segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aumenta consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, segundo a OMS. E eu com isso?

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre álcool, divulgado hoje (11), mostra o Brasil entre os países com aumento do uso excessivo de bebida alcoólica, que pode levar à consequências graves, como lesões e risco de acidentes.

A OMS considera consumo abusivo quem bebe 60 gramas ou mais de álcool puro, pelo menos uma vez por semana. De acordo com levantamento da OMS, em 2003, dos brasileiros que bebiam, 32,4% dos homens e 10,1% das mulheres abusaram da bebida alcoólica. Nos dois sexos, a faixa etária analisada é a partir de 15 anos.

No mundo, 11,5% dos consumidores de álcool bebem em excesso em situações semanais. A proporção é de quatro homens para uma mulher. “Homens praticam constantemente um consumo de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres em todas as regiões [do mundo]”, diz o relatório.

De acordo com o documento, o consumo de álcool puro no Brasil foi de 6,2 litros por pessoa, em 2005. A média mundial, no mesmo ano, foi de 6,13 litros de álcool per capita. A cerveja é a bebida mais consumida pelos brasileiros, seguida por destilados e vinhos.

....
Pelo menos 2,5 milhões de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, por causa do consumo inadequado de álcool, segundo o estudo da OMS, que avaliou a ingestão de álcool em 100 países.

No ano passado, uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que aumentou de 16,2% para 18,9% o percentual de brasileiros que declararam ter abusado do álcool, entre 2006 e 2009.
Fonte: Agência Brasil.

Esses dados parecem frios, longe de nossas vidas. Mas infelizmente não são.

Esses dados são alarmantes, mas ainda não refletem a realidade, ao menos aqui, em Tobias Barreto. A idade de consumo dessas drogas "lícitas" diminui a cada dia.

Porem, por que isso ocorre?

Não sou especialista nem tão pouco estudioso do assunto, mas percebo, pela convivência com muitos desses jovens que o que lhes falta é opção para fazer outra coisa.

Na ausência de algo melhor para fazer, eles passam a curtir os pontos atrativos de nossa Tobias Barreto: o bar de Valter, o bar de Zé batateiro; O bar do Chiclete; o bar daqui e o bar dali. Bares, esse são os pontos de diversões da juventude. Isso é um crime!!!!!

Quais as consequências desse consumo de bebidas alcoólicas tão cedo?

Perda de neurônio; deformação do físico, da beleza e da saúde; aumento da chances de ficar viciado; Perda da auto estima; depressão; irritabilidade e o principal, perda da capacidade de interagir com os outros sem precisar fazer de nenhum aditivo químico.

Pratique esporte; seja bom em algo; descubras seu talento; Pratique eco turismo; se aventure. O mundo é maior do que a avenida 07 de Junho. Existem mais coisas alem dos bares que nossos olhos enxergam.

Viva sua vida, sem que as bebidas consumam seus dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biologia, a ciência da vida.

Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Pensamento Indigenista.