de proteína da membrana funciona como uma espécie de portão que pode abrir ou fechar, permitindo ou não a passagem do Na®. Com o portão fechado, o Na® acumula-se do lado de fora da célula, o que aumenta a pressão osmótica externa, compensando a grande concentração de soluto orgânico no citoplasma. Isso evita a entrada excessiva de água por osmose.

a) Que estrutura celular torna menos importante essa função de equilíbrio osmótico do Na® nas células vegetais? Justifique sua resposta.

b) Entre as duas proteínas descritas, qual delas permite o movimento do Na® a favor do seu gradiente de concentração? Justifique.

8. (Ufrj) A consistência firme (turgor) dos olhos dos vertebrados aquáticos é conseqüência da pressão do fluido em seu interior. A estabilidade do turgor dos olhos dos tubarões, por exemplo, se deve à elevada concentração de sais de uréia no sangue e no interior dos olhos.

Explique de que maneira essa alta concentração de sais contribui para o turgor dos olhos dos tubarões.

9. (Ufv) Considere a morte dos protozoários de água doce após terem sido colocados, por engano, em tanques de água salgada.

a) Como poderia ser explicada a morte dos protozoários, tendo em vista apenas os movimentos do solvente ou dos solutos?

b) Cite duas funções dos vacúolos pulsáteis em protozoários de água doce.

10. (G1) Complete as frases adiante:

1) O retículo endoplasmático _________ possui ribossomos e produz _____________ além de realizar também o _______________e transporte de substâncias nas células.

2) O retículo endoplasmático __________ não possui ____________ e produz os ___________ que entram na composição dos hormônios sexuais.

11. (Unicamp) A célula esquematizada a seguir apresenta uma série de peculiaridades que caracterizam a sua função principal. Considerando a distribuição e arranjo de suas organelas, qual seria essa função? Aponte três características constantes do esquema que poderiam justificar sua resposta.



12. (Fuvest) O fungo 'Saccharomyces cerevisiae' (fermento de padaria) é um anaeróbico facultativo. Quando cresce na ausência de oxigênio, consome muito mais glicose do que quando cresce na presença de oxigênio.
Por que existe essa diferença no consumo de glicose?

13. (Fuvest) Considere três tipos de células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido adiposo e espermatozóides.
a) Em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de organela citoplasmática essa célula terá em número maior do que as demais?
b) Qual das três células excretará mais gás carbônico?

14. (G1) Explique como é fabricado o vinho.

15. (G1) Qual é a importância dos cloroplastos observados no citoplasma das células vegetais?

16. (Unicamp) Compare fotossíntese com respiração em relação aos seguintes aspectos:
a) Período do dia em que ocorrem.
b) Substâncias consumidas.
c) Substâncias produzidas.

17. (Unicamp) Por muitos anos pensou-se erroneamente que o oxigênio produzido na fotossíntese viesse do CO‚, absorvido pelas plantas.
a) De que substância se origina o O‚, liberado no processo fotossintético?
b) Indique a equação geral da fotossíntese para os vegetais clorofilados.
c) Qual o destino do O‚ produzido?
d) Qual a função da clorofila na fotossíntese?

18. (G1) Qual o pigmento encontrado nos vegetais que é responsável pela absorção de luz para o processo de fotossíntese? Qual é o organóide celular responsável pela sua produção?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufc) Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

19. A MITOCÔNDRIA, que é uma das mais importantes organelas celulares, possui DNA, RNA e ribossomos, o que a torna apta à síntese protéica. Dentre as alternativas a seguir, assinale as que exemplificam outros processos que ocorrem na mitocôndria.
(01) Ciclo de Krebs.
(02) Intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio.
(04) Glicólise.
(08) Fosforilação oxidativa.
(16) Regulação osmótica da célula.

Soma (          )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufba) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

20. Foi Louis Pasteur quem observou, pela primeira vez, na década de 1860, que, quando o oxigênio é introduzido em uma suspensão de células que estão consumindo glicose em alta velocidade, em anaerobiose, essa velocidade diminui significativamente, à medida que o oxigênio passa a ser consumido. Ao mesmo tempo, cessa o acúmulo de lactato.
O "efeito Pasteur", descrito anteriormente, se relaciona a aspectos da fisiologia e da estrutura celular, tais como:
(01) A utilização da glicose para obtenção de energia em células aeróbicas facultativas.
(02) A exigência de organelas celulares especializadas para o metabolismo anaeróbico da glicose.
(04) A síntese de lactato como produto final do metabolismo energético mais rentável.
(08) O consumo do oxigênio no processo de degradação completa da molécula de glicose.
(16) A dependência de membranas celulares para síntese de ATP, no processo aeróbico de produção de energia.
(32) O bloqueio da glicólise pela presença de oxigênio nas células aeróbicas.
(64) A relação entre o mecanismo bioenergético utilizado e a quantidade de glicose consumida.

Soma (          )

21. (Ufpe) Considerando os diferentes processos de passagem através da membrana plasmática, analise as proposições seguintes.

(     ) Fagocitose é um tipo de endocito onde ocorre o englobamento de partículas sólidas. Nos protozoários, serve para obtenção de alimentos; em nosso organismo, está envolvida nos mecanismos de defesa.
(     ) Transporte ativo utiliza proteínas presentes nas membranas que agem como transportadoras de moléculas, tais como a glicose.
(     ) Osmose é a passagem de moléculas de água através da membrana, do meio mais concentrado para o menos concentrado, garantindo, assim, o equilíbrio osmótico entre diferentes compartimentos do organismo.
(     ) Difusão facilitada envolve um sistema enzimático complexo que necessita de gasto de energia, pois atua contra um gradiente de concentração.
(     ) Exocitose permite que substâncias inúteis à célula sejam eliminadas com o auxílio dos centríolos.

22. (Ufpe) Sobre as organelas celulares, podemos afirmar que:
(     ) o retículo endoplasmático está relacionado com a produção de proteínas e lipídios.
(     ) os lisossomos são bolsas cheias de dímeros de reserva.
(     ) no ribossomo, organela formada por duas subunidades de tamanhos diferentes, ocorre a síntese dos lipídios.
(     ) no aparelho de Golgi das células acinosas do pâncreas, formam-se os precursores dos hormônios pancreáticos.
(     ) na mitocôndria ocorre o ciclo de Krebs.

23. (Unioeste) Com relação à energética da célula, é correto afirmar que

(01) uma célula muscular passa a transformar ácido pirúvico em ácido láctico em condições anaeróbicas.
(02) o processo que permite as células retirar a energia acumulada nos compostos orgânicos é a respiração celular.
(04) tanto o processo de respiração aeróbica como a fermentação ocorre em três etapas: glicose, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
(08) lipídios e proteínas não são utilizados como combustíveis pela célula, mesmo na ausência de glicose.
(16) a partir de 2 moléculas de glicose são produzidas 6 moléculas de piruvato e 12 moléculas de ATP.
(32) a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem no interior das mitocôndrias.

24. (Uepg) Sobre o processo da fotossíntese, assinale o que for correto.
(01) Como se trata de um processo ectotérmico, ou seja, que consome energia, o processo somente ocorre em presença de luz, absorvida pelo pigmento clorofila, obrigatória para que a fotossíntese ocorra.
(02) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da molécula de gás carbônico.
(04) Trata-se de um processo de fabricação de açúcar no interior das células vegetais, mais especificamente nos orgânulos conhecidos como cloroplastos. Como matéria-prima, os organismos clorofilados utilizam gás carbônico e água, e como produto, fabricam glicose e oxigênio.
(08) Os organismos clorofilados transformam a energia luminosa disponível em energia química, que fica armazenada nas moléculas de açúcar produzidas. Essas moléculas são utilizadas na respiração de praticamente todos os seres vivos, clorofilados ou não.

25. (Uepg) Sobre o processo da fotossíntese, assinale o que for correto.

(01) Em condições de alta luminosidade, os cloroplastos tendem a formar grandes quantidades de açúcares.
(02) Em condições de baixa luminosidade, os cloroplastos tendem a produzir grandes quantidades de aminoácidos.
(04) Temperaturas superiores a 45°C estimulam o aumento da taxa de fotossíntese em plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e concentração de gás carbônico.
(08) No ambiente natural, em condições ideais de luminosidade e temperatura, o CO‚ é fator limitante do processo de fotossíntese.
(16) Luzes de cores diferentes, com diferentes comprimentos de onda, influem igualmente no processo fotossintético.




GABARITO

1. Sua composição química básica é: fosfolipídios e proteínas.

2. A membrana plasmática regula as trocas entre as células e o meio; é capaz de se regenerar quando sofre pequenas lesões.

3. a) a - fosfolipídios, b - proteínas e c - glicocálix
b) Modelo I
c) Possui canais fisiológicos e dinâmicos que explicam o transporte de substâncias através da biomembrana.

4. a) Decompositores como bactéria e fungos não conseguem sobreviver em meio hipertônico, pois perdem água, por osmose, passivamente, através da membrana plasmática.

b) O salgamento utilizado, por exemplo, na produção de carne-seca e de peixes como o bacalhau.

5. a) Fenômeno 1, pois as hemácias perderam água por osmose.
b) Sim, porque nos dois casos houve transporte passivo de água através da membrana plasmática das hemácias.

6. a) O sal torna o meio externo hipertônico. Isso faz com que os microrganismos responsáveis pela putrefação morram por desidratação. Por isso, o salgamento conserva a carne.
b) Sim, pois as células vegetais possuem uma parede celular constituída de celulose que confere grande resistência.
c) Se a bomba de sódio e potássio não diminuir a concentração de sódio intracelular, não haverá a formação do gradiente Na® que determina sua entrada na célula e conseqüente o co-transporte de glicose.

7. a) A parede celular de celulose. A elasticidade da celulose faz com que ela, quando distendida pela entrada de água, exerça uma pressão no sentido contrário, bombeando a água para fora - pressão de turgência. Quando essa pressão iguala a pressão osmótica, a água pára de entrar.

b) A proteína do portão de Na®. Como o Na® acumula-se do lado extra-celular, a abertura desse portão permite a difusão do Na® para o compartimento intracelular.

8. A alta concentração intra-ocular de sais de uréia aumenta a pressão osmótica do globo ocular, aproximando-a daquela da água do mar. A forma se mantém estável porque os dois meios se tornam aproximadamente isotônicos.

9. a) Em meio hipertônico os protozoários perdem água passivamente por osmose, desidratam e morrem.

b) Osmorregulação e eliminação de excretas dissolvidas na água.

10. 1) rugoso ou granular, proteínas, armazenamento
2) liso ou agranular, ribossomos, lipídios (esteróides)

11. Armazenamento e secreção, pois apresenta o Retículo endoplasmático rugoso para a síntese protéica e Complexo de Golgi bem desenvolvidos, além de muitas mitocôndrias responsáveis pelo fornecimento de energia para o trabalho celular.

12. Na ausência de oxigênio ocorre apenas a fermentação, processo que tem rendimento energético de 2 ATP por mol de glicose. Na presença de oxigênio ocorrem os dois processos, fermentação e respiração, neste último o rendimento é de 38 ATP por mol de glicose.

13. a) Espermatozóide. Esta célula deverá conter maior número de mitocôndrias.

b) Espermatozóide, pois necessita de muita energia, conseqüentemente tem maior taxa respiratória e excreta mais gás carbônico.

14. A partir da fermentação da glicose do suco de uva. A reação realizada por bactérias produz gás carbônico e álcool etílico, liberando energia.

15. Os cloroplastos são responsáveis pela produção de matéria orgânica através do processo de fotossíntese.

16. a) Respiração de dia e de noite, Fotossíntese durante o período iluminado do dia.
b) Oxigênio na respiração e gás carbônico na fotossíntese.
c) Gás carbônico na respiração e oxigênio na fotossíntese.

17. a) Água.

b) Equação geral da fotossíntese:
12H‚O + 6CO‚ + Luz ë C†H‚O† + 6H‚O + 6O‚

c) É utilizado na respiração celular aeróbica e o excedente eliminado pelas estruturas fotossintetizantes do vegetal.

d) Absorção de luz e conversão da energia luminosa em energia química.

18. Pigmentoë clorofila
Organóideë cloroplasto

19. 01 + 08 = 09

20. 01 + 02 + 08 + 16 + 64 = 91

21. V F F F F

22. V F F F V

23. V V F F F F

24. 4 + 8 = 12

25. 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.